domingo, 10 de maio de 2015

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO?





A comunicação no ambiente corporativo é tão imprescindível quanto aquela praticada perante o público-alvo ou os clientes de uma marca. Afinal, transmitir mensagens claras e objetivas, por meio de canais viáveis, e assegurar que elas sejam compreendidas pelos funcionários só tendem a enriquecer o trabalho e garantir bons resultados.

Engana-se, porém, quem pensa que a comunicação interna pressupõe grandes investimentos em ferramentas complexas e sofisticadas. A simples mudança de hábito, na própria convivência, já é capaz de alterar rotinas, minimizar erros de interpretação e melhorar o clima organizacional. Os colaboradores precisam ter consciência de que podem – e devem – interagir com colegas de equipe e gestores em prol de impulsionar os indicadores de uma empresa por meio do aumento de produtividade. Medidas simples, com pouco ou nenhum investimento, também podem ajudar:

Incentive a cultura de compartilhamento

Você, como gestor, deve estimular a troca como uma das atividades da comunicação no ambiente corporativo. Incentive os funcionários a compartilharem boas práticas e informações úteis à empresa e ao desenvolvimento profissional. Nesse contexto, escolha os melhores canais de disseminação de acordo com a cultura de sua empresa – seja por meio de redes sociais corporativas, e-mails, jornal-mural, painel informativo, etc. Pense em ferramentas com as quais os seus colaboradores estejam habituados. Afinal, criar um impeditivo em um cenário de mudança não tende a ajudar em nada.

Troque mensagens instantâneas

A comunicação entre líder e liderado deve ser privilegiada no ambiente corporativo. Gestores devem mostrar-se disponíveis às equipes para que os funcionários sintam-se motivados a interagir mais e, consequentemente, aumentarem a produtividade. Para isso, adotar o uso de plataformas que permitam a troca de mensagens instantâneas e chat de vídeos, como o Google Hangout, pode ser uma boa alternativa para aproximar gestores de seus funcionários e torná-los mais acessíveis. Se a sua empresa utiliza o Gmail como plataforma de correio eletrônico, que tal experimentar a ferramenta?

Utilize agendas online compartilhadas

Uma maneira de fazer com que os funcionários tenham conhecimento das atividades realizadas pelos gestores, ou então de saber onde localizá-los em situações de emergência, é fazer com que a agenda de trabalho deles se tornem mais acessíveis. Aplicativos como o Google Agenda permitem que outros possam visualizar as tarefas diárias de determinado colaborador, adicionar novas atividades, sugerir edições e deixar comentários, por exemplo. A ferramenta tende a funcionar igualmente bem entre colaboradores de uma mesma equipe que dividem funções.

Faça reuniões enxutas

É claro que a comunicação no ambiente corporativo tem seu ápice nas reuniões realizadas entre funcionários. Porém, esses momentos também podem ser armadilhas para empresas que desejam aprimorar esses processos. Portanto, invista em encontros periódicos e objetivos com seus colaboradores. Estimule-os a falar, mas de maneira breve. Algumas empresas realizam reuniões com os presentes de pé. Assim, evita-se o prolongamento que aconteceria caso todos estivessem sentados confortavelmente. Vá direto ao ponto e sintonize a troca das informações mais relevantes. Dê voz a conteúdos inovadores. Não se esqueça de observar cada integrante – potenciais líderes podem ser notados nessas ocasiões.