sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PERFIL ONLINE É AVALIADO NO MERCADO DE TRABALHO



As redes sociais podem ser uma boa ferramenta na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Por meio delas, os profissionais conseguem desenvolver com facilidade suas redes de relacionamento, o que é fundamental para a empregabilidade. Em alguns casos, porém, os perfis sociais também podem ser prejudiciais, pois algum deslize pode deixar uma imagem negativa do profissional.

O ideal é que as pessoas sempre fiquem atentas ao conteúdo que colocam na rede. Contudo, quem busca uma oportunidade de trabalho deve ter o cuidado redobrado, pois a prática de consultar a vida dos profissionais na internet tem sido cada vez mais comum nos processos de seleção. Muitas empresas utilizam as redes sociais para confirmar se as informações passadas pelos candidatos nos processos seletivos coincidem com as que constam em seus perfis sociais. 

É claro que, a princípio, apenas as redes sociais não têm o poder de eliminar um candidato, mas elas podem influenciar na escolha do profissional nos casos de empate. O recrutador, ao se deparar com dois candidatos com perfis e formação compatíveis,  pode utilizar o fato de um deles participar, por exemplo, de comunidades do Orkut que falem mal do chefe como critério de desempate. 

Vale dizer que não há nada mais antiético do que o profissional reclamar de empresas anteriores. Isso, certamente, conta pontos em um processo de seleção. Por isso, quando os profissionais entram em comunidades do tipo ou escrevem em seus perfis que o chefe é preguiçoso ou mal-humorado, acabam deixando uma imagem negativa a seu respeito. 

A dica, então, é usar a internet sempre a seu favor. Para isso, nada melhor do que o bom-senso. Reflita sempre antes de colocar informações ou imagens na rede. Na dúvida, o ideal é não expor nenhum material ou informação  que possa denegrir sua imagem e, por consequência, atrapalhá-lo na vida profissional. (Tribuna do Norte - 02/09/09)

Carolina Guedes é Consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos.