Se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem concorrendo a um lugar no mercado de trabalho, qual delas se sairá melhor? A que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas.
Tão importante quanto ser especialista no que se faz é ter
uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas
ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em
determinadas situações, podem ocasionar ‘prejuízos’ graves. Afinal, para
iniciar um bom trabalho, nada como começar com uma boa impressão, e para isso,
a etiqueta empresarial é essencial.
A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se
agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa
apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se
vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A
mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve
transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função
adequadamente.
A coordenadora do cursos de Secretariado Executivo Bilíngüe
da Metodista, Ana Maria Santana Martins, defende que todo profissional bem-sucedido
sabe que é indispensável estar preparado para as mais diversas situações do
convívio social. “É a inauguração de uma unidade de trabalho, o almoço de
negócios, jantares, viagens e inúmeras outras possibilidades que podem se
transformar em oportunidade e conseqüente sucessoprofissional ou um
vexame, por não saber como se comportar adequadamente diante dessas situações”,
revelou a professora.
Os especialistas costumam dizer que se duas pessoas de igual
capacitação técnica estiverem competindo por um lugar no mercado de trabalho,
terá mais chances de sucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as
pessoas. O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no
mundo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam o trato com clientes,
ajudam os profissionais a se portarem com confiança e naturalidade em qualquer
circunstância da vida profissional, melhorando o relacionamento entre
colegas ou entre chefes e subordinados da mesma empresa.
“As pessoas que não dominam a etiqueta profissional,
na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes que cometem, denunciando sua
falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a
imagem da empresa onde trabalham”, contou a professora Ana Maria. “O mundo de
hoje é das pessoas que fazem acontecer, daquelas que se comprometem, se engajam
em causas justas, dos que têm vontade de aprender e de serem cada vez
melhores.”
- Pontualidade é ponto de honra;
- Roupas discretas, sem modismos;
- Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica;
- Tenha sempre cartões profissionais disponíveis;
- Porta aberta não significa "entre";
- Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele;
- Ao conversar olhe nos olhos;
- Aprenda a ouvir;
- Não se distraia durante a conversa;
- Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.
Acesso em 05/06/2013