quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SER BEM EDUCADO É...


  • Praticar boas maneiras no cotidiano;
  • Saber se relacionar com as pessoas e conquistar sua cooperação;
  • Respeitar as diferenças entre as pessoas;
  • Ser capaz de escolher o comportamento certo para cada ocasião, usando sempre o bom senso;
  • Aprender a se auto encantar diariamente;
  • Saber que uma imagem pessoal bem cuidada abre as portas para o sucesso;
  • Prezar pela pontualidade em todos os compromissos;
  • Saber encantar seus clientes internos em suas relações profissionais; 
  • Saber conduzir o carro com elegância;
  • Fazer críticas produtivas e construtivas;
  • Fazer com as reuniões sejam absolutamente produtivas;
  • Saber tirar proveito da cortesia e da gentileza ao usar o telefone;
  • Usar o telefone celular sem ser inconveniente;
  • Encantar clientes com atendimento de excelência;
  • Saber se apresentar e apresentar as pessoas corretamente umas as outras;
  • Respeitar a convivência em espaços públicos como: cinemas, escadas, rua, elevador, bancos...;
  • Conhecer a importância dos cartões de visita e saber como usá-los;
  • Saber escolher o traje correto para todas as ocasiões;
  • Frequentar restaurantes com segurança e desenvoltura;
  • Demonstrar total elegância nos modos à mesa num almoço ou jantar de negócios;
  • Zelar pela imagem e reputação da empresa em congressos, feiras e convenções;
  • Saber proceder em comemorações internas da empresa;
  • Saber como presentear e ser presenteado;
  • Preparar-se adequadamente para viajar;
  • Comportar-se corretamente quando se hospedar em hotéis;
  • Saber negociar com elegância em diferentes países e múltiplas culturas; 



Fonte: ARAÚJO, Maria Aparecida A. (2004)