sexta-feira, 9 de maio de 2014

QUALIDADES ESSENCIAIS PARA TER SUCESSO NO TRABALHO






Rever a postura, oxigenar alguns hábitos, reciclar alguns conhecimentos, bem como se auto motivar diariamente certamente serão um diferencial!


A seguir, algumas qualidades essenciais para ter sucesso e conquistar a admiração do seu chefe e colegas de trabalho:



1. Evite fazer barulho

Se desejar falar com alguém que está a certa distância, não grite. Vá até ele. ''Locais barulhentos geram os mais altos níveis de stress, além de dor de cabeça e falta de concentração. Bastam três horas nesse tipo de ambiente para sua capacidade de resolver tarefas mentais ficar duas vezes menor'', atesta Regina Picus, diretora da Top Quality, empresa especializada em ética e comportamento profissional.

2. Não faça sempre o que gosta, mas goste sempre do que faz

Sua missão é a grande responsável pela sua realização no trabalho. Se você tem uma e gosta dela, consegue lidar bem com as coisas que fazem parte do trabalho e não a agradam, de acordo com Waldez Ludwig, presidente da consultoria de gestão empresarial VL3 Aprendizagem e autor da vídeo-palestra Como Ter Trabalho num Mundo sem Emprego.

3. Durma o suficiente

''Pesquisas mostram que nem sempre o sono acumulado é compensado numa outra noite, o que põe em risco sua produtividade e seu emprego'', afirma Jorge Matos, consultor e diretor da Dimensão Consultoria e Educação e representante da Thomas International, empresa inglesa especializada em comportamento profissional.

4. Saia de casa pronto para mudar qualquer coisa para melhor

Se, pela manhã, alguém lhe perguntar aonde vai, em vez de responder para o batente, diga: ''Vou fazer algo bem feito''. É saudável para a auto realização e a autoestima'', diz Waldez Ludwig.

5. Aprimore o seu inglês

Aposte em cursos, veja filmes sem legenda, leia livros em inglês. Também não descuide do português - cada traição com a língua mãe abala a sua credibilidade.

7. Seja educado

Fale bom-dia, boa-tarde, obrigada, por favor... Não economize esse tipo de gentileza.

8. Cumpra prazos e respeite horários

No mínimo, em consideração aos outros. Além disso, quanto mais disciplinada você for, mais tempo livre terá. E só falte ao trabalho em último caso: a cultura de arranjar um atestado médico ficou no passado.

9. Se não souber, diga ''não sei''

''Hoje, gerentes ou líderes de setor preferem que você seja sincera e ética a se comportar como a dona da verdade, o que é impossível, não convence ninguém'', afirma Waldez Ludwig.

10. Não seja workaholic

Já parou para pensar que raramente as boas ideias surgem quando você está exausto? Tenha o seu tempo de lazer e descanso. E lembre-se: tire sempre sua hora de almoço. Além de a alimentação ser um combustível, você merece essa pausa. ''Se sobrar tempo para ligar para uma amiga ou apreciar uma vitrine de loja, não hesite em fazer. Muitas vezes, para se concentrar você deve se descontrair'', diz Regina Picus.

11. Aposte no seu aprimoramento profissional

Nunca cometa o erro de pensar que o seu está pronto ou completo. Quanto mais enriquecido com cursos, trabalhos e atividades extracurriculares, melhor para você. ''Ele deve conter também datas e referências recentes'', avalia Jorge Matos. Por isso, não pare de estudar.

12. Seja humilde sem se humilhar

''É uma característica dos talentosos, que sabem pedir perdão ao mesmo tempo em que não deixam ninguém massacrá-los'', ressalta Waldez Ludwig. Se a sua autoconfiança e o seu amor-próprio estão sendo abalados, o diálogo é um bom reparador.

13. leve o problema à chefia junto com uma solução

''Seu superior vai perceber quanto você é intuitivo e prático na administração de conflitos'', avisa Regina Picus.

14. Lute contra a timidez

Que tal começar por escolher um dos assentos da frente no auditório quando for assistir a uma apresentação? Ou um lugar um pouco mais próximo do seu chefe (não, ele não morde!) na mesa de reuniões? Mas o contrário também é prejudicial, portanto cuidado com o exibicionismo, com a supervalorização da sua imagem e do seu talento. ''O bom marketing pessoal só vai levá-la a bons lugares se for verdadeiro, porque, se não for, vão logo descobrir que você é uma farsa'', alerta Alfredo Passos, no livro Carreira e Marketing Pessoal (Negócio Editora).

15. Não transforme a hora extra numa rotina

Muitas vezes o que está por trás do serão não é o excesso de tarefas, mas a má administração do tempo, a falta de concentração e a desorganização individual.

16. Preste atenção naquilo que veste

Estudos indicam que as roupas são um espelho do seu humor. Sendo assim, as pessoas tendem a pensar que sua vida está desorganizada se você se apresenta mal arrumada.

17. Cultive a simpatia e, ao mesmo tempo, a seriedade

Sorrisos gratuitos, cumprimentos com beijos... ''Intimidade em excesso só prejudica sua posição dentro do setor. Se você dá muito espaço para alguém ou para determinada brincadeira, pode ter sua privacidade invadida e ser desrespeitada'', explica Regina Picus. Isso não significa que você deve deixar de lado o bom humor. Ele é bem-vindo.

18. Desligue do trabalho nas férias

Resista ao impulso comum de deixar o telefone do hotel para qualquer eventualidade. ''Essa pausa é essencial para você retornar ao trabalho com a energia renovada'', afirma Waldez Ludwig.

19. Seja mais curioso do que é

Conquiste uma vaga, uma promoção ou um cliente difícil antes de tudo pelo seu interesse. ''Vontade de aprender e acertar pode valer mais do que o seu conhecimento'', explica Waldez Ludwig.

20. Arrisque mais

Encare toda e qualquer novidade no trabalho como um desafio e confie sempre no seu potencial, por mais que sinta medo ao se deparar com algo diferente. Se for necessário, tome a iniciativa. Muitas vezes a qualidade de um trabalho depende de um único passo seu. ''Hoje, a iniciativa de um profissional é testada sem que ele perceba e avaliada como método de trabalho'', afirma Jorge Matos.