sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TREZE PECADOS DO CHEFE


 
Na dificuldade vem a criatividade. Precisamos agir como líderes e jamais deixar que as dificuldades te transformem em "Chefe". Com isso, listei 13 Pecados que caracterizam essa transformação não saudável de líder para chefe. Vamos aos pecados:
Criar uma barreira social e burocrata entre você e sua equipe.  você precisará mais da sua equipe do que imagina. A barreira irá dificultar a comunicação e o trabalho em equipe.
Não defender o time. (Seu time precisa ter uma referência e tranquilidade para trabalhar, exercer suas atividades sabendo que existe um "líder" para defender e lutar por eles caso necessário, esse conforto gerará mais produtividade e motivação para trabalhar).
Usar o "eu" e não o "nós". (Por mais simples que seja, o uso do "eu" cria uma separação entre você e o seu time. Atentar para as atividades que o seu funcionário faz, afinal ele vai querer receber a autoria do projeto ou da melhoria e o uso do "eu fiz" pode desmotivar o seu time.
Não priorizar as metas. (Não existe líder sem atingimento das metas, saber priorizar as metas é fundamental para atingir o resultado e deixar claro e transparente para o time quais caminhos precisam seguir para atingir os resultados.
Ser ignorante. (A ignorância será a maior prova que não merecia exercer o cargo de liderança. A ignorância preenche a falta de sabedoria)
Não se expressar corretamente. (Faz parte do líder saber usar bem as palavras e agir com motivação e transparência para sua equipe entender bem o que desejas).
Não ser exemplo (Não existe um líder que não seja exatamente o que ele fala. O verdadeiro líder ensina com exemplos e não apenas com palavras.
Não elogiar (O elogio ainda é a melhor forma de motivação e sendo bem empregado pode tornar uma pequena atividade em um grande feito para empresa).
Ser auditor (Bastante comum quando o chefe assume o cargo e deseja auditar toda equipe, na verdade ele inicia um processo de desconfiança com quem pode simplesmente confidenciar ou ajudar a melhorar algo que possa prejudicial as normas. Ser companheiro e se dedicando ao processo é a melhor forma de descobrir e mudar caso necessário).
Prometer o que não pode cumprir (Algo fora do seu alcance é extremamente  recomendável  que você não prometa, pois ao prometer você passa para o time que só depende de você).
Prometer o não cumprir (Caso esteja no seu alcance dedique-se a cumprir por mais difícil que seja, pois, depois pode precisar e sua palavra será posta em duvida pelo time.
Incentivar a bajulação (Ao criar um clima de Bajulação você estará destruindo o a base da justiça que é agir por meritocracia. Seja justo, faça para quem merece).
Não assumir as responsabilidades (Faz parte da liderança assumir riscos, desde que sejam analisados e não descumpra o procedimento, leis e normas internas).

Os 13 pecados do chefe são baseados na minha experiência e pesquisas. Acredito que essa lista servirá para ajudar na transformação de chefe para líder. Assim como as empresas, os funcionários precisam de ter como referência um líder para, além de guia-los para o sucesso profissional, que possa tornar mais agradável o dia-a-dia no trabalho.