FRASES DO DIA

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COMO TORNAR UM LÍDER VERDADEIRAMENTE COMPETENTE


O cargo de liderança é cobiçado pela maioria das pessoas, haja vista, que o líder é aquele que ostenta poder e autonomia, sendo assim, as pessoas buscam constantemente uma oportunidade de adquirirem essa função dentro de suas organizações



Para que uma empresa tenha um resultado favorável, é imprescindível que a mesma conte com uma liderança competente. Em outras palavras, é a capacidade do líder que definirá se uma empresa terá ou não êxito perante o mercado.
Evidentemente um líder não nasce pronto, haja vista, que é necessário que o mesmo desenvolva inúmeras habilidades e competências, para que assim, ele possa fazer a empresa funcionar de maneira eficiente e eficaz.
Sabendo da importância que um líder possui para o sucesso e/ou fracasso de uma organização, elaborei 14 atributos que julgo serem importantes para que o líder consiga comandar eficazmente o ambiente interno e externo, confira:
1 – Paciência: um líder intolerante e intransigente terá sérios problemas em seu cotidiano, haja vista, que herdará constantemente um amontoado de enigmas que terá que decifrar, além de, obrigatoriamente, ter de lidar com as pressões do cargo. Sendo assim, é fundamental que ele tenha a capacidade de suportar pacientemente, as variáveis negativas que certamente virão em seus processos organizacionais.
2 – Foco: um líder precisa identificar claramente, qual é o alvo que a equipe deve trabalhar para atingir, mostrando o caminho e auxiliando-os, rumo ao final da estrada.
3 – Comunicação: a comunicação verbal e não verbal são imprescindíveis para que o líder consiga transmitir de forma clara a sua mensagem para os liderados. Além disso, a habilidade de ouvir e de gerar empatia, são fundamentais para que o líder possa ter a capacidade de identificar o que sua equipe está sentindo.
4 – Humildade: o líder não conseguirá causar influência em sua equipe se for soberbo e arrogante. Sendo assim, é fundamental que ele seja modesto e isento de orgulho, para que as pessoas possam reconhecê-lo como alguém que não se considera superior na organização.
5 – Competência interpessoal: um líder não sobrevive sem sua equipe, pois, sozinho, é impossível atingir os objetivos que a organização possui. Sendo assim, ele valoriza o todo, ou seja, quando há um erro, todos erraram e quando há um acerto, todos acertaram.
6 – Competência intrapessoal: a capacidade de lidar com as próprias emoções é uma das maiores habilidades que um líder deve possuir.  O equilíbrio interior auxiliará o líder a suportar com tranquilidade as pressões do dia a dia, evitando que o mesmo perca a razão e cause aborrecimentos.
7 – Atitude: um exímio líder possui iniciativa, ou seja, ele é hiperativo e busca seus objetivos com veemência, fazendo com que a apatia, a omissão e a falta de atitude, não façam parte de sua vida.
8 – Confiança: um líder precisa ser autoconfiante, para que ele possa passar essa energia (de que tudo vai dar certo) para os seus colaboradores, de modo que eles queiram segui-lo. Em outras palavras, a equipe precisa estar “fechada” com o líder, para que assim, a produtividade seja alcançada, gerando lucro para a empresa.
9 – Motivação: um líder precisa ter uma adrenalina constante correndo em suas veias e precisa passar ela para os seus liderados. A equipe, juntamente com o líder, deve ser bem humorada e disposta, para que as tarefas sejam executadas prazerosamente.
10 – Conhecimento: desenvolver e treinar continuamente, de modo a agregar novos conhecimentos e informações, objetivando uma melhoria contínua, é obrigação de qualquer líder, pois, o saber, é uma característica marcante daqueles que conduzem equipes.
11 – Habilidade para lidar com o caos: para provar conclusivamente que uma pessoa é reconhecidamente um líder, é necessário que ele resolva uma grande crise, pois, é através do caos e da desordem, que os verdadeiros líderes se destacam, transformando problemas complexos em soluções inteligentes.
12 – Antecipação: prever algumas situações que possam vir a ocorrer, também faz parte do rol de habilidades que o líder deve possuir. Em algumas situações é extremamente difícil surpreender o líder, haja vista, que ele busca pensar antecipadamente, gerando uma gama de informações que farão com que o mesmo possa montar estratégias pró-ativas, que farão com que ele aumente sua capacidade de tomar decisões corretamente.
13 – Capacidade para criar talentos: um verdadeiro líder, possui uma capacidade ímpar para desenvolver pessoas e principalmente, para identificar os talentos que estão ocultos sob o ponto de vista da maioria das pessoas. Em outras palavras, ele consegue lapidar as pessoas e retirar de seus âmagos, os atributos que até mesmo elas próprias desconhecem.
14 – Patriotismo: um líder que possui uma consciência evoluída, valoriza o seu país. Ele não é alienado e sabe que o crescimento da nação, influenciará positivamente o funcionamento de sua empresa.
Um líder verdadeiramente competente, possui a capacidade de mudar a vida de seus liderados, fazendo com que os mesmos desenvolvam suas habilidades e competências em prol do crescimento da organização, fazendo com que a mesma alcance a máxima eficiência.