Nesta quinta-feira, (01/05), comemora-se o dia do Trabalhador no Brasil e em diversos outros países. A data é uma homenagem a todos aqueles, que passam grande parte de suas vidas dedicando-se às suas atividades profissionais.
Em maio de 1886, em Chicago nos Estados Unidos, aconteceu uma manifestação de trabalhadores, protestando contra a sobrecarga de trabalho, que na época ultrapassava treze horas. O evento, conhecido como a Revolta de Haymarket, que durou alguns dias, resultou na morte de alguns manifestantes, que entraram em confronto com a polícia.
A partir daí, as organizações em prol dos trabalhadores foram surgindo no mundo todo. E em 1919, em Paris, foi instituída a jornada de 8 horas diárias de trabalho, e ainda o dia 1º de maio como o Dia do Trabalhador, escolhido devido a data que iniciou a Revolta de Haymarket.
Hoje, o 1º de maio é comemorado em diversos países, e é quando se homenageia as conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos, além de ser uma data simbólica em que se reivindica outros benefícios e direitos.
Nossa relação com o trabalho
Passamos um terço de nosso dia dedicando-nos a atividades profissionais, isso durante cerca de 30 a 35 anos, em média. Por isso devemos ter prazer em nosso trabalho.
Quando escolhemos nossa profissão e até mesmo um lugar para trabalhar, precisamos que eles sejam congruentes com nossos valores e crenças, assim como nossas expectativas, sejam elas profissionais ou pessoais.
“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” A célebre frase do filosofo Chinês, Confúcio, faz muito sentido, pois para dedicar tantas horas por dia, e tantos anos de nossa vida, é preciso fazer algo que realmente traga satisfação e plenitude.
Nesse sentido, convidamos você a refletir sobre sua carreira, sobre sua profissão. Você está satisfeito com seu trabalho? Você é realizado profissionalmente? Sua carreira está alinhada com sua vida pessoal? Como você se vê daqui 5 anos? E daqui a 10?
Se você não está satisfeito com seu trabalho, o que você precisa fazer efetivamente para mudar isso? E se está satisfeito, o que pode fazer para melhorar e continuar neste caminho?
E nesse dia 1º de maio, dia do trabalhador, o que você tem a comemorar? Quais foram suas conquistas? E quais serão as futuras realizações que você está planejando comemorar?
Faça uma análise, coloque tudo no papel e parta para ação. Nós somos resultados das nossas escolhas, e nossas conquistas fruto do nosso trabalho. Então comemore!
Feliz Dia do Trabalhador!
http://www.ibccoaching.com.br/blog/o-trabalho-nosso-de-cada-dia/