quinta-feira, 10 de abril de 2014

VALORES ÉTICOS NO AMBIENTE DE TRABALHO



Os valores relacionados ao trabalho são convicções pessoais de cada funcionário sobre quais resultados deve-se esperar do trabalho e como um indivíduo deve se comportar no ambiente profissional. 

Exemplos de resultados que podem ser esperados como frutos do trabalho são: conforto e segurança familiar, auto respeito, reconhecimento social, uma vida interessante entre outros. Possíveis formas de se comportar no ambiente de trabalho incluem: ambição, imaginação, obediência, autocontrole, respeito ao próximo etc. Os valores no trabalho são sentimentos duradouros e crenças que contribuem para sua experiência no trabalho.

Há ainda os valores éticos do indivíduo que dizem respeito a suas convicções sobre o que é certo e o que é errado. Esses valores levam o funcionário a optar por tomar uma ação correta e influenciam suas decisões. Valores éticos são especialmente importantes em situações cujas consequências não são claras, assim, ajudam o individuo a tomar decisões morais. Exemplos de valores éticos são a lealdade e honestidade do indivíduo. Os valores éticos podem ser subdivididos em três categorias (utilitários, direitos, morais e justiça):

- Os valores utilitários dizem que as decisões tomadas devem beneficiar o maior número possível de pessoas.

- Os valores morais indicam que as decisões tomadas devem proteger os direitos fundamentais dos indivíduos afetados pela decisão, como por exemplo, o direito à liberdade, segurança e privacidade.

- Os valores de justiça determinam que as decisões tomadas causem bem e mal para as pessoas envolvidas em proporções igualitárias e imparciais.

De qualquer forma, mesmo havendo os valores éticos, o indivíduo por vezes se depara com dilemas éticos, pois os interesses e necessidades das pessoas envolvidas na decisão são geralmente conflitantes. Os valores éticos são desenvolvidos ao longo do tempo e são influenciados pelos grupos dos quais ele faz parte, como a família, religião, amigos, escola etc.

Nas organizações o código de ética tem objetivo auxiliar nas decisões que envolvam conflitos morais. O código de ética é um conjunto de normas formais e padrões baseados nos valores éticos e nas crenças sobre certo e errado. Porém, a existência de um código de ética só leva a comportamentos éticos se houver governança, ou seja, se ações imorais, antiéticas ou ilegais forem denunciadas.

Seja capaz de abordar os conceitos de ética no mundo corporativo e ressaltar os aspectos do bom trabalho: coerente, responsável e ético.


Nancy Alberto Assad