Etiqueta no mundo dos
negócios é fundamental. Saber se portar corretamente no ambiente de trabalho é
essencial para ser reconhecido dentro de uma empresa e poder aumentar as
oportunidades ao longo da carreira. Portanto, é preciso estar atento: em um
mercado tão competitivo um bom comportamento pessoal pode ser o diferencial
para quem quer se destacar.
Para ser um profissional
qualificado é necessário possuir conhecimentos técnicos e profissionais, que
envolvem as habilidades e capacidades na execução das atividades, e também
conhecimentos pessoais, que envolvem o cuidado com a imagem, a postura e o
comportamento diante de outras pessoas. A falta de etiqueta pode comprometer a
conquista de um cliente, um grande negócio ou um bom emprego.
A psicóloga Luciana Serafin
revela que na vida profissional comportamentos como serenidade, compromisso e
ética estão entre os mais valorizados dentro de uma empresa. Por isso o
profissional deve prezar por uma conduta que não incomode ou desrespeite os
demais, desde a sua maneira de agir e falar até a forma de se vestir. A rotina,
o dia-a-dia estafante e as preocupações com metas, eficiência e lucratividade
não podem se tornar um empecilho para as boas maneiras.
Atitudes discretas preservam
a harmonia do ambiente
No trabalho, a pessoa deve
ter acima de tudo discrição em seus atos, pois certas “brincadeiras” ou
comentários podem ofender outras pessoas e gerar situações constrangedoras.
Nestes casos, a melhor maneira de contornar a situação é pedir desculpas e
cuidar para que não ocorram novamente.
As empresas valorizam as
atitudes de seus empregados, como a postura e o medo de proceder diante dos
obstáculos. Saber agir em momentos difíceis do dia-a-dia representa vantagem
competitiva, o que demonstra que o empregado tem um bom senso e está preparado
para representar a empresa em qualquer ocasião.
Todas as atitudes que
incomodam as pessoas são consideradas falta de respeito e por isso deve haver
uma série de cuidados, como por exemplo: não bater o telefone, falar alto,
importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, entre outros.
Ser elegante em um ambiente
de trabalho e bem educado, não significa bajular todo mundo e sim ser cortês,
simpático e sociável. Isto certamente facilitará a comunicação e tornará o
convívio mais agradável e saudável.
Cuidar da aparência é
imprescindível
A maneira de se vestir
influencia de forma decisiva na relação profissional. A utilização de roupas
inadequadas pode fazer com que as pessoas se sintam pouco à vontade ao seu lado
e mantenham distância.
A roupa depende muito do
ambiente de trabalho que o profissional atua, pois existem empresas com
ambientes mais formais e outras nem tanto.
Há empresas que criam
códigos sobre como cuidar da aparência, entretanto, as que não tem, os
profissionais devem ter um senso crítico e observar como os colegas e
executivos se vestem e assim ter uma base do que pode ser usado.
Roupas limpas e discretas,
corte de cabelo, barba feita e unhas bem cuidadas, fazem parte da etiqueta, não
significa ser obrigado a seguir as tendências da moda, mas a maneira de se
apresentar demonstra elegância e respeito.
A comunicação direta e
cortês gera mais resultados
O profissional deve saber se
portar corretamente com clientes ou colegas de trabalho, seja pessoalmente, por
e-mail ou em ligações. A linguagem é fundamental, mas deve haver também
educação, cortesia e objetividade.
Encontros profissionais
Em um encontro profissional
é importante agir com naturalidade e se apresentar atencioso. Dicas simples
como falar “Como vai?” ou utilizar a expressão “Muito prazer” são infalíveis. O
que deve ser evitado são ações que demonstrem intimidade como dar beijos,
abraçar ou dar tapinhas nas costas, isso pode acabar demonstrando uma atitude
antiprofissional. Ao se despedir o ideal é estender a mão direita com firmeza
(sem exagero) e acompanhar o cumprimento com um sorriso amigável. Se for
apresentar alguém, o importante é informar algo além do nome e cargo, o que
ajuda a colocá-la dentro do contexto, facilitando a conversação. Os homens sempre
devem se levantar para cumprimentar. As mulheres, não precisam.
Falar bem
A maneira de falar é uma das
habilidades essenciais no mundo dos negócios. Os profissionais devem tomar
cuidados com erros gramaticais, de pronúncia e de vocabulário, isso acaba gerando
dificuldades em persuadir os outros a aceitar suas ideias ou a comprar seus
produtos. Falar muito também atrapalha reuniões de negócios, pois deixa o
interlocutor sufocado, sem conseguir expor suas ideias.
No ambiente de trabalho para
ter uma boa convivência, não se deve exagerar no tom de voz e maneirar nos
gestos.
Ao telefone
O uso do telefone para o
fechamento de negócios é fundamental no mundo corporativo, porém seu mau uso
pode significar perda de tempo, de oportunidade e de dinheiro.
A melhor maneira de fazer
uma ligação é se identificar, explicar o motivo do telefonema e perguntar se há
disponibilidade para conversarem. A conversa deve ser com uma voz clara e
alegre. O ideal é focar somente no assunto, se mostrar interessado, saber ouvir
e demonstrar entusiasmo, estimulando assim o outro a falar.
E-mail
A eficiência no ambiente
virtual, também é de extremo valor. A linguagem deve ser direta, simples,
objetiva, clara, educada, e sem erros de português e digitações.
A formatação também pode
influenciar a maneira que o leitor irá interpretar a informação, por isso deve
ser evitado o uso de letra maiúscula, pois passa a mensagem de que estaria
gritando e o excesso no uso de cores, fontes diferenciadas, pontos de exclamação,
cifrões e afins. O e-mail da empresa também não deve ser usado para fins
pessoais.
O comportamento em reuniões
é decisivo
As reuniões de negócio são
sempre boas para o profissional expor o seu comportamento. Há algumas regras
básicas a serem seguidas como:
· Não se atrasar;
· Usar roupas formais;
· Memorizar o nome das
pessoas presentes na reunião;
· Utilizar a forma de
tratamento mais adequada (Senhor, Senhora, Doutor, etc.);
· Sentar-se de maneira
correta;
· Evitar expressões ou
gestos bruscos;
· Evitar falar sobre
assuntos pessoais;
· Focar no tema da reunião;
· Responder as perguntas e
expor suas ideias quando tiver certeza do assunto;
· Cuidar para que ninguém
sinta que está impondo algo;
· Estar preparado para ouvir
as ideias de todos;
· Planejar o que vai falar;
· Respeitar o cronograma
previsto;
· Não utilizar ou deixar o
celular ligado;
· Caso a reunião comece
atrasada, explique que precisará sair um pouco antes.
A troca de cartões em geral
é feita no inicio da reunião. Uma prática comum é deixá-los à vista, caso o
nome de uns dos participantes lhe escape. Quando o encontro é informal, os
cartões são trocados ao fim da reunião. A troca de cartões deve acontecer
quando houver interesse para um contato futuro e jamais deve ser feita quando
estiverem comendo.
Eventos empresariais também
exigem moderação
Em eventos promovidos pela
empresa, o cuidado deve ser praticamente o mesmo do dia-a-dia no trabalho.
Apesar de o ambiente ser mais descontraído, o profissional não deve achar que é
diversão, evitando assim os excessos, como informalidade demais, falar alto,
beber demais, entre outros. “Normalmente para almoço de negócios, caso você
esteja convidando, o ideal é sempre perguntar ao convidado se ele tem alguma
preferência. Caso contrário procure um bom restaurante à ala carte, com uma boa
variedade de pratos, pois agradam todos os gostos”, comenta Luciana.
Fechando negócios em
qualquer lugar
Com um mercado cada vez mais
competitivo, empresas apostam em um bom atendimento para fechamento de negócios
importantes. A eficiência e a elegância estão em alta. Com isso a etiqueta
corporativa virou uma questão de sobrevivência social e profissional.
Um erro, ou distração, comum
entre os profissionais é achar que a etiqueta corporativa só se limita ao país
ou cidade onde a empresa está inserida. Entretanto a forma de negociar varia de
país para país e até de cidade para cidade. Por isso, o profissional deve
estudar os costumes locais e a maneira que os anfitriões agem em reuniões de
negócios para não cometer nenhuma gafe.
Dica
O livro “Nem só de
marketing… Postura e comportamento no mundo corporativo”, escrito por Roberto
Teixeira da Costa e Susanna Sancovsky, revela gafes e deslizes que podem
atrapalhar o fechamento de um negócio importante. No livro é destacado o costume
que certos brasileiros têm de adiar projetos, atrasos e improvisos que acabam
impedindo certas negociações com estrangeiros.
Saber como agir em
diferentes situações do dia-a-dia, como a hora certa de falar e escutar fazem
parte da etiqueta profissional. Essas pequenas “regras” fazem a imagem do
profissional se destacar e assim ser valorizada.
* Luciana Serafin –
Psicóloga, pós-graduada em Administração de RH e Planejamento e Gestão de
Negócios.