Por Acimarleia Freitas
O mundo corporativo exige dos executivos um número cada
vez maior de atribuições desempenhadas com rapidez e com atenção especial
à clientela. A atuação do secretário executivo contribui para alcance de toda
esta meta de atenção ao cliente. O Secretariado Executivo é um
profissional versátil, podendo atuar em diversos setores, tais como:
economia, indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, órgãos
públicos, etc. Sendo assim, percebe-se que este é um mercado muito amplo, uma
vez que esse profissional pode atuar em diversos seguimentos. As cidades mais
industrializadas são as que mais empregam esses profissionais.
As novas
tecnologias tem sido uma ferramenta fundamental para o profissional secretário,
e as organizações têm buscado profissionais cada vez mais qualificados, com
habilidade para utilizar máquinas cada vez mais sofisticadas, tais como
computadores de ultima geração, notebooks, agendas eletrônicas, smartphones,
processadores de texto, planilhas eletrônicas, programas para apresentação em
slides, etc. essas mudanças tecnológicas, levou o secretário executivo a uma
ascensão impactante das suas atividades, levando-o a uma posição de gestor,
empreendedor, assessor e consultor.
Desde
suas raízes nas civilizações antigas, o secretário, outrora os escribas, eram
pessoas da inteira confiança com quem encarrega às atividades. Nos últimos 50
anos aproximadamente, o perfil do secretário passou por grandes transformações,
deixando o perfil técnico operacional para um perfil estratégico. Pode-se dizer
que esse profissional é um elo entre corporação e cliente.
Com
tantas evoluções na carreira e uma busca incessante pela qualificação, não
podemos, no entanto, dizer que as técnicas foram deixadas de lado. Ao contrário
disso, elas devem ser aperfeiçoadas, além da busca pela qualidade da gestão
secretarial através do aprimoramento e desenvolvimento das competências
comportamentais.
Segundo
Mazulo e Liendo (2010, p. 25), o profissional secretário possui saberes
essenciais que constitui uma carreira de sucesso, são eles: uso efetivo da
comunicação, gerenciamento do tempo, relacionamento interpessoal e supervisão
de diversas áreas. Mazulo e Liendo (2010, p. 26), diz ainda que com o papel de
assessor, esse profissional necessita conhecer as técnicas utilizadas pelo seu
gestor, para que possa entender ações de liderança, motivação, negociação e
criatividade. O secretário executivo deve ainda ser conhecedor de qualidades
como: polivalência, disposição para assessorar, discrição, bom senso,
objetividade, criatividade, lealdade, respeito, iniciativa, dinamismo,
entusiasmo, paciência, tolerância, profissionalismo, pontualidade, visão
holística. Em um mercado em constante mudança, esses atributos, fará com que
esse secretário tenha um perfil adequado a função a qual exercerá.
A atuação
desse profissional passou a ter novas
responsabilidades, mais sérias e importantes para a organização,
desempenhando função de gestor de processos, gestor de pessoas, gestor de
informações, gestor de relacionamentos e até mesmo da própria carreira. Veiga
(2007, p. 23) fala sobre a mudança no papel desempenhado pelo profissional de
Secretariado organizações: “Com isso, a secretária pode se dedicar mais aos
assuntos relacionados à empresa, tornando-a necessária e importante. Hoje, além
de desempenhar suas atividades operacionais, a secretária atua como gestora de
processos, de pessoas e de informação.”
REFERENCIA
BISCOLÍ, F. R. V; CIELO, I. D. Gestão Organizacional e o Papel do
Secretário Executivo. Disponível em: Acesso em: 28 set. 2015.
BOND, M. T; OLIVEIRA, M. Manual do profissional de secretariado,
v. 1: conhecendo a profissão. Curitiba: InterSaberes, 2013. Cap. 3.
MAZULO Roseli, LIENDO Sandra; Secretária –
Rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo,
Editora Senac, 2010.
VEIGA, D. Rachel. Guia de Secretariado: Técnicas e
comportamento. São Paulo: Érica, 2007.