Por: Acimarleia Freitas
Não há registro de uma data precisa para a profissão de
secretariado executivo, mas, acredita-se que vem da época dos Faraós, 500 a.C.,
segundo Casimiro (1998), a função era exercida exclusivamente
pela figura masculina, os escribas foram considerados os primeiros secretários
da história, no baixo Império Romano eram os Taquígrafos, monges na Idade Média,
mais tarde vulgarização da estenografia, passou a ter importância nos
escritórios da Administração Pública, surgiu o secretário, período da Revolução
industrial, sendo ainda mão de obra exercida exclusivamente por homens. Na
Idade Moderna a função secretarial torna-se expressiva, para mais tarde fazer
parte da estrutura organizacional.
Após as duas Grandes Guerras, por escassez de mão de obra
masculina, surgiu a figura feminina no mercado de trabalho, e atuando no campo
secretarial com bastante atuação na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o
surgimento da mulher como secretária ocorre na década de 50. Época em que houve
a implantação de cursos na área. Como, por exemplo, Datilografia e Técnico em
Secretariado.
O Curso
de Secretariado Executivo da UFBA, primeiro a ser criado no Brasil, em 1969,
surgiu para atender a crescente demanda do mercado por profissionais
qualificados neste segmento, devido à industrialização da Bahia, com a
implementação do centro Industrial de Aratu, depois, Polo Petroquímico de
Camaçari. (EAUFBA, 2007, p.3-6).
Na década
de 50 – A Secretária executava somente determinadas Técnicas Secretariais, tais
como: datilografava, arquivava de documentos, atendia telefone e servia
cafezinho.
No começo
dos anos 60 as Secretárias conservar-se com tarefas insignificantes dos
escritórios. Somente em meados dessa década é que a categoria começou a exigir
melhores condições de trabalho, resultando assim, no surgimento do Clube das
Secretárias, no Rio de Janeiro.
Década de
70 – Foi marcada pelo fortalecimento e
crescimento do movimento. O Clube das Secretárias passou a ser denominada
Associação das Secretárias do Rio de Janeiro, com o intuito do aprimoramento
profissional. Posteriormente surgiram outras associações semelhantes em quase
todos os estados, desta forma, foi preciso criar um órgão de representação a
nível nacional, denominada: Abes – Associação Brasileira de Entidades
Sindicais. Década que também foram criadas as leis 1.421/77, de 20/09/77, que estabeleceu
30 de setembro como o Dia Nacional da Secretária e a Lei 6.556/78 de 05/09/78, reconhecendo
a profissão de secretariado. As
secretárias passaram a ter formação superior.
Na década de 80 – a profissão é
regulamentada por meio da Lei 6.556, de
5 de setembro de 1978 autorizando a criação de sindicatos, que receberam
representação nacional da Federação Nacional das Secretárias e Secretários -
FENASSEC, criada em 31 de agosto de 1988. Nesse período a FENASSEC
juntamente com os sindicatos começaram a exigir a criação de um Código de Ética
que foi estabelecido no dia 7 de junho de 1989, através da Lei 7.377/85.
Década de
90 - A Secretária tornou-se mais independente do gestor, atendendo não apenas o
executivo e também outras demandas da organização. Passando a atuar com mais autonomia,
criatividade e objetividade. Com a chegada das novas tecnologias, a forma de
trabalhar sofreu transformações, as empresas passaram a buscar profundamente a
qualidade total e a valorização dos clientes, e as técnicas secretariais,
tornam-se somente ferramentas do seu cotidiano de trabalho e não mais o centro
dele.
Agora,
século 21, espera-se que o secretário seja um empreendedor, assessor,
executante, polivalente e que tenha uma visão que privilegia o todo de um
sistema e não suas partes isoladamente, dando a esse secretário o conceito de
cogestor.
A origem
da palavra secretário vem do latim: Secretum
- lugar retirado, retiro, solidão; Secreta
– particular, segredo, mistério; Secretarium
- legar retirado, conselho privado.
REFERENCIA
BOND,
Maria T. OLIVEIRA, Marlene. Manual do
Profissional de Secretariado – Conhecendo a Profissão - Vol. I. 1ª Edição.
Curitiba, Editora: Intersaberes, 2010.
CASIMIRO, Lucia. História da
Profissão de Secretariado – A saga das (os) secretárias (os). Disponível em
<http://www.fenassec.com.br>. Acesso em 28 set. 2008.
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (EAUFBA). Projeto Pedagógico do curso de
secretariado Executivo. 2007.
História e Origem da Profissão de Secretária. Disponível em: http://portal.metodista.br/. Acesso em 11 de setembro de 2015.
Histórico da Profissão. Disponível em: http://www.dasecretariado.ufba.br.
Acesso em 11 de setembro de 2015.
MAZULO
Roseli, LIENDO Sandra; Secretária – Rotina gerencial, habilidades
comportamentais e plano de carreira. São Paulo, Editora Senac, 2010.