FRASES DO DIA

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O SECRETARIADO EXECUTIVO E SUA HISTÓRIA


Introdução fazendo um paralelo entre o que existe em termos de História e Origem - Civilizações antigas (Egípcios, Mesopotâmia, Síria, Judaica, Cristã).

Profissional: Surgiu nas civilizações antigas, das atividades dos escribas (homem que dominava a escrita, fazia as contas, arquivava, redigia as ordens). Aquele que é capaz de recebê-las por escrito e que, por conseguinte, é naturalmente encarregado de sua execução. Escriba em hebraico significa SÔPHER. Que significa contar. Nesta época dos escribas foi desenvolvida a taquigrafia (séc. IV a.C.). Invenção atribuída a Tirão - escravo alforriado de Cícero. Existiam dois grupos nesta época:

1) Eruditos, filósofos, professores, escritores;

2) Que se tomaram prisioneiros de guerra e continuaram na condição de escravos, a serviço de seus senhores, daí originou-se os Secretários.


    
 Secretário: Secretarium - significa lugar retirado, conselho privado.


1) lugar retirado, retiro, solidão;

2) audiência secreta , particular;

3) segredo;

4) mistério.

EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO:

No mundo


    a) Idade Média - Fica restrita aos monges, nos mosteiros (copistas e arquivistas);


    b) 1400 - 1700: Revolução Comercial e mercantilismo: reaparece a necessidade do Secretário, porém muito discretamente;


c) 1760: Revolução Industrial: Significou o desenvolvimento do maquinário nas indústrias. A nova estrutura empresarial exigiu as funções de assessoria administrativa, consolidando o papel do Secretário. (A função era exercida quase que exclusivamente por homens).

d) 2º Grandes Guerras Mundiais 1914 - 1918 e 1939 - 1945. O homem vai para a guerra e surge a necessidade da mão-de-obra feminina (até metade do séc.  XX), a participação da mulher na indústria estava limitada a funções rotineiras e grosseiras. As mulheres assumem seus papéis profissionais de uma forma mais liberada, passam a ser reconhecidas por si mesmas e pelo mundo empresarial. Desta forma, os homens se afastam da profissão.


e) Surgimento das teorias administrativas: Permitiu a valorização das funções secretariais, tornando a Secretária parte integrante da dinâmica da equipe gerencial.

No Brasil:

a) Anos 50-60. Nos anos 50 começa-se a perceber a atuação da Secretária na estrutura empresarial brasileira, mas, apenas, executava algumas Técnicas Secretariais. Nos anos 60, mesmo com o início de treinamento gerencial, a Secretária permanece executando tarefas insignificantes. Em meados da década de 60 iniciou-se o movimento da categoria por melhores condições de trabalho. "Surgiu o Clube das Secretárias"


b) Anos 70 - Surgimento da 1ª associação: Mudanças significativas começam a ocorrer na profissão de Secretário. O Profissional Secretário passa a ser visto como um membro ativo da gerência, participando de programas de desenvolvimento. As Associações de classe começam a atuar em todo o Brasil, buscando imprimir uma nova imagem e uma nova visão profissional.

Em 15/12/70 - o Clube das Secretárias se transformou na "Associação das Secretárias do Rio de Janeiro" - 1ª Associação civil criada com o objetivo de reunir e agrupar a classe, visando à conscientização e ao aprimoramento profissional.




Em 07/09/76 - criou-se a ABES (Associação Brasileira de Entidades de Secretárias ) da qual participavam muitas associações estaduais, inclusive a do Paraná