segunda-feira, 28 de abril de 2014

VOCÊ PENSA OU EXECUTA?




O modelo de líder moderno, que delega funções e trabalha em parceria, em geral está unido ao de um profissional de secretariado extremamente responsável, cujas grandes preocupações estão voltadas para a estratégia dos negócios em desenvolvimento no ambiente de trabalho. As pequenas tarefas do dia-a-dia não são esquecidas, mas sim tratadas dentro da dimensão correta - como detalhes que são, e não como o fundamental para o sucesso da parceria. 

Nesse caso, o executivo exige que a (o)  secretária(o) raciocine com ele, ajude-o a decidir, munindo- o de informações e observações extremamente relacionadas aos objetivos finais de cada processo. Ou seja, aqui ele também deve "executar", sem que isso o impeça de "pensar" em termos estratégicos.

Com a troca de informações, os desencontros tornam-se raros e a estabilidade da relação é obtida no sentido positivo, solidificada a partes de uma base muito mais consistente.

Já o tipo feudal geralmente está unido a um(a) secretária(o) cujas maiores preocupações estão voltadas para detalhes do dia-a-dia, como pagamentos, atendimento de telefonemas, compra do café para o escritório, e assim por diante. Ele  precisa daquela que "cuida da cozinha, do gato, do cachorro, do papagaio etc.", ou seja, ela deve apenas "executar" o que ele determina. Ainda nos deparamos com o "tipo feudal" em pleno século XXI.

Como não há troca de informações entre eles, os desencontros são comuns, desde o café doce ou amargo demais até problemas na administração da agenda. Ironicamente, apesar de tudo, ambos mantém a relação dentro de certa estabilidade, que em muitos casos é difícil de ser rompida.

Ou seja, mesmo aqueles que estão unidos com base em relações de trabalho arcaicas podem permanecer juntos, exatamente em função de afinidades de seus perfis. Isso mostra como é importante que tanto o executivo como a secretária se conscientizem que os diferentes tipos de comportamento são efetivamente a base para uma boa ou má relação de parceria. Estejam eles adaptados aos tempos modernos ou não. 



http://secretariadoexecutivobilingue.blogspot.com.br/2014/01/voce-pensa-ou-apenas-executa.html