quinta-feira, 7 de maio de 2015

CONSTRUA SEU SUCESSO





Muito se fala sobre ser bem sucedido. Mas o que é, afinal, o sucesso? Existem muitas definições disponíveis em dicionários e livros de estudiosos sobre o assunto. De maneira geral, compreende-se que é ter êxito em algo, alcançar um bom resultado em uma tarefa. Na prática, sucesso é algo muito particular. Por isso talvez seja importante refletir sobre o que queremos, qual é nosso propósito, que legado queremos deixar.

O que queremos ser, fazer ou ter daqui a 5 anos, 10 anos?

Com a clareza do que se quer traçar um plano fica mais fácil. Ainda assim, o passo seguinte à clarificação é tomar a decisão de atingir esses objetivos. E, então, tomar ação, colocar-se em movimento. Independentemente do tamanho do sonho, somos capazes de alcançá-lo com dedicação, persistência e disciplina.

Ficar da zona de conforto pode parecer muito bom. Mas, na verdade, essa atitude nos limita, deixa nossa vida estagnada e não deixa espaço para o crescimento, para a evolução. E essas são coisas naturais para a vida. A mudança é algo automático, acontece a todo o momento. Progresso exige esforço, compromisso. É preciso sair da zona de conforto para realizar nossos desejos e viabilizarmos nosso sucesso, seja ele qual for.

A primeira barreira enfrentada é o medo, uma ilusão. A maior limitação para nosso desenvolvimento está relacionada às nossas emoções. Por isso é muito válido criar uma visão detalhada e criativa do futuro almejado, desenvolver as habilidades necessárias e as competências que nos faltam. É preciso também criar condições, levantar os recursos indispensáveis, saber qual é o preço a ser pago e pagá-lo totalmente, mantendo-se a fé inabalável de que seremos bem sucedidos e, então, pular de cabeça.

“É mais fácil comprar ingressos para o jogo do que se preparar para ele.”

Quando não estamos realizando nosso propósito, estamos vivendo o propósito de outra pessoa. Então, se queremos ser autores de nossa própria história, precisamos nos comprometer, dedicarmo-nos todos os dias a algo muito maior que qualquer benefício imediato. É preciso vencer a procrastinação, o perfeccionismo, o medo, a resistência, deixar as desculpas de lado e calar o diálogo negativo (interno e externo).

“Falhar faz parte do sucesso”

Michael Jordan, por exemplo, falhou muito em sua carreira. E foram essas falhas que o permitiram ser tão bem sucedido. Então, abrace os fracassos como uma excelente oportunidade de aprender e fazer melhor. O que faz alguém ser bom em algo é a dedicação, o trabalho duro e também a utilização da metodologia adequada. Esteja aberto e motivado para o aprendizado.

Para termos sucesso é bem provável que no caminho precisemos aprender algo, seja uma habilidade, a forma de usar uma ferramenta, uma metodologia ou a lidar melhor com as situações adversas. E quanto tempo leva para aprendermos algo novo? Segundo Josh Kaufman, após termos os recursos necessários, precisamos de apenas 20 horas de prática (detalhes do estudo no livro do autor: The first 20 hours – How to learn anything Fast). Mas se você quer ser um dos melhores do mundo em uma determinada área, você precisa de pelo menos 10 mil horas. Isso é o que diz Malcolm Gladwell em seu livro "Outliers". Em seus estudos sobre aprendizado para fundamentar o livro, Gladwell acessou o artigo do Dr Anders Ericsson, cuja conclusão foi de que a performance em um nível expert, em campos bem restritos do conhecimento, precisava, em média, de 10 mil horas para ser alcançada. E, para alguns, essa média de dedicação é ainda maior.

Munidos dessas informações, podemos nos colocar em movimento, rumo ao nosso sucesso, com um pouco mais de leveza e confiança. Sendo assim, o que você vai fazer agora? Você está mais perto do seu sucesso hoje do que estava ontem?