sexta-feira, 13 de maio de 2016

COMO GERENCIAR SUA CARREIRA E FAVORECER O SUCESSO


Você tem um plano para gerenciar sua carreira?  Tenha em mente que o ideal é dar um passo de cada vez. O planejamento profissional pode ser elaborado tanto por jovens que estão na universidade e não imaginam o que o destino lhes reserva, mas têm ideia do que desejam e isso é um passo à frente, como por profissionais que já estão no mercado de trabalho e ainda não traçaram seus objetivos.

Desenvolvimento de competências

Para ter sucesso na carreira e organizar um planejamento realista, o primeiro passo é descobrir o que realmente você gosta de fazer. Compare as situações, enumere o que lhe dá mais prazer e aposte nessas aptidões e no desenvolvimento das competências que te favoreçam.

Quem já está atuando no mercado de trabalho, antes de criar um novo plano para gerenciar sua carreira, deve aproveitar para observar quais são as atividades inerentes a sua rotina que mais lhe dão prazer, elas podem apontar qual o melhor caminho a investir.

A observação é um dos pontos mais importantes para iniciar o planejamento. Após esse período de observação, o ideal é buscar informações sobre cursos e meios para desenvolver as principais competências que podem contribuir para o seu crescimento.

Em seguida faça uma análise para saber se tudo o que está acontecendo dentro da sua realidade – cursos, graduação, idiomas, experiência, etc – está acrescentando algo em sua carreira.

Se a resposta for sim, você tem grandes chances de estar no caminho certo…

Se for não, o ideal é avaliar quais são as possibilidade de mudar e alinhar a sua realidade com os seus sonhos.

Construindo o planejamento para gerenciar sua carreira

Ao gerenciar sua carreira, ter ambição e apostar na aquisição de conhecimentos é importante, porém é necessário ter em mente que não é possível controlar toda a sua trajetória.

O ideal é saber identificar as oportunidades e, aos poucos, ir construindo sua realidade de acordo com seu planejamento.

Muitos fatores influenciam a realidade corporativa, como tendências econômicas, eleições políticas, mudanças tecnológicas, crises, entre outros fatores. Por isso, ao gerenciar sua carreira, esteja preparado para ser humilde e reconhecer com sabedoria o exato momento de mudar ou continuar em um determinado emprego ou curso, que podem ou não acrescentar nada em sua trajetória.

Saber gerenciar sua carreira é fundamental. Alguns itens podem aumentar a sua probabilidade de sucesso, por isso inclua em seu planejamento:

Faça do planejamento profissional um processo contínuo, que deve ser gerenciado constantemente.

A cada novo passo, pergunte a si mesmo se isso está acrescentando algo em seu futuro.

Aposte na aquisição de conhecimentos que melhorem suas habilidades e competências necessárias em seu desempenho.

Escolha e invista em novos cursos, sempre que necessário.

Aceite empregos que sejam desafiadores e permitam expandir seu conhecimento.

Se tiver a oportunidade, faça um intercâmbio, não só como estudante, mas como profissional, para desenvolver seu conhecimento e vivenciar novas experiências.

Amplie e mantenha ativa a sua rede de contatos.