segunda-feira, 4 de maio de 2015

MARKETING PESSOAL: QUAL A SUA RELEVÂNCIA?





Todos já ouviram falar sobre Marketing Pessoal, correto?

Mas você sabe qual a sua importância? Confira algumas dicas sobre o assunto:


A comunicação verbal, como a comunicação não-verbal estão sendo considerados cada vez mais importantes no mundo corporativo. A forma como você se comunica e se comporta pode criar antipatia ou empatia.

Sempre que penso em marketing pessoal, lembro-me de um exemplo, que provavelmente já fez parte da sua vida ou ao qual você, em algum momento já presenciou: situações onde duas pessoas que exercem a mesma função dentro de uma empresa, tendo currículos parecidos e formação similar, onde uma se destaca mais que a outra, sendo sempre citada como exemplo, enquanto a outra fica no ostracismo. Provavelmente isso ocorre, por que uma delas sabe fazer seu marketing pessoal, qualidades que fazem com que alguns consigam se destacar mais que os outros.

– Afirma Tricia Alethea no site negocioestetica.com.br

O Marketing Pessoal é uma ferramenta muito importante para se destacar no meio corpotativo, conquistando o sucesso profissional e pessoal através de suas competências e habilidades.

Para Kotler(2003), marketing pessoal é uma nova disciplina, que utiliza conceitos e instrumentos do marketing em benefícios da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura.

É simples, imagine: se você fosse criar uma marca nova no mercado, como você gostaria que essa marca fosse apresentada no mercado? Talvez como uma marca mais querida, lembrada, desejada, reconhecida, bem remunerada… Pois é, nós também temos que construir uma “marca” pessoal onde o produto é você!

Quantas pessoas você conhece que tem uma capacidade brilhante no planejar / executar e que passa uma imagem negativa? Isso acontece quando as pessoas não se importam em construir uma boa marca para si.

E como saber se seu marketing pessoal está com uma imagem positiva? Comece analisando a SUA imagem pessoal, isto é, a sua aparência, a sua forma de comunicação e o seu comportamento. Conseguimos mensurar o que as pessoas acham da nossa marca quando não estamos presentes, ou seja, “a sua marca é o que as pessoas falam quando não está na sala”.

A imagem é um fator de extrema importância, pois ela passa muitas informações sobre você. O cuidado visual deve ser analisado com muito cuidado considerando sempre o ambiente e o momento.

Assim como a imagem, o comportamento também é um fator de muita relevância, pois este se relaciona diretamente com seu comprometimento e atenção.

A forma como você se comunica é capaz de criar empatia ou antipatia, portanto, é importante perceber sempre o tom de voz e como você lida com as emoções em seu discurso. É fundamental que saibamos articular um bom discurso com todas as pessoas ao nossa redor, independente da hierarquia. Seja objetivo em seus argumentos e evite enrolação, deixando claro aquilo que o receptor quer ouvir.

O aperfeiçoamento profissional tornou-se essencial no mercado competitivo em que vivemos, fazendo com que o marketing pessoal esteja cada vez mais alinhado com o seu objetivo e com o objetivo da empresa. Dicas: leia bastante jornais, revistas, bons livros, reportagens, cursos de reciclagem e especializações. Tudo isso contribuirá positivamente em sua formação e marca. Faça alguns questionamentos a você mesmo:

  • Que tipo de imagem eu estou passando?
  • Que tipo de marca você gostaria que ficasse vinculada a sua pessoa?
  • O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?
  • Somos uma palavra… qual é a que melhor define você?

A elaboração do marketing pessoal  não é feita da noite para o dia, ela exige esforço diário de adaptação e mudança de atitude no seu jeito de pensar, comportar e agir com o foco sempre no objetivo de conquistar e principalmente manter relacionamentos que contribuam para atingir metas pessoais e profissionais. Esse é o esforço para se construir uma marca de sucesso.

Dicas de Tricia Alethea para se trabalhar o marketing pessoal:
  • Seja uma pessoa bem humorada e otimista;
  • Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação;
  • Faça um planejamento de qual situação você almeja profissionalmente, e direcione os seus esforços para alcançar as suas metas;
  • Se prometer, cumpra (Transmita confiança, seja uma pessoa de palavra);
  • Feedback – retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos;
  • Cultive amizades (Networking);
  • Seja uma pessoa confiável, honesta, fiel, de caráter;
  • Seja humilde e gentil com as pessoas;
  • Ajude e respeito o próximo.
  • Liste seus pontos fracos e liste seus pontos fortes (Anule seus pontos fracos e foque nos seus pontos fortes)
  • Utilize a web para montar a sua marca.