sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VOCÊ LIDA COM O TRABALHO SOB PRESSÃO?




Em muitos projetos e atividades, existem momentos em que a pressão cresce consideravelmente e, para que o trabalho se desenvolva e chegue ao seu final, é necessário que o profissional saiba lidar com as tensões e desafios gerados pelas situações de grande pressão.

Profissionais pouco preparados para este tipo de situação podem chegar a sentir grande sofrimento emocional, o que impede o correto encaminhamento dos trabalhos e dificulta as tomadas de decisão. Em caso de descontrole emocional, o profissional pode ainda colocar em risco a harmonia de toda a equipe, com atitudes agressivas e desestabilizadoras. Pior ainda se o colaborador a se desequilibrar for o líder da equipe, isso levará todo o time a se sentir desamparado.

Fica claro, portanto, que conseguir obter bons resultados mesmo em situações de grande pressão exige um bom nível de preparo emocional. Manter a calma quando o estresse surge não é uma atitude simples, mas torna-se muito mais possível quando o colaborador conhece a si mesmo, sabe quais são os seus limites e compreende os mecanismos que o auxiliam.

Para algumas pessoas, por exemplo, a prática de atividades físicas é uma ótima forma de aliviar o estresse e manter o corpo e a mente focados quando a pressão aparece. Para outras, a melhor saída é tirar alguns minutos diários para se dedicar à meditação e outras técnicas de respiração, capazes de trazer serenidade e tranquilidade. Independente da escolha, o importante é compreender que existem recursos capazes de favorecer o equilíbrio emocional.

A comunicação é outro ponto que merece cuidado nos momentos de pressão. Quanto melhor um profissional souber se expressar, de maneira mais clara ele poderá tanto delegar trabalho quando necessário quanto sugerir caminhos e mudanças. A organização é outra ação importante, porque ela facilita os processos e permite que, mesmo sob pressão, o profissional possa se sentir com o mínimo de controle da situação, o que tende a trazer mais calma e estabilidade a ele.


http://www.mundocarreira.com.br/dicas/voce-lida-bem-com-o-trabalho-sob-pressao/?utm_source=fanpage&utm_medium=portal&utm_campaign=lidar-com-trabalho-sob-pressao