quinta-feira, 25 de maio de 2017

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO.





A singularidade do ser humano…

Todos nós somos diferentes, na maneira de pensar, sentir, agir, reagir, aprender e ser. Ninguém é igual a ninguém. O ser humano é um estranho ímpar. No ambiente de trabalho convivemos com pessoas diversas. Cada um de nós tem um jeito de ser, cada pessoa tem as suas “manias”, qualidades, defeitos.

Conhecer o colega de trabalho


Precisamos acima de tudo, para estabelecermos boas relações interpessoais no ambiente de trabalho, conhecer os nossos colegas de trabalho. Conhecer o colega de trabalho aqui, não significa necessariamente, ter intimidade com ele, mas conhecer as suas capacidades, seus talentos, suas habilidades e potencialidades.

A primeira impressão é apenas a primeira impressão.


Para que possamos conhecer o nosso colega, devemos ainda, romper a barreira da “primeira impressão é a que fica” a primeira impressão é apenas a primeira impressão. Essa barreira pode ser a origem de futuros conflitos no ambiente de trabalho.

A origem dos conflitos.

Os conflitos podem ter diversas origens, dentre elas, podemos citar: as divergências em relação aos objetivos de cada, diferenças de personalidade. Metas etc.

Como gerenciar os conflitos no ambiente de trabalho…


Para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho, devemos buscar IDENTIFICAR o problema, isto é, NOMEAR qual a origem do conflito. Depois de nomear é importante ATRIBUIR RESPONSABILIDADES, nunca falar em culpa, esta é outra questão. Por exemplo, o problema que está gerando o conflito é a alta conta de luz na empresa,  ao invés de sair procurando quem deixa as luzes e equipamentos ligados desnecessariamente, vamos conscientizar a todos de que somos todos responsáveis pelo uso correto dos recursos. E depois de identificar e nomear o problema; devemos estabelecer METAS para chegar a uma possível SOLUÇÃO.

Conviver com o diferente…


Devemos pensar no nosso ambiente de trabalho como um AQUÁRIO, onde convivem diversas espécies de peixes, que você não escolher para estarem ali com você. Cada peixe tem seus hábitos, e tem em comum ali à água, o alimento e algo que é vital para todos eles, o oxigênio. Mas se um peixe começa a agredir o outro, a água fica suja, pesada. Assim é o nosso ambiente de trabalho, quando começamos a agredir o nosso colega, o ambiente fica carregado, as pessoas deixam de falar umas com as outras, o clima fica ruim, as pessoas passam a não colaborar mais com a equipe e aí quem perde é toda a organização.

Concluindo, devemos buscar estabelecermos boas relações interpessoais no ambiente de trabalho, para assim criarmos equipes competitivas e vencedoras.

“Mais vale a coragem dos soldados do que a sua quantidade”  Maquiavel.