FRASES DO DIA

terça-feira, 17 de setembro de 2013

VINTE DICAS PODEROSAS PARA ECONOMIZAR TEMPO


                                                                    Um dos grandes desafios do gestor é administrar o próprio tempo, sendo assim, o mesmo precisa elaborar 
estratégias para dominar eficazmente essa questão.


Se um executivo pudesse, ele fecharia um contrato (vitalício) com o deus da mitologia grega Cronos (a personificação do tempo), só para aumentar um pouquinho seu tempo e conseguir, dessa forma, resolver uma quantidade maior de problemas em seu cotidiano. No entanto, apesar de ser uma boa ideia, sabemos que fábulas e realidade não se misturam, sendo assim, tudo o que resta para um homem de negócios é buscar, de forma planejada e disciplinada, economizar às 24 horas diárias disponibilizadas para ele.

Com a velocidade das informações, aliada a um ambiente mutável no qual fazemos parte, o homem moderno encontra, cada vez mais, dificuldades de lidar com essa questão. Sendo assim, é necessário que todos nós, busquemos, mais do que nunca, organizar e administrar nosso tempo, de modo que, possamos otimizar os processos e trabalhar com inteligência.

Visando ajudar aquelas pessoas que reclamam que o tempo é curto e que não conseguem dar conta de suas atividades, elaborei 20 dicas para que uma pessoa possa, sem muito esforço, economizar seu tempo. Confira as dicas:

1 – Você não pode ajudar o mundo inteiro: você precisa começar a dizer não em algumas situações. Saiba argumentar e usar seu “charme” para fugir (ao menos momentaneamente) de algumas questões que, não necessariamente, você é obrigado a cumprir, pois, lembre-se, o trabalho em equipe é importante, todavia, você precisa cumprir sua parte também.

2 – Não seja ansioso: organize-se para executar as tarefas por etapas, gradativamente, pois assim fazendo, você estará agindo com objetividade e inteligência, evitando que sua mente fique ocupada com um milhão de coisas, que só servirão para desgastá-lo e estressá-lo.

3 – Tenha um planejamento: faça uma autoanálise de si mesmo e busque identificar, minuciosamente, como você utiliza-se de suas 24 horas diárias. Após isso, busque criar atitudes que farão com que você economize tempo.

4 – Durma menos: você não precisa dormir 8 horas a semana inteira. Sendo assim, busque acordar mais cedo, de forma a alongar o seu dia e fazê-lo render mais. Com o tempo, você vai se acostumar com a rotina e nem se dará conta dessas horas a menos de sono que você perdeu.

5 – Utilize-se das ferramentas de otimização de tempo: os recursos tecnológicos que possuímos hoje (smartphone, Tablet, Ultrabook, etc.) são ótimos para economizarmos tempo, haja vista, que os mesmos, fazem com que nossas tarefas sejam executadas de forma mais ágil, sendo assim, use e abuse dos mesmos.

6 – Saiba ser seletivo: selecione as coisas mais importantes e foque nelas. Digo isso porque muitas das vezes perdemos muito tempo com coisas inúteis em nosso cotidiano e nem sempre nos damos conta disso, sendo assim, aja com prudência e volte seu enfoque para as prioridades.

7 – Aproveite suas “brechas”: quando for esperar o atendimento em um consultório, aproveite para ler um bom livro, ou, quando estiver em uma fila de banco, aproveite para responder um e-mail importante, ou, quando estiver no trânsito (parado no engarrafamento), aproveite para realizar uma ligação (pós-venda, por exemplo) enfim, não fique “olhando para o tempo”, pelo contrário, aproveite-o.

8 – Aprenda a delegar: distribua as tarefas e crie responsabilidades nas outras pessoas, para que assim, você não fique sobrecarregado. Digo isso porque, por mais eficiente que você seja, jamais conseguirá ir muito longe sozinho, sendo assim, acredite em sua equipe e faça com que a mesma resolva algumas situações para você, otimizando seu tempo.

9 – Cuidado com o efeito alienador das tecnologias: as redes sociais e os celulares são instrumentos que nos ajudam muito em nosso cotidiano, porém, se usados de forma desorganizada, tendem a nos transformar em seres viciados em atividades fúteis e levianas, fazendo com que nosso precioso tempo seja jogado na lata de lixo.

10 – Seja objetivo: busque encurtar as conversas (por e-mail, pessoalmente, etc.), para que assim, você seja mais prático. Algumas pessoas se delongam demais em suas atividades, desperdiçando tempo e sofrendo as consequências no final do mês.

11 – Não deixe que as tarefas se acumulem: deixar as tarefas se amontoarem é algo totalmente errado. Sendo assim, organize suas atividades para que você não seja “engolido” pelo acúmulo de trabalhos.

12 – Busque não desperdiçar muito tempo com as refeições: obviamente, você precisa se alimentar corretamente, mastigando vagarosamente e com tranquilidade. Porém, o gerenciamento de tempo de suas refeições é uma das ótimas maneiras de se economizar tempo. Um exemplo: você pode planejar e fazer suas refeições no escritório mesmo, pois assim, você não perderá tempo para se locomover e ganhará um tempinho a mais no seu dia.

13 – Busque frequentar alguns locais em horários estratégicos: faça um apanhado dos locais que você frequenta constantemente e identifique os horários de maior concentração de pessoas no mesmo, após isso, busque adentrar esses locais somente em horários de menor concentração de gente, pois assim, você estará fugindo um pouquinho das enormes filas que fazem com que você perca tempo.

14 – Use a internet para pagar suas contas: pagar as contas pela internet é uma ação confortável, fácil e rápida, sendo assim, pratique esse hábito constantemente.

15 – Antes de ir a um determinado local, saiba exatamente o que quer: se for comprar uma câmera digital, faça uma pesquisa na internet antecipadamente, ou seja, verifique o preço, o modelo, a marca e as funções, pois, isso o ajudará a economizar tempo. Outra dica é para quando você for frequentar um local em que exista a possibilidade de deixar seu automóvel sendo cuidado (lavagem, manutenção, etc.) enquanto você faz as compras, pois, dessa forma, você estará matando “dois coelhos com uma cajadada só”.

16 – Use sua inteligência: se tiver que ir a algum lugar, verifique seu não precisa executar outro compromisso perto do local, e aproveite para fazer tudo de só uma vez. Além disso, evite ir a um local para comprar itens diariamente, pelo contrário, faça uma lista semanal e busque ir a esse lugar somente uma vez na semana.

17 – Busque não distanciar-se de seu local trabalho: uma boa dica para quem busca economizar tempo é ter residência próxima do local de trabalho, principalmente, se você mora em uma casa alugada, pois, esse fator o ajudará a eliminar o problema do trânsito e principalmente, a não se preocupar tanto se houver necessidade de ficar um pouco mais tarde no local (para colocar as tarefas urgentes em dia, ou, eliminar alguns imprevistos).

18 – Faça reuniões rápidas e objetivas: em minha vida profissional, tive o desprazer de participar de inúmeras reuniões enfadonhas, ineficientes e extremamente repetitivas (que diziam sempre a mesma coisa, então, eu quase sempre “adivinhava” o que o líder iria dizer). Sendo assim, devemos ser organizados, objetivos e ágeis, transformando nossas reuniões em processos eficazes, e não em tarefas delongadas e improdutivas.

19 – Troque a TV pela internet: a TV deixa você limitado, portanto, busque utilizar-se mais da internet que, diferente da TV, é volátil, rápida e contém uma gama infinita de informações, que farão com que você tenha uma liberdade maior e consequentemente, um maior aproveitamento de seu dia.

20 – Não perca tempo com coisas pequenas: você não precisa se olhar 5 vezes no espelho antes de sair (mesmo sendo mulher), ou, não precisa conversar 10 minutos com o porteiro sobre futebol todos os dias, ou, não precisa assistir o seu programa esportivo favorito todos os dias, ou, não precisa ser tão perfeccionista em tudo, enfim, você pode mudar, para executar suas atividades de uma forma mais curta.

Usar o tempo de maneira estratégica é um dos segredos para termos uma vida mais eficiente, ágil e produtiva, haja vista, que a globalização tornou o mundo mais volátil e rápido, obrigando as organizações a executarem os processos de forma inteligente, para que assim, as mesmas consigam atingir o sucesso esperado.





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