Afinar significa apurar, harmonizar, polir e educar. Assim
como um músico afina seu instrumento antes de uma apresentação, todo
profissional de atendimento e vendas precisa estar afinado para atender
bem os seus clientes. Veja estas 10 dicas que irão te deixar afinado para
vender mais e atender melhor.
1. SORRIA - Seu
cliente precisa saber que é bem-vindo em sua empresa. Além do
mais, um sorriso sincero sempre cria empatia e atrai novos sorrisos.
2. O NOME – No campo das
relações humanas, chamar as pessoas pelo nome demonstra atenção, consideração e
profissionalismo. Pergunte o nome do seu cliente e passe a chamá-lo por esse
nome. Identifique-se através de um crachá ou cartão de visitas para que ele
possa também lhe chamar pelo seu nome.
3. COMO ELE GOSTA – Atenda
o seu cliente como ele gosta de ser atendido e não como você gostaria de ser
atendido. Ele é o cliente, e não você!
4. CLIENTE X PATRÃO –
Nem sempre o cliente está certo, mas mesmo assim a decisão de compra continua
sendo dele. O cliente não é o seu patrão, ele é o patrão do seu patrão.
Empresas precisam de clientes para manterem suas portas abertas.
5. ATENDA, CONQUISTE E ENCANTE –
Faça mais do que o cliente espera. Conquiste o coração do seu cliente e não
somente o seu dinheiro. Encante-o com um atendimento acima da média. Se ele
gostar de você, da sua empresa e do seu produto/serviço, passará a lhe indicar
para outros clientes.
6. A IMAGEM E CONFIANÇA – Boa
apresentação pessoal, postura profissional e simpatia é o princípio de um
atendimento nota dez e também de uma boa venda. Primeiro o cliente confia no
vendedor, para depois confiar no produto ou serviço.
7. SEM EXAGEROS – Esteja
sempre à disposição do seu cliente, mas sem exageros. O cliente quer que você
esteja por perto quando ele precisa, mas muitos não gostam de vendedores
“chicletes”, que são um verdadeiro grude. Neste caso, cabe a profissional de
atendimento e vendas ter sensibilidade e bom senso.
8. AJUDE A COMPRAR – Os
clientes precisam de pessoas que os ajudem a fazer uma boa compra, e não de
pessoas que queiram apenas “vender” para eles.
9. SINTA PRAZER EM SERVIR -
Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que
sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de
resolver os problemas dos clientes
10. PÓS-VENDA – Não deixe que o
cliente se sinta abandonado após efetuar a compra. Ofereça assistência técnica,
faça pesquisas de satisfação, telefone agradecendo por ele ter escolhido você a
sua empresa. Mantenha viva a “chama” do relacionamento. É mais
barato e bem mais fácil vender para alguém que já é seu cliente.
Siga estas dicas e afine-se para o sucesso!
Autor: Fabiano Brum
Site: www.fabianobrum.com.br
Acesso em: 05/062013
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