A singularidade do
ser humano…
Todos nós somos diferentes, na maneira de pensar, sentir,
agir, reagir, aprender e ser. Ninguém é igual a ninguém. O ser humano é um
estranho ímpar. No ambiente de trabalho convivemos com pessoas diversas. Cada
um de nós tem um jeito de ser, cada pessoa tem as suas “manias”, qualidades,
defeitos.
Conhecer o colega de
trabalho
Precisamos acima de tudo, para estabelecermos boas relações
interpessoais no ambiente de trabalho, conhecer os nossos colegas de trabalho.
Conhecer o colega de trabalho aqui, não significa necessariamente, ter
intimidade com ele, mas conhecer as suas capacidades, seus talentos, suas
habilidades e potencialidades.
A primeira impressão
é apenas a primeira impressão.
Para que possamos conhecer o nosso colega, devemos ainda,
romper a barreira da “primeira impressão é a que fica” a primeira impressão é
apenas a primeira impressão. Essa barreira pode ser a origem de futuros
conflitos no ambiente de trabalho.
A origem dos
conflitos.
Os conflitos podem ter diversas origens, dentre elas,
podemos citar: as divergências em relação aos objetivos de cada, diferenças de
personalidade. Metas etc.
Como gerenciar os conflitos no ambiente de trabalho…
Para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho, devemos
buscar IDENTIFICAR o problema, isto é, NOMEAR qual a origem
do conflito. Depois de nomear é importante ATRIBUIR RESPONSABILIDADES,
nunca falar em culpa, esta é outra questão. Por exemplo, o problema que está
gerando o conflito é a alta conta de luz na empresa, ao invés de sair
procurando quem deixa as luzes e equipamentos ligados desnecessariamente, vamos
conscientizar a todos de que somos todos responsáveis pelo uso correto dos
recursos. E depois de identificar e nomear o problema; devemos estabelecer METAS para
chegar a uma possível SOLUÇÃO.
Conviver com o
diferente…
Devemos pensar no nosso ambiente de trabalho como um AQUÁRIO,
onde convivem diversas espécies de peixes, que você não escolher para estarem
ali com você. Cada peixe tem seus hábitos, e tem em comum ali à água, o
alimento e algo que é vital para todos eles, o oxigênio. Mas se um peixe começa
a agredir o outro, a água fica suja, pesada. Assim é o nosso ambiente de
trabalho, quando começamos a agredir o nosso colega, o ambiente fica carregado,
as pessoas deixam de falar umas com as outras, o clima fica ruim, as pessoas
passam a não colaborar mais com a equipe e aí quem perde é toda a organização.
Concluindo, devemos buscar estabelecermos boas relações
interpessoais no ambiente de trabalho, para assim criarmos equipes competitivas
e vencedoras.
“Mais vale a coragem dos soldados do que a sua
quantidade” Maquiavel.