segunda-feira, 31 de março de 2014

TÉCNICAS SECRETARIAIS - O QUE É COMUNICAÇÃO?


As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação - saber qual é o problema já é ter meia solução.

Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. COMUNICAÇÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.

Qual o caminho para Comunicação

As comunicações são como uma rua de duas mãos, e a tarefa de comunicar-se não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A finalidade da comunicação é afetar comportamentos.

Um erro comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que sua interpretação será, assim, mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas. Temos plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o entendimento de instruções verbais.

As recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação.

Frases que matam a comunicação ou o que você não deve fazer.

Frequentemente durante o processo de comunicação nos deparamos com situações e frases que interrompem e até matam a comunicação, você possivelmente já escutou ou sem querer disse:

  • Nós não podemos nos permitir...
  • Mande a ideia para a diretoria através dos canais competentes...
  • Não funcionaria na nossa empresa...
  • Traga essa ideia qualquer dia na próxima semana... Marque uma entrevista com minha secretaria...
  • Escreva-a e coloque na caixa de sugestões...
  • Nós não temos tempo a perder com isso...
  • O que você esta tentando fazer, virar a empresa de cabeça para baixo...
  • Se pudermos continuar fazendo as coisas como fazemos atualmente e melhora-las com o tempo já é o bastante....
  • Já tentamos uma ideia exatamente como essa e não funcionou...
  • Somos muito pequenos para isso...
  • Esse não é o nosso estilo; não fazemos as coisas deste modo...
  • Isso irá tornar o nosso sistema obsoleto...
  • Muito bom... Mas, ninguém iria compra-lo...
  • Vamos discutir em outra reunião...
  • O que? Isto é loucura...
  • Estamos anos à frente do nosso tempo, vamos voltar a realidade...
  • Isso não é problema nosso...
  • Seja claro, você não quer nos ensinar a trabalhar. Quer?
  • O comitê executivo nunca aprovará...
  • Alguém já tentou isto antes?
  • É contra as politicas da companhia...
  • Vamos guarda-lo por enquanto...
  • Isto é obvio...

http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-oque.htm