quinta-feira, 13 de junho de 2013

A PROFISSÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO






Em detrimento da atual exigência do mercado, focalizando a qualidade do profissional nas suas habilidades para tomada de decisões, proatividade, flexibilidade às mudanças, capacidade de gerenciamento e entendimento do negócio, bem como as estratégias da empresa, o profissional de Secretariado Executivo vem alcançando um patamar de importância que cresce a cada dia dentro das organizações, devido ao nível de responsabilidade que este desempenha. Com isso, o aperfeiçoamento na área administrativa torna-se necessário e a partir daí muitos profissionais mudaram de perfil, tornando-se líderes, gestores e empreendedores.




Depois de enfrentar tabus e quebra de paradigmas, o Secretariado Executivo assumiu posição de destaque dentro da empresa, sendo um desses destaques o seu novo papel na organização: gestor. As empresas procuram profissionais que tenham em seu perfil a capacidade de gerenciamento, habilidade para tomar decisões, relacionar-se com todos os níveis hierárquicos, bem como capacidade para entender o negócio e as estratégias da organização. 
       

Grandes transformações rodearam o secretariado desde o surgimento da profissão, diversos aspectos inerentes às suas atividades foram alcançados pelas novas necessidades, modificando, assim, parte da sua estrutura básica de atuação. Tanto pelo seu próprio executivo, quanto pelas exigências do mercado e pelas atualizações em termos acadêmicos, o secretariado hoje já não é mais o mesmo de 10 anos atrás.


Não basta mais assessorar o executivo, mas ter plena consciência do que ocorre ao seu redor; ele nunca estará só: sempre haverá uma equipe suportando-o nas suas ações, nos processos e que o auxiliará a alcançar os melhores resultados. Logo, auxiliar o superior e assegurar que ele realize o melhor trabalho significa, hoje, também, ajudar àqueles que estão ao seu redor. O profissional secretariado executivo passou a ser a ponte da informação, muitas vezes para intermediar a comunicação entre o executivo e os clientes internos (funcionários e colaboradores) e externos (consumidores e distribuidores).


Para Meire Naomi Fujimoto (2010), consultora de recursos humanos, o secretariado assumiu a postura de “braço direito” das corporações, tendo lugar até mesmo nos processos decisórios. Para este profissional, a capacidade de administração é o fator que mais tem agradado os contratantes e a nova chave para o sucesso é estar sempre antenado às inovações e tendências tecnológicas, tanto para o próprio desenvolvimento quanto para alcançar boas colocações no mercado.


Hoje, o profissional deve ser multifuncional, ter visão macro e agir integradamente. Versatilidade é a palavra que tem dominado o ambiente do secretariado e todas essas novas atribuições que lhe são dadas, atualmente, giram em torno desse conceito. Ter muito mais do que só o desenvolvimento de tarefas e funções pertinentes ao cargo, mas, principalmente, a capacidade de apreender novos conhecimentos e estar preparado para oferecer soluções.


O profissional de Secretariado Executivo deve manter-se sempre aberto a novas aprendizagens na execução das atividades que lhe são confiadas, com isso sempre obterá êxito, dedicando-se ao conhecimento do trabalho que irá realizar, usando sempre o bom-senso e equilíbrio para transmitir confiança e capacidade de solucionar problemas. Precisa cuidar de sua imagem, pois é por meio dela que as pessoas irão construir a imagem da organização. 


Em virtude do seu desempenho profissional e de sua capacidade de pensar estrategicamente, o Secretariado Executivo tem-se colocado em um novo patamar, no qual consegue compreender a dinâmica de todos os projetos com os quais o executivo esteja comprometido, sendo-lhe, desta forma, delegadas responsabilidades e desafios, a partir daí passa a assumir cargos de gestão.


O profissional de Secretariado Executivo deve acompanhar as mudanças, enxergar-se nos processos da empresa, tendo a visão do todo e da parte, estabelecendo critérios para a execução das atividades mais importantes para a organização, implantando uma estrutura de processos com objetivos claros e coesos com o que realmente se deseja e se faz necessário para o bom desempenho organizacional.




Fonte: PORTAL. Acesso em 06/06/2013. http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/16219/a-profissao-do-secretariado-executivo#ixzz2VR6edOkd