quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO



Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, disputado e instável em alguns setores, os profissionais são atraídos para carreiras públicas com o objetivo de garantir estabilidade, jornadas de trabalho reduzidas, qualidade de vida, salários atrativos e o benefício da aposentadoria integral.

Antes, no entanto, de iniciar ou migrar para o setor público, deve-se estar convencido e consciente de que essa troca e/ou escolha vale a pena. Afinal, as decisões da carreira pública são mais demoradas e a tão sonhada segurança pode gerar acomodação e desmotivação ao longo do tempo, dificultando, no futuro, uma possível retomada para o mercado corporativo.

Ao ingressar na carreira pública, é fundamental que o profissional continue a investir e gerenciar sua carreia, realizando cursos para atualizações, capacitações e se mantendo informado sobre o mercado. Assim como  ocorre no mercado coorporativo, o serviço público também está se aperfeiçoando e investindo em seus recursos humanos. Estão sendo utilizadas ferramentas de avaliação de desempenho para medir performances e resultados, o que estimula os profissionais a progredir e estabelecer um plano de carreira interno.

É certo de que há diferenças entre esses dois mundos, fatores prós e contras para ambas as carreiras. O importante é realizar uma reflexão sobre o seu perfil profissional e pessoal para que sua escolha seja feita e seu sucesso seja garantido. (Jornal da Tarde – 05/10/09)

Melina Graf é Gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos.