sexta-feira, 5 de julho de 2013

HABILIDADES PROFISSIONAIS MAIS VALORIZADAS






Conseguir um emprego às vezes pode parecer uma tarefa impossível. E conseguir aquele emprego dos sonhos, então, nem se fala. É um desejo comum de muitos desempregados descobrirem qual a fórmula secreta dos bem sucedidos. Aqueles que conseguem os empregos mais difíceis, nas horas mais improváveis.

A verdade é que existe, sim, um segredo. O problema é que ele não funciona como a maioria imagina. Todos nós temos tudo que precisamos para chegar onde quisermos!O “segredo”, na verdade, nós já temos. Já sabemos, sem saber. Como isso é possível? Bem, vamos à explicação.

Entendendo

Cada empresa ou empregador está procurando por uma coisa diferente. Claro, cada vaga disponível exige habilidades diferentes, mas a coisa vai muito além disso. Algumas habilidades são visadas por qualquer empresa, para qualquer posição que o profissional possa vir a ocupar.

Apenas quando você entende completamente o que todos os empregadores procuram, é que vai conseguir entender porque ainda não conseguiu aquele emprego que tanto deseja.

Habilidades

Mas, finalmente, quais são as habilidades? Bem, aqui vai uma lista com algumas características muito procuradas por empresas e empregadores:

• Comunicação: uma das primeiras coisas que o seu possível empregador observará serão as suas habilidades de ouvir, falar e escrever bem. Saber fazer bem essas três coisas é algo imprescindível em qualquer negócio.

 Pró-Atividade: tomar iniciativa e ter antecipação a possíveis problemas e mudanças.

• Análise e pesquisa: muito ligada à pró-atividade, o empregador irá observar a sua capacidade de lidar com problemas, procurar diferentes perspectivas, procurar mais informações acerca do assunto e identificar o que realmente causa o problema, para que este venha a ser solucionado.

• Conhecimento em informática: hoje, dificilmente você encontrará alguma vaga de trabalho que não necessite o mínimo de conhecimento em informática e internet. Ter conhecimento básico para qualquer função e alta capacitação na função específica que você deseja, caso seja necessário, fará o empregador olhar para você e seu currículo com outros olhos.

• Flexibilidade: facilidade de adaptação a qualquer tipo de ambiente e habilidade em conseguir exercer mais de uma atividade contará muitos pontos.

• Relações interpessoais / Trabalho em equipe: saber interagir com seus colegas de trabalho, conseguir trabalhar junto a eles e contribuir significativamente é muito importante.

• Liderança: há quem diga que para ter liderança, é preciso nascer com ela. Porém, para o IBC é possível desenvolver esta habilidade. Em todo caso, ter liderança é saber lidar com seus colegas de trabalho e/ou seguidores, tomar iniciativa e ser guiado por objetivos.

• Responsabilidade, lealdade e profissionalismo: estas são três características muito procuradas. O profissionalismo é uma parte da fração que determina a qualidade do serviço apresentado, junto com a responsabilidade e lealdade à imagem da empresa e ao cliente.

Todas estas características são primordiais para que você consiga despertar as habilidades profissionais mais valorizadas e se destacar no mercado de trabalho.




.