quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DEZ PASSOS PARA RESOLVER CONFLITOS NO TRABALHO


Deixar um problema sem solução no emprego pode destruir a sua motivação e o desenvolvimento da sua carreira. Aprenda a lidar com os conflitos no ambiente de trabalho e sair dessa situação da melhor maneira possível

Conflitos no trabalho são mais comuns do que parecem e, em muitos casos, são os grandes motivadores para que as pessoas desistam do emprego

Conflitos no trabalho são mais comuns do que parecem. Em muitos casos são os grandes motivadores para que as pessoas desistam dos seus empregos. No entanto, é preciso saber que fugir não vai ajudar você a desenvolver sua carreira. O ideal é que você seja capaz de resolver os seus conflitos de maneira passiva. Aprenda a fazer isso com dez passos simples:

1. Hora certa
Decida qual é o melhor momento para confrontar a pessoa que está incomodando você. O ideal é que você faça isso de maneira direta e sutil, não fique jogando indiretas.

2. Educação
Seja educado e racional ao conversar com a pessoa. Fique calmo e procure manter o foco na situação e nos fatos. Deixe de lado as fofocas e ataques pessoais.

3. Assertividade
Seja muito cuidadoso para não expressar hostilidade durante a conversa. Fique atento a sua postura, expressão facial e tom de voz. Você precisa ser assertivo sem partir para a agressividade.

4. Paciência
Seja paciente e não tente ser o dono da razão. Escute o que a outra pessoa tem a dizer e seja crítico quanto a isso. Certifique-se de que você entendeu a posição dela antes de fazer qualquer julgamento.

5. Interesse
Deixe claro para a pessoa que você está interessado no que ela tem a dizer e peça a ela o mesmo tipo de comportamento. Você não precisa concordar ou discordar do que ela tem a dizer, mas deixe claro que você vai ouvi-la de toda maneira.

6. Clareza
Se comunique de maneira clara. Não deixe dúvidas sobre a sua posição e ofereça soluções para o problema. Entretanto, lembre-se de ser flexível ao ouvir o lado da pessoa com quem está conversando.

7. Superiores
Comunique aos seus superiores se você vem tendo alguma dificuldade de relacionamento com os seus colegas de trabalho. Talvez o problema possa ser resolvido de maneira mais eficiente por alguém fora da situação. Mas evite parecer fofoqueiro, isso não vai ajudá-lo.

8. Motivação
Antes de criar uma tempestade em copo d’água procure entender o que levou a pessoa a criar um conflito com você. Se você souber quais foram suas motivações conseguirá resolver o problema de maneira muito mais simples e efetiva.

9. Pressão
Se você ceder às pressões das pessoas no trabalho, provavelmente vai ser muito mais vulnerável aos conflitos. Seja firme e saiba quando deve ou não se movimentar para realizar tarefas de terceiros.

10. Reclamações infundadas
Procure não ser paranoico ou se fazer de vítima em qualquer que seja a situação. Em muitos casos o conflito pode estar acontecendo apenas na sua cabeça. Portanto, procure ficar atento aos comportamentos dessa pessoa para identificar a existência de um possível conflito.