Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no
trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento,
convenções sociais e ética profissional.
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É comum as pessoas tratarem com estranheza o termo etiqueta
empresarial, não tendo a real noção da importância que os profissionais de uma
empresa possuam esse tipo de etiqueta. Mas segundo o diretor executivo da
Innovia Training e Consulting, o impacto da implantação desse tipo de ação é
fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.
Ele cita como exemplo um estudo da universidade americana de
Harvard que mostra que dois terços das demissões nas empresas são causados por
dificuldades de relacionamento com os colegas, no que a falta de etiqueta
empresarial se mostra fundamental. Isso explica porque pessoas altamente
profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas
empresas e outras – nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções
e melhores oportunidades de carreira. Logo, podemos concluir que competência
técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para
criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio acaba tendo menores
chances de sucesso.
Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no
trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento,
convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Seu objetivo é
reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e
mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de
conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que
se relacionam.
Assim, ela se resume à capacidade de escolher o comportamento
correto perante o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o
sucesso nas relações de negócios e para que se estabeleça relações sólidas
entre os clientes e colaboradores. “Essa preocupação deve abranger todo o
contexto da empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma
imagem coesa de etiqueta empresarial”, explica o diretor da Innovia.
Veja algumas dicas de etiqueta empresarial preparadas por
Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting:
Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente
empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna sua
responsabilidade, principalmente o horário. Organizem-se para chegar na hora
todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não
será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para
ligarem informando sobre o atraso.
A vestimenta diz muito para as outras
pessoas assim é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores
berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder com a
seriedade. Tome cuidados com higiene pessoal.
- O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
- Sempre ao entrar em um local peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
- Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
- Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
- A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
- Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
- Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
- Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
- Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas e principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização destas, por isso busque saber os limites.
- Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
- Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
- Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.