As empresas vêm passando por mudanças significativas em
relação às novas tecnologias, as formas de interação com o mercado e mudanças
na cultura organizacional, isso se deve ao novo perfil profissional, mas para
comandar equipes, precisa ainda algumas mudanças.
A primeira vista, pode parecer que para comandar uma equipe,
é necessário ser chefe dela, mas há diferença entre chefiar e liderar.
Um chefe
Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser
autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos
resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários
geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito
menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como
subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz,
sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha
que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é
visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em
cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é
alcançado.
Um líder
Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um
motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais
importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por
seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O
líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe
conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e
sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que
tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor
e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de
cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas
dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O
líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide
a glória quando o objetivo é alcançado.
Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se
aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma
equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente. Nos cursos de coaching,
as pessoas aprendem a liderar e serem aptos a conduzir as pessoas de uma
maneira positiva e com resultados satisfatórios.
GALISTEU, Renato. A diferença entre o líder e o chefe URL: http://informationweek.itweb.com.br/blogs/a-diferenca-entre-o-lider-e-o-chefe/
Acesso em: 08/06/2013