terça-feira, 20 de maio de 2014

A DIFÍCIL ARTE DE GERENCIAR PESSOAS



Ser gestor é estar pronto para lidar com adversidades e situações vivenciadas em grupo. Ao gerenciar pessoas, o  bom líder  deve ter  jogo de cintura e conseguir desenvolver estratégias que atendam às necessidades tanto da empresa como dos empregados.

As novas estratégias devem ser rapidamente absorvidas através de um treinamento simples e rápido. Para conseguir bons resultados com esse tipo de atitude, o gestor deve sempre realizar novas pesquisas, ter sensibilidade para perceber o que está acontecendo, vivência na área e bom senso.

Gerenciar pessoas é uma atividade complexa e algumas vezes subjetiva, porém o principal objetivo é conseguir aproveitar de forma brilhante todas as características das pessoas envolvidas no projeto. Essas pessoas são definidas pela palavra americana stakeholders usada para definir  o grupo de pessoas envolvidas no projeto, ou seja, o patrocinador do projeto, seus funcionários, o cliente, governo, a comunidade enfim  todos que possam colocar em risco o interesse e participação no plano estabelecido.

A atividade de gerenciar pessoas inclui determinar as funções de cada profissional, suas responsabilidades e relacionamentos hierárquicos. Ao criar um plano de gestão, nunca deixe de lado informações importantes sobre quando e como os profissionais devem ser contratados, quais os investimentos que devem ser feitos no treinamento do pessoal, premiação a ser entregue, enfim estabeleça todas as necessidades e impactos que esse projeto terá para a organização.

Pontos positivos e negativos das diferentes estruturas organizacionais ao gerenciar pessoas
Dentro do plano estabelecido é necessário seguir um gerenciamento de competências para conseguir ter uma base bem estruturada ao gerenciar pessoas. Ao estabelecer  a estrutura organizacional do projeto, tenha em mente que ela deve ser construída visando o objetivo final, contando que ela irá acontecer com a máxima interação entre as pessoas e o mínimo de conflitos negativos.

Os projetos devem seguir 3 formas básicas de estrutura:

  • Funcional
  • Matricial
  • Por projetos


Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de estruturas:

Funcional:   A estrutura do projeto organizacional é duradoura, só existe um gerente funcional, os recursos são centralizados de acordo com as necessidades, o que facilita a execução do projeto. A desvantagem é que o gerente de projeto não tem autoridade e não influencia na equipe, podendo ter dificuldade, pois os funcionários tendem a demonstrar lealdade em relação ao gerente funcional.

Matricial:  Além dos objetivos serem bem esclarecidos, as informações são bem disponibilizadas, porém existe a duplicidade de gerenciamento, gerentes funcionais e gerentes de projetos, podem ter prioridades diferentes, confundindo os liderados.

Por projetos:  O projeto é o foco principal e a comunicação tende a ser mais efetiva, quando comparada com a funcional. A maior autoridade sobre a equipe é do gerente de projetos. A desvantagem desse sistema é que não existem garantias de realocação ao encerrar o projeto e pode acontecer duplicidade  de funções.

Ser gestor é estar pronto para lidar com as adversidades e situações vivenciadas em grupo. Ao gerenciar pessoas, o  bom líder  deve conseguir ter um bom jogo de cintura para criar estratégias  dentro das organizações que atendam as necessidades tanto da empresa como dos empregados.


FONTE: http://blog.sucessoclub.com.br/dificil-arte-gerenciar-pessoas/#