Por Acimarleia Freitas
O profissional de Secretariado
Executivo em tempos de globalização, segundo Grion 2008, deve estar preparado e
atualizado em seus conhecimentos no desempenho de sua profissão. Principalmente
levando-se em consideração os avanços tecnológicos.
Esse profissional têm inúmeras
competências, podemos citar várias, mas, julgo de suma importância a de falar pelo
menos dois idiomas: inglês e espanhol. Além de um bom português, que é nossa
língua vernácula; o secretário é multifuncional, sendo esse profissional um
colaborador que assume atividades de gerenciamento das atividades inerentes a
sua profissão; gestor de pessoas; assessoria direta aos executivos; pode ser um
empreendedor; tem visão estratégica da organização; sabendo ter iniciativa em
situações de emergência; sendo organizado no registro de eventos importantes do
executivo, anotando telefonemas, organizando os arquivos para que seja rápido
ao necessitar de um documento, ter uma lista de números de telefones mais
utilizados; ser eficiente, planejando sempre seu dia de trabalho, para que
quando surgir algo inesperado no decorrer do dia seja mais fácil de contornar a
situação; pontualidade e assiduidade são essenciais, pois o secretário deve
sempre estar presente antes de seu executivo; ser discreto é fundamental; ser
bem humorado, compreensível, cortes.
Além das competências do
secretário Executivo, temos ainda as habilidades profissionais, a saber:
·
Habilidades
técnicas utilizam conhecimentos, métodos e técnicas necessárias para realização
de tarefas específicas, tais como habilidade de comunicação, escrever bons
textos, técnicas de atendimento telefônico, etc.;
·
Habilidades
humanas, capacidade de conhecer o trabalho das pessoas, analisando as suas
atitudes e motivações, sabendo ter um bom relacionamento interpessoal com
colegas e clientes, relações públicas – caso a empresa não tenha esse
profissional, cabe ao secretário assumi-la, pela natureza de sua profissão,
para manter a harmonia nas relações de transações comerciais (MEDEIROS e
HERNANDES 2010, p. 15), Ter capacidade
de liderança e exercê-la quando preciso, cultivando entusiasmo pelo trabalho; ser
um profissional proativo ou seja, deve ter iniciativa. São pessoas que se
destacam pela sua capacidade de antecipar às situações.
·
E
habilidades conceituais, que analisa a complexidade da organização, tais como: gestão
da informação, gestão de processos, gestão de recursos materiais e financeiros,
gestão de recursos humanos, gestão de relacionamento (MAZULO e LIENDO, 2010).
REFERÊNCIA
GRION, Lauringa; A Nova Secretária – Metacompetente,
Proativa, Dinâmica. São Paulo, EditoraMadras, 2010
MAZULO Roseli,
LIENDO Sandra; Secretária – Rotina
gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo,
Editora Senac, 2010.