Nos dias de hoje, comunicação é a palavra de ordem. Seja com
os clientes, com os fornecedores ou com os funcionários, a troca de mensagens
deve ser feita de forma clara e objetiva para que todos consigam se entender.
Um erro muito comum que as organizações cometem é pensar e trabalhar a
comunicação apenas no ambiente externo, esquecendo-se de como é importante
fazê-la também internamente. Confira algumas dicas que seguem logo abaixo e que
se colocadas em prática, podem fazer um diferencial expressivo para a sua vida
e a sua empresa!
Trabalhar a consciência coletiva - Uma simples mudança
de hábito, já é capaz de alterar rotinas, minimizar erros de interpretação e
melhorar o clima organizacional. É preciso que os colaboradores entendam e
tenham consciência da importância da interação entre eles. Isso impulsionará a
produtividade, melhorando este indicador.
Incentivar o compartilhamento - É preciso ter em mente que toda organização
deve incentivar a troca como uma das atividades da comunicação no ambiente
corporativo.
Práticas, procedimentos, informações gerais: tudo o que
for útil ao desenvolvimento das atividades da empresa deve ser de conhecimento
de todos os colaboradores. Para isso, pense em canais de divulgação que sejam de
fácil acesso ao seu grupo, como e-mails, jornal mural e redes sociais
corporativas. Uso de newsletters para comunicação interna também são uma ótima
saída, assim os funcionários ficam mais inteirados sobre o que está acontecendo
na empresa.
Estimular a troca de mensagens instantâneas - Adotar
ferramentas de troca de mensagens instantâneas pode ser um facilitador dentro
da empresa. A comunicação em tempo real faz com que os colaboradores sintam-se
estimulados a compartilharem e a interagirem. O Google Hangout, por exemplo, é
uma alternativa interessante para aproximar gestores de seus funcionários e
torná-los acessíveis. Essa plataforma permite, além da troca de mensagens
instantâneas escritas, chat de vídeos.
Utilizar agendas online compartilhadas - Esta é uma
excelente ferramenta para que todos os funcionários tenham conhecimento das
atividades realizadas pelos seus gestores e pelo restante da equipe. Aqui, a
Google também oferece uma grande alternativa! Pelo Google Agenda, é possível
visualizar tarefas, sugerir edições, deixar comentários ou adicionar outras
atividades. Inclusive, a ferramenta é eficaz para funcionários que dividem as
mesmas tarefas.
Estimular o uso da intranet - Dentro do próprio site da
empresa, pode ser criada uma página exclusiva para os colaboradores, de forma
que eles acessem com seu login e senha, independente de onde estiverem e terem
acesso às informações da organização. Essa é uma ferramenta eficaz para, por
exemplo, avisar funcionários e gestores sobre alterações estratégias ou
políticas da empresa. Importante que a intranet não substitua outras formas de
comunicação.
As dicas foram dadas! Agora, cabe a você "colocar a mão
na massa" e melhorar a comunicação interna da sua empresa. Vai perder
tempo?
Por Cláudio Santos
Palavras-chave: | comunicação
interna | produtividade | aprendizagem |