segunda-feira, 23 de março de 2015

AS FUNÇÕES BÁSICAS DE UMA GRANDE SECRETÁRIA EXECUTIVA





O uso das tecnologias, a globalização e a complexidade da gestão evoluíram a atuação da secretária. A profissão está regulamentada  há 25 anos; 
Os profissionais adquiriram maturidade,inovaram em sua prática e hoje possuem know-how para os novos horizontes: secretariado, assessoria, consultoria, cogestão e empreendedorismo.

Chussy Karlla Antunes

A secretária evoluiu de papel e hoje ela vai além de seus requisitos básicos (post sobre “As funções básicas de uma secretária executiva”: http://migre.me/p1Wf4), isto é, hoje ela é considerada o braço direito de grandes líderes do mercado, bem como garante a sua participação direta ou indiretamente nos processos decisórios que se faz dentro do ambiente corporativo.

Dizem que por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher. Essa frase se aplica perfeitamente na relação profissional entre secretária e executivo, pois além da secretária facilitar (e muito) a vida do executivo, ela também tem a capacidade de liderar diversos assuntos em sua ausência, contribuindo diretamente com os objetivos, metas e consequentemente, com os resultados propostos pela organização como um todo.

Sendo assim, podemos concluir que a Secretária Executiva, dentre suas infinitas funções, é considerada:

  • Agente facilitadora
  • Mediadora de conflitos
  • Gerente administrativa
  • Gestora de resultados, informações e conhecimento
  • Centralizadora e Disseminadora de informações
  • Intermediadora da comunicação interna, administrativa e mercadológica
  • Intermediadora de todos os níveis hierárquicos da empresa (Estratégico, Organizacional e de Infraestrutura)
  • Coadjuvante nos processos decisórios
  • Empreendedora e Líder
  • Gerencia projetos
  • Desenvolvedora de novas práticas sustentáveis ao negócio


De acordo com todas as funções acima apresentadas, ela se torna peça-chave indispensável na Gestão Organizacional de alta qualidade dentro das empresas. Falando em Gestão, aproveito para relembrá-los das habilidades necessárias voltadas à este tema, que encontram-se acima das habilidades técnicas, os quais chamamos de COMPETÊNCIA, que por sua vez, possui três componentes básicos, isto é, o CHA:

  • Conhecimento: é o “saber”
  • Habilidades: é o “saber fazer”
  • Atitudes: é o “querer”


Para se tornar uma Grande Secretária Executiva, é necessário primeiramente se especializar o máximo que puder nas diversas áreas que englobam a prática de secretariado, pois só com o conhecimento será possível progredir e galgar para posições mais estratégicas e importantes no mercado de trabalho em rumo ao sucesso.

E lembre-se sempre: SUCESSO GERA SUCESSO!




http://manualdasecretaria.com.br/2015/03/15/as-funcoes-basicas-de-uma-grande-secretaria-executiva/