terça-feira, 18 de novembro de 2014

FRASES INSPIRACIONAIS PARA REPENSAR SUA VIDA PROFISSIONAL




Segunda-feira de manhã, basta dar uma corrida de olho na time line de suas redes sociais para ver inúmeras fotos e frases que tem por objetivo inspirar e motivar, mas será que elas realmente são capazes de provocar a mudança necessária?

Eu mesma, sou daquelas que volta e meia coloca uma frase que achou bacana em diversos meios digitais, para mim, vale até assinatura de e-mail.

O que me levou a escrever este artigo, não foram as frases “inspiracionais” em si, mas seu significado mais amplo ou seja, a lição embutida que cada uma pode trazer, contribuindo assim para o crescimento pessoal e profissional.

Chamo de frases inspiracionais porque como psicóloga, acredito que a motivação seja algo que necessita de uma compreensão mais profunda, com análises de fatores internos e externos, já a inspiração por sua vez é o primeiro passo que promove ou como sua derivação mesmo sugere, inspira a ação.

Para isto, reuni 10 frases que de alguma forma transmitem uma mensagem mais profunda do que suas breves linhas podem abarcar.
Tomei o cuidado de interpretar livremente pois, a mim era o que parecia significar. Fique à vontade para dar a elas o sentido que lhe cabe, aposto que por trás destas palavras, você poderá encontrar aquilo que lhe seja necessário para o momento em que está vivendo.

1 - Nem sempre os mais talentosos se destacam: São os persistentes que se sobressaem – Mary Kay Ash

Conheço talentosos fantásticos, mas que perderam muitas oportunidades, justamente por não persistir e acreditar que poderiam vencer com seu talento. Ao passo que do mesmo modo, conheci pessoas não tão talentosas que acabaram se destacando em áreas onde hoje são referencias porque persistiram e foram se aperfeiçoando com o passar do tempo. Não estou falando em mediocridade, nem do tão conhecido “Q.I” (Quem indica), falo de persistência, aquela que anda de mãos dadas com a vontade de ir além. Se você tiver talento e aliar isso à persistência, terá nas mãos uma formula poderosa para o sucesso, basta apenas ir em frente, mas isso é conversa para a frase abaixo.

2 - Planos não passam de boas intenções, a menos que se transformem imediatamente em trabalho duro – Peter Drucker

E quem ousaria discordar de Drucker? Eu não! De nada adianta ficar sonhando e planejando, se você não arregaça as mangas e se põe a trabalhar duro para realizar o que quer. Veja bem, trabalhar duro não significa se matar de trabalhar, longe disso. Trabalhar duro está muito ligado a visão estratégica, persistência e alinhamento para se chegar ao resultado que deseja.

3 - Se não arriscar nada, seu risco é ainda maior – Erica Jong

Quem nunca teve medo, que atire a primeira angústia... É óbvio que em diversos momentos da vida temos medo de arriscar, no entanto estagnar pode ser ainda pior. Pare e reflita sobre os melhores momentos de sua vida, na certa em muitos deles, você estava arriscando alguma coisa, para isto, completo também com uma frase que ouvi quando adolescente, da qual não me recordo a autoria: Quem tem medo de perder, nunca ganha – Pense nisso.

4 - Não conheço o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo – Bill Cosby

Tentar agradar a todos também é de certa forma deixar de arriscar. Quando você tenta fazer com que todos gostem de você, acaba deixando de expressar toda sua potencialidade e isto pode ser um risco quando se trata de vencer na vida. Pare e pense nas pessoas que mais te inspiram, na certa todas elas de alguma forma deixaram de se importar com o que os outros pensavam.

5 - Deixe que o mundo conheça quem você é, não como pensa que deveria ser. Se você usa um disfarce, cedo ou tarde vai esquecê-lo e aí não saberá mais quem é – Fanny Brice

De alguma forma esta frase também me remete a outra frase, esta por sua vez, de Nietzsche que diz: “Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”. Pergunte a si mesmo, eu tenho sido a pessoa que gostaria? Tenho agido de acordo com a minha essência e com aquilo que acredito ou vivo disfarçado tentando ser algo que não sou? Imagine-se encontrando com você mesmo aos 10 anos de idade. Será que esta criança iria se orgulhar da pessoa que se tornou?

6 - Grandes realizações não são feitas pela força, mas pela perseverança – Samuel Johnson

Mais uma vez, a perseverança se mostrando essencial para alcançar resultados. O segredo é não parar, seguir adiante e focar naquilo que você planejou para si mesmo. Há um tempo atrás, como boa workaholic, achava que não parar significava entrar em uma rotina frenética de fazer, fazer e fazer. Aos 30 anos, foi preciso um principio de AVC para que eu pudesse compreender que perseverança não é isso, mas principalmente ser estratégico e seletivo em suas escolhas – Estes sim, são elementos fundamentais que compõem a perseverança.

7 - O primeiro passo para conseguir o que deseja na vida é: Decida o que você quer – Ben Stein

Aqui, voltamos a falar de estratégia. E mais uma frase me vem à cabeça, aposto que você também já deve tê-la ouvido por aí: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, do filme Alice no País das Maravilhas. O fato é que se você não pensar e acima de tudo decidir o que quer, dificilmente alcançará grandes conquistas, simples assim. Parece fácil, mas ainda existe muita gente que deseja abraçar o mundo e acaba por conseguir um pouco de tudo e muito de nada, pois são conquistas efêmeras e passageiras que não realizam e ainda trazem uma sensação de frustração cada vez mais constante. Se eu pudesse resumir esta frase em apenas duas palavra, eu diria sem sombra de dúvidas: tenha foco!

8 - Lute para conquistar aquilo que você gosta ou será forçado a gostar daquilo que conquista – George Bernard Shaw

Mais uma vez, falamos de escolhas. Faça esta pergunta a si mesmo: Por que devo me contentar com resultados que não quero? Uma vida vazia, um emprego medíocre, relacionamentos rasos, será que vale a pena viver uma vida desse jeito? Coragem! O mundo é muito mais do que coexistir, trata-se muito mais de viver! Aproveite e lute para conquistar aquilo que você realmente gosta.

9 - O seu tempo é limitado, então não desperdice vivendo a vida de outra pessoa – Steve Jobs

Os maiores arrependimentos de pessoas que se dão conta que o tempo passou depressa demais, foi de não ter vivido mais suas próprias vidas. A música Epitáfio do Titãs é outro belo exemplo disso. Pare de desperdiçar sua vida vivendo em função de outras pessoas. Permita-se ser um tanto egoísta de vez em quando. Ame-se mais, dedique-se mais a você mesmo e se tem dúvidas do que escrevo agora, acredite no que diz a bíblia: Ame ao próximo como a ti mesmo, ou seja, para amar aos outros antes é necessário descobrir seu amor próprio, caso contrário é apenas servidão sem propósito e um grande desperdício de tempo (leia-se vida!)

10 - Nada dará certo se você não der certo – Maya Angelou

Acredito que esta frase dispensa interpretações, mas aqui cabe a pergunta: Como anda sua fé em si mesmo? As vezes é bom olhar para dentro e acreditar mais naquilo que você é pois, não existe nada mais triste do que virar um fantasma de si mesmo, na busca por realizações que em nada te completam.

E por fim caro leitor, não poderia fechar este texto, sem te fazer duas últimas perguntas: Estas frases também lhe fazem o mesmo sentido? Existe ainda outras citações que despertam sua vontade de fazer a diferença? Compartilhe nos comentários, aposto que você também poderá inspirar muitas pessoas.