quarta-feira, 27 de novembro de 2013

COMO LIDAR COM AQUELE COLEGA DE TRABALHO INSUUPORTÁVEL?


Quem nunca conheceu alguém insuportável? Quando você olha para pessoa o primeiro e único pensamento que lhe vem à cabeça é: fugir. Esta postagem trata desse assunto de forma franca, baseando-se na reportagem exibida no Jornal Hoje sobre colegas de trabalho insuportáveis. Veja também alguns vídeos engraçados que retratam muito bem essa realidade nas empresas. Ao final dessa postagem você poderá se perguntar: será que estou sendo alguém insuportável e nem sei aainda? Descubra também a resposta sobre como lidar com aqueles colegas chatos e insuportáveis de seu trabalho.

Fale baixo ao telefone, senão...



Os motivos para tornar uma pessoa desagradável podem ser vários: mau hálito, mau cheiro, falar alto, fofocar às escondidas, criticar os colegas, ou outros tipos de atitudes que fogem à etiqueta profissional. Se o seu colega é insuportável o que você deve fazer? Primeiramente dê um feedback a ele(a), e diga o que te incomoda. Se não houver mudança, compartilhe com seus colegas e peça a eles para conversar com ele(a). Se mesmo assim a pessoa não mudar, leve a questão para seu superior, argumentando que o rendimento da equipe está sendo prejudicado por essa situação. E se a pessoa a qual você tem queixa é seu chefe (veja o vídeo)? É muito complicado, e com certeza não é bom para a empresa, pois se não administrada, a situação comprometerá a produtividade e o clima da organização.


Vídeo: Dr. Pimpolho - Insuportável



Como saber se sou alguém insuportável?

Observe se as pessoas estão se afastando de você. Quando você chega na roda de conversa o pessoal começa ir embora? Você convida alguém para almoçar com você e a pessoa não quer ir? As pessoas estão te evitando ou fazendo piadinhas sobre seu jeito de ser? Se isto está acontecendo pergunte-se: será que estou com mau hálito, falo alto demais? porque as pessoas estão se afastando de mim?

Algumas dicas para quem não quer ser alguém mau visto pelos outros:


- Fale corretamente
- Cuide da aparência e higiene pessoal
- Alimente-se em locais apropriados
- Evite fofocas. Se alguém contar algo não repasse para frente.
- Siga regras de etiqueta
- Fique atento aos sinais que as outras pessoas enviam a você, que muitas vezes podem querer expressar informações tais como: "se manca!" ou "não gosto disso!"
- Respeite o lugar do outro. Não invada a privacidade alheia. 

- Trate os outros como gostaria de ser tratado.