segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O COLEGA QUE NÃO É TÃO COLEGA





Costumo dizer que o melhor dos mundos seria trabalhar em um ambiente em que todos os colegas são respeitosos, legais e trabalham pelo bem comum. Mas no mundo real, infelizmente, nem sempre é assim que funciona. 


Prestar atenção em alguns sinais pode contribuir para o convívio diário e poupa-lo de alguns prejuízos e aborrecimentos. O que não significa dizer que você não construirá amizades verdadeiras no ambiente de trabalho, mas é importante saber em quem confiar: 

Tenha muita cautela ao adicionar colegas de trabalho em suas redes sociais. Às vezes um simples comentário ou post pode criar proporções gigantescas no trabalho. Uma ex-aluna, certa vez comentou que fez um "desabafo" no facebook a respeito da gestão na empresa em que atuava. Segundo ela, foi algo muito subjetivo. Mas foi o suficiente para que uma “colega” de trabalho queimasse seu filme com a chefe. Resultado: o clima ficou péssimo entre a Secretária e a chefia. 

Algumas pessoas vão se aproximar de você apenas por interesse. Seja para obter informações, privilégios ou para fazer especulações sobre a vida do chefe. Outras pessoas simplesmente vão convida-lo para almoçar para saber “as novidades da empresa”. Até porque uma das atribuições do profissional de Secretariado é trabalhar com informações de toda natureza. E isso desperta o interesse dos curiosos e dos fofoqueiros de plantão. 

Por falar em fofoqueiros, tenha cuidado com esse tipo de pessoa. Gosto de fazer a seguinte reflexão: “Se fala de todo mundo por que não falaria de mim?”. Fuja de pessoas com esse perfil. Não vai pegar nada bem um Secretário Executivo com fama de fofoqueiro, afinal, diga-me com andas que direis quem tu és. 

Tenha o pé atrás com aquela pessoa que vive especulando sua vida. Onde mora, carro que possui, quanto gastou na compra do vestido, quanto gastou na festa do filho, para onde vai nas férias. Claro que ter curiosidade sobre um aspecto ou outro é da natureza humana, mas algumas pessoas simplesmente querem bisbilhotar por pura inveja. 

Sabe aquela pessoa que não consegue comemorar o sucesso ou a realização de um projeto do colega porque tudo dela é melhor ou mais importante? Pessoas com esse perfil, além de serem desagradáveis, não têm muito a acrescentar, visto que ela por si só basta. 

Os aspectos acima não significam que todas as pessoas que possuem este tipo de comportamento são ervas daninhas. As vezes pode significar falta de noção ou de educação. De qualquer forma, não custa nada prevenir.

Particularmente escolho o time daqueles que contagiam e não contaminam. A vida fica muito mais leve!