quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO



A dúvida sobre como se apresentar em uma entrevista de emprego é muito comum entre candidatos ao primeiro emprego e pessoas com pouca experiência (que não participaram ou não foram aprovados em muitos processos). Vou destacar os assuntos mais relevantes para o tema com base em entrevistas, cursos de gestão pessoal e minha visão como administrador.

Sempre que pensarmos em entrevistas de emprego devemos nos preocupar com algumas etapas comuns a todo processo seletivo, nos quais para se ter sucesso é preciso conhecer a empresa onde quer trabalhar e conhecer a si mesmo. As etapas mais comuns são os testes de conhecimento, dinâmicas de grupo e a entrevista.

Teste de conhecimentos

Esses testes visam avaliar os conhecimentos do candidato sobre temas relevantes para o exercício da função. Quanto mais técnico o trabalho a ser realizado, mais exigente será esse teste. Além dos diretamente ligados a função, eles avaliam os conhecimentos em matemática básica, habilidade com informática e lógica. O candidato deve dominar tais assuntos, pois são eliminatórios. Visto que vivemos na era da informação e do conhecimento, esses são conhecimentos mínimos para exercício de qualquer ofício.

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo visam avaliar as competências (Conhecimentos, habilidade e atitudes) do candidato. O candidato deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, trabalho em equipe, liderança, persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal. Além dessas habilidades o candidato deve ter muita criatividade para resolver os problemas propostos. O candidato que quer ter sucesso nas entevistas deve se inteirar sobre esses temas e desenvolver essas habilidades, pois são muito valorizadas pelas organizações.


Entrevista

Esse é o momento de colocar os pingos nos is. É o momento de tirar dúvidas sobre horários de trabalho, remuneração e benefícios. Destacar seu interesse em plano de carreira é de suma importância, caso tenha intenção de permanecer por muito tempo na empresa, a fim de ser lembrado nos momentos de seleção interna.

O entrevistador pode querer saber mais sobre sua formação acadêmica, sua vida pessoal e seus planos para um prazo de 3, 5 e 10 anos. Pode também testar o quanto você conhece a empresa e a função a ser desempenhada.


Que tal participar de 12 workshops online por ano? 

Torne-se um Administrador Premium


Tome o cuidado de não falar demais. Primeiro o entrevistador deve falar e você responder. Depois você terá um espaço para tirar suas dúvidas. Para faciltar o entendimento da entrevista segue algumas perguntas frequentes.

Perguntas mais frequentes

Quais são suas principais qualidade? E seus defeitos?
Porque você quer trabalhar em nossa empresa?
Porque a empresa deve contratá-lo, e não a outro candidato?
Quais são as suas metas à médio e longo prazo?
Fale-me sobre você!
O que você faz nos tempos livres?
Por que você saiu do seu ultimo emprego?(caso haja)

Prepare-se para seleção

De posse das informações anteriores, prepare-se para o processo.
Pesquise sobre a empresa. Descubra qual é sua missão, visão e valores, quais os seus principais concorrentes, seu segmento de atuação e como o seu trabalho vai contribuir para o crescimento da empresa.

Conheça seus pontos fortes a fracos. Se não souber pergunte a amigos e familiares.

Saiba quais as atribuições do cargo que vai ocupar, quais habilidades e conhecimentos deve ter, e caso tenha essas habilidades e conhecimentos, revise-os, caso contrário procure desenvolver o que lhe falta.

Toda essa preparação, no sentido de conhecer a si mesmo e a empresa em que deseja trabalhar, vai contribuir para seu sucesso em cada etapa do processo. Você vai se sair cada vez melhor, quanto mais entrevistas participar e conhecer o processo.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."




http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego/85041/