quinta-feira, 20 de novembro de 2014

‘NÃO TIVE TEMPO’, ‘ESSA TAREFA NÃO É MINHA’ E OUTRAS FRASES QUE É MELHOR EVITAR NA EMPRESA




Tudo que dizemos no trabalho é levado em conta. Seja na hora de compartilhar uma ideia durante uma reunião ou ao ajudar um colega em um projeto, o que falamos pode ter uma impressão — boa ou má — que vai acabar nos marcando. De acordo com a especialista em carreira e recrutamento, Heather R. Huhman, a maneira como comunicamos uma atitude, ideias e opiniões no local de trabalho podem influenciar a carreira.

“Seus colegas de trabalho e gestores estão atentos ao que você diz, o tempo todo. Por isso, é muito importante sempre pensar antes de abrir a boca”, afirma a especialista em artigo publicado no site Parade.com.

Para evitar escorregões na hora de se comunicar e acabar se prejudicando, há algumas frases que devem ser evitadas a todo custo. Confira a lista preparada por Heather:

“Terminei meu projeto. O que faço agora?” Embora, por um lado, seja ótimo ir atrás de novas tarefas e desafios depois de ter dado conta de sua lista de coisas a fazer, a pessoa deve ter a capacidade de descobrir o que fazer sem que seu gestor tenha que lhe atribuir um novo trabalho. Os empregadores valorizam os funcionários pró-ativos, capazes de encontrar outros projetos para trabalhar quando estiverem desocupados. Na próxima vez que encontrar um tempo livre, não hesite em iniciar outro projeto ou ajudar um colega a concluir uma tarefa.

“Estou entediado.” Tédio é uma palavra que você deve evitar dizer no trabalho. Quando você expressa o seu tédio no local de trabalho, isso mostra que você não está engajada. Caso se sinta assim, busque ser pró-ativo e corra atrás de novos desafios. Explique a seu chefe que precisa de mais projetos e novas experiências para manter-se envolvido no trabalho.

“Virei a noite para terminar este projeto.” Embora você possa se sentir realizado após virar a noite terminando um projeto, é improvável que seu chefe fique impressionado com isso. Os empregadores querem funcionários capazes de completar o seu trabalho sem ter que sobrecarregar seu tempo ou suas habilidades. Se você quer impressionar seu gestor, descubra novas maneiras de se tornar mais eficiente no trabalho.

“Essa tarefa não é minha.” Só porque uma tarefa não está descrita no seu contrato de trabalho não significa que você não pode ou não deve executá-la. A próxima vez que seu chefe ou colega de trabalho lhe pedir ajuda em um projeto, mantenha a mente aberta para aprender a executar uma nova tarefa.

“Fulano estava à frente desse projeto, não eu.” Quando você não assume a responsabilidade por suas ações no trabalho, acaba criando um abismo com seus colegas e chefe. Empregadores esperam que seus funcionários prestem contas de seu trabalho e sejam honestos quando algo dá errado. Nunca coloque a culpa em alguém quando não cumprir um prazo ou esquecer um detalhe importante.

“Não dá pra fazer.” “Não é possível” é uma frase que deve ser banida do vocabulário de qualquer profissional. Se não sabe como fazer algo, tome a iniciativa de aprender a nova habilidade ou peça ajuda.

“Não tive tempo.” Na maioria dos casos, esta afirmação é uma mentira. Ao mesmo tempo, que seu chefe tem conhecimento de sua agenda lotada e pesada carga de trabalho, você também deve saber que é sua a responsabilidade ser produtivo. Caso esteja correndo contra o tempo para dar conta de seus projetos, peça ao seu chefe para dar prioridade a suas tarefas. Isso o ajudará a ser mais organizado e focado em projetos mais importantes.

“Pensei ter lhe enviado um e-mail há uma semana.” Não importa que seja seu chefe, um colega de trabalho ou cliente, você deve ser a primeira pessoa a acompanhar suas mensagens. Se já passou alguns dias sem você ter notícia ou uma resposta da pessoa, envie outro e-mail ou dê um telefonema.

“Entendeu?” Em vez de perguntar a seu colega se ele entendeu o assunto que acabou de explicar, peça que ele faça um comentário. Um exemplo: “Você tem alguma dúvida ou algo que queira compartilhar?”. Isso dá ao colega a chance de expressar sua opinião.

“Você deveria...” Apontar o dedo ou colocar a culpa em seus colegas de trabalho é uma forma negativa de se comunicar. Em vez de dizer “Ei Beth, você deve me dizer quando está indo almoçar”, é melhor dizer: “Beth, por favor, me avise antes de sair para o almoço”.