FRASES DO DIA

quinta-feira, 27 de março de 2014

AS RELAÇÕES SECRETÁRIO / CHEFE


O secretário é, antes de qualquer coisa, o principal assessor da chefia.  Seu interesse em colaborar e seu decidido apoio á chefia constituem  elementos essenciais para que a empresa possa desenvolver suas atividades  de forma correta e produtiva.

Você deve procurar conhecer os hábitos e os métodos de trabalhar de  seu chefe. Esse conhecimento irá facilitar o relacionamento o relacionamento  entre vocês. Assim, por exemplo, é importante saber qual é o melhor momento  para tratar de determinados assuntos que exijam uma postura psicológica  favorável de seu chefe.

Conhecendo seu chefe, você saberá qual é o melhor momento para interromper uma reunião, a fim de transmitir um recado, por exemplo.

Esse conhecimento permitirá a você organizar e tomar providências no sentido de ajudá-lo a resolver problemas, particulares em momentos difíceis.

Alguns lembretes adicionais que poderão ajudá-lo a estabelecer uma relação cordial e produtiva de trabalho com seu chefe:

  1. Procure manter um nível de respeito no relacionamento com o chefe, evitando sempre tomar liberdades excessivas (fazer brincadeiras de mau gosto ridicularizá-lo chamar sua atenção para uma falha ou erro etc.).
  2. Evite fazer criticas á chefia a nível pessoal ou profissional junto a terceiros e por que não demonstrar reprovação quanto ás suas manias pessoais ou no trabalho.
  3. Use tratamento adequado ao dirigir-se ao seu Chefe.
  4. Procure não se manifestar frente a assuntos familiares que lhe são apresentados.
  5. Estabeleça com seu chefe a prioridades das tarefas a serem realizadas.
  6. Evite interromper seguidamente seu chefe, procurando reunir assuntos a serem discutidos. 18
  7. Aceite críticas eventualmente formuladas pela chefia, e/ou diretores sem desanimar ou perder o interesse pelo trabalho.
  8. Procure ter bom senso e equilíbrio no relacionamento com a chefia, evitando exageros de conduta pessoa ou profissional.

Auto Estima: É a maneira como nós vemos a nós mesmos. Cada pessoa  tem uma imagem de si mesmo que influencia tudo o que ela diz, faz ou  percebe em relação ao mundo. A autoestima está relacionada a nosso  valores, crença, competência e metas pessoais.

VALORES: Formam base do caráter de uma pessoa, refletindo as  coisas que ela considera importante na vida, ou seja, as coisas que são  básicas para a mesma como pessoa.

Exemplo: Para uns valores é ser RICO, para outros, é ter PAZ.

CRENÇAS: São ideias que as pessoas têm do mundo e de como ele  funciona.

Exemplo: Certas pessoas acham creem que ler livros não é importante.

Outros, que o estudo não é essencial para o indivíduo crescer  profissionalmente.

COMPETÊNCIA: Conhecimento, capacidade e habilidade de luma  pessoa que favorecem a forma e os resultados que alcança ao lidar com  pessoas e desenvolver atividades.

METAS PESSOAIS: São objetivos que uma pessoa persegue a fim de  satisfazer suas necessidades básicas. A autoestima reflete o modo como as  pessoa organiza suas metas, crenças e valores. Você deve procurar manter a  imagem que faz de si adotando comportamentos consistente com suas  competências, valores, crenças, e metas pessoais.  Para melhorar sua autoestima você precisa:


Procure não comparar-se aos outros. Afinal, você é um ser único, com suas características, defeitos e qualidades.