sábado, 15 de agosto de 2015

CUIDADO COM O "ONDE"

Pessoal, um cuidado que todos devem tomar em textos escritos e falados é com o uso indevido do pronome relativo “onde” em sentenças como estas (e isso mais parece uma febre por aí):

“O século onde se desenvolveu a teoria da informação acabou há pouco.”
“O discurso onde o presidente acusou os pecuaristas não convenceu os críticos.”

Tanto a palavra “século” como a palavra “discurso” não são locais, não dão ideia de lugar. Não podemos, portanto, unir as frases com o pronome “onde”.  Ao invés, use “em que”. 

"O século em que se desenvolveu a teoria da informação acabou há pouco.”
“O discurso em que o presidente acusou os pecuaristas não convenceu os críticos.”

Você sempre pode trocar “onde” por “em que”, mas nem sempre “em que” por “onde”. 

Lembrem-se: onde retoma ideia de lugar, somente. 

Exemplos:

A casa onde morei quando era criança foi destruída pelas águas do rio. (casa – indica lugar).
A cidade onde moro fica no litoral. (cidade – indica lugar)

Onde: lugar...lugar...lugar...



sexta-feira, 14 de agosto de 2015

HABILIDADES PROFISSIONAIS MAIS VALORIZADAS








Conseguir um emprego às vezes pode parecer uma tarefa impossível. E conseguir aquele emprego dos sonhos, então, nem se fala. É um desejo comum de muitos desempregados descobrirem qual a fórmula secreta dos bem sucedidos. Aqueles que conseguem os empregos mais difíceis, nas horas mais improváveis.

A verdade é que existe, sim, um segredo. O problema é que ele não funciona como a maioria imagina. Todos nós temos tudo que precisamos para chegar onde quisermos!O “segredo”, na verdade, nós já temos. Já sabemos, sem saber. Como isso é possível? Bem, vamos à explicação.

Entendendo

Cada empresa ou empregador está procurando por uma coisa diferente. Claro, cada vaga disponível exige habilidades diferentes, mas a coisa vai muito além disso. Algumas habilidades são visadas por qualquer empresa, para qualquer posição que o profissional possa vir a ocupar.

Apenas quando você entende completamente o que todos os empregadores procuram, é que vai conseguir entender porque ainda não conseguiu aquele emprego que tanto deseja.

Habilidades

Mas, finalmente, quais são as habilidades? Bem, aqui vai uma lista com algumas características muito procuradas por empresas e empregadores:

• Comunicação: uma das primeiras coisas que o seu possível empregador observará serão as suas habilidades de ouvir, falar e escrever bem. Saber fazer bem essas três coisas é algo imprescindível em qualquer negócio.

 Pró-Atividade: tomar iniciativa e ter antecipação a possíveis problemas e mudanças.

• Análise e pesquisa: muito ligada à pró-atividade, o empregador irá observar a sua capacidade de lidar com problemas, procurar diferentes perspectivas, procurar mais informações acerca do assunto e identificar o que realmente causa o problema, para que este venha a ser solucionado.

• Conhecimento em informática: hoje, dificilmente você encontrará alguma vaga de trabalho que não necessite o mínimo de conhecimento em informática e internet. Ter conhecimento básico para qualquer função e alta capacitação na função específica que você deseja, caso seja necessário, fará o empregador olhar para você e seu currículo com outros olhos.

• Flexibilidade: facilidade de adaptação a qualquer tipo de ambiente e habilidade em conseguir exercer mais de uma atividade contará muitos pontos.

• Relações interpessoais / Trabalho em equipe: saber interagir com seus colegas de trabalho, conseguir trabalhar junto a eles e contribuir significativamente é muito importante.

• Liderança: há quem diga que para ter liderança, é preciso nascer com ela. Porém, para o IBC é possível desenvolver esta habilidade. Em todo caso, ter liderança é saber lidar com seus colegas de trabalho e/ou seguidores, tomar iniciativa e ser guiado por objetivos.

• Responsabilidade, lealdade e profissionalismo: estas são três características muito procuradas. O profissionalismo é uma parte da fração que determina a qualidade do serviço apresentado, junto com a responsabilidade e lealdade à imagem da empresa e ao cliente.

Todas estas características são primordiais para que você consiga despertar as habilidades profissionais mais valorizadas e se destacar no mercado de trabalho.




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quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CINCO PRÁTICAS PARA MOTIVAR UMA EQUIPE POUCO PRODUTIVA


 

1 - Observe cada colaborador, individualmente:

Olhe para cada membro de sua equipe de forma única. Analise seus potenciais e vulnerabilidades. Se precisar, anote em uma planilha, para pensar e analisar como você pode realocar cada membro de sua equipe para uma função na qual ele produza mais e melhor, de acordo com as suas habilidades.

2 - Converse com a sua equipe

Explique cada situação em detalhes, de preferência utilizando gráficos, índices de produtividade e histórias de exemplo. Peça a seus colaboradores sugestões para melhorar esse quadro. Assim, todos se tornam mais participativos e contribuem para que a equipe se torne mais produtiva e eficiente.

3 - Ofereça um bom plano de carreira

Esse é um item importante para que o líder consiga motivar a sua equipe de forma efetiva. Assim, os profissionais trabalham com mais foco e direcionamento. Uma organização onde não há esse tipo de incentivo faz com que a rotatividade da empresa seja maior, porque nenhum profissional gosta de chegar ao “fim” da linha, sem ter nenhum outro degrau para subir. Isso não é bom para ninguém na sua organização.

4 - Lute bravamente para reter os seus melhores talentos

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os bons profissionais são disputados e uma boa empresa precisa saber como reter esses talentos, nem que seja com unhas e dentes. Para isso, o ideal é reconhecer o potencial destes profissionais e delegar tarefas que sejam mais adequadas ao perfil de cada um. Assim, eles se sentem mais satisfeitos e motivados para o trabalho, além de agradecer pelo fato de você valorizá-los acima da sua concorrência.

5 -  Promova encontros sociais aos finais de semana ou depois do trabalho

Este tipo de atividade é excelente para fazer com que seus colaboradores interajam mais uns com os outros, fora do ambiente de trabalho. Pode até parecer bobo e sem sentido, mas esse tipo de atitude faz com que os membros da equipe se conheçam mais e, com isso, possam trabalhar mais integrados dentro da empresa, com maior senso de companheirismo.

Essas atitudes podem ser trabalhosas para o líder, dependendo do baixo nível de produtividade da equipe que precisa ser motivada. Apesar disso, o que ele deve ter em mente é que:

Todos esses passos formam um processo de desenvolvimento contínuo.

Com a evolução, todos vão sair ganhando. A empresa produz mais e melhor, os profissionais se sentem mais satisfeitos e o líder passa a ser reconhecido e respeitado pela sua capacidade de gerenciar pessoas e lidar com conflitos.

Uma outra característica não mencionada e essencial de qualquer líder que queira motivar sua equipe é saber controlar suas emoções em momentos complicados.


Acesso em 19/07/2013. http://comomotivarumaequipe.com.br/ 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: DO AGENTE PÚBLICO AO AGENTE POLÍTICO





Autor: Acimarleia Freitas

O comportamento e o caráter dos seres humanos é um estudo da moral e da ética. Busca expor o que causa, a cada sujeito, determinado jeito de agir. A ética estuda os valores que conduzem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que modo elas vivem em harmonia com as outras. 

A ética distinguir-se de moral, uma vez que, a moral é pautada em regras, normas e tradições culturais. Já a ética é o jeito de agir das pessoas. A filosofia ética de Kant, parte do pressuposto que é natural do ser humano ser capaz de praticar os mais nefastos atos, tais como, ser egoísta, ambicioso, destrutivo, agressivo, cruel, ávido de prazeres que nunca são saciados e pelos quais matam, mentem e roubam.

Ao considerar a ética de Kant, verifica-se que se trata de uma teoria sobre a ação do homem que deseja constituir o que é sensato de modo universal. Segundo Shaui M. (2006) Para que haja comportamento ético, é preciso que tenha o agente consciente, ou seja, aquele que diferencia o bem e o mal, correto e incorreto, lícito e ilícito.  Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.

Consciência e responsabilidade são qualidades essenciais à ética. O ser humano aprende a ter consciência ética, como a educação e a cultura são aprendidas, sendo assim, na administração pública a ética, pode ser desenvolvida junto aos servidores públicos, ocasionando deste modo, transformação na gestão pública que deve ser notada pelo cidadão que dela se utiliza.


Por que deve haver ética em uma organização? Para gerar confiança na equipe; para realizar serviços com qualidade respeitando o cidadão que necessita do serviço público; gerar maior produtividade, de forma sempre honesto.cEspera-se, dentro da perspectiva ética, que as pessoas dentro de uma organização, apresentem um caráter ativo e não apenas passivo. Há uma diferença entre se comportar bem e agir bem.

No serviço público, a questão da ética, está pautada no comportamento dos servidores que estão em cargos públicos, seja ele comissionado ou efetivo. Tais indivíduos devem agir de acordo com um padrão ético, expondo valores morais no seio da sociedade.

Quando a sociedade elege para um cargo público, um candidato para funções do poder executivo ou legislativo, esta sociedade está depositando confiança a este agente político. Desta forma espera-se que estes desempenhem as atividades as quais foram eleitos nos moldes dos padrões éticos. Da mesma forma, o servidor público, que adquire sua colocação através de concurso público, precisa adotar o compromisso de promover a igualdade social, de desenvolver a cidadania e de reforçar a democracia, agindo sempre de forma ética.

Um servidor seja ele, técnico ou agente político, do mais auto ao menor dentro da organização, deve desempenhar duas atividades no setor público tendo a capacidade de pensar de forma estratégica, inovadora, organizar formas eficazes, eficientes e efetivas de trabalho.

No atual cenário nacional, em que manifestações se espalham por todo país e a população exige das autoridades uma postura ética, percebe-se que a ética necessita ser incrementada para dá prosseguimento ao método de melhoria do serviço público brasileiro, com ênfase no aprimoramento dos agentes públicos e, mais especificamente dos agentes políticos.



Acesso em 22/07/2013. URL:                                                                           http://blogdefilosofiadowolgrand.blogspot.com.br/2011/05/o-pensamento-etico-de-kant-ou-etica-do.html

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2006.


CHAUÍ, Marilena Filosofia - A ÉTICA DE KANT, Ed. Ática, São Paulo, ano 2000, pág. 170-172.





terça-feira, 11 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DE MANTER O CONTROLE EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO


Ter um bom currículo é, sem dúvida, muito importante para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Mas será que uma boa qualificação, experiência profissional vasta e cursos extracurriculares são os três pilares preponderantes para conseguir conquistar o chefe e os colegas de trabalho? A resposta é não!

 A falta de controle emocional pode atrapalhar e muito um profissional que queira se sobressair no mercado.

“As empresas querem – e precisam – de pessoas equilibradas, que saibam administrar o que acontece com elas no trabalho e na vida pessoal”, explica Sergio Ricardo Rocha.

Existem dois fatores prejudiciais quando o profissional costuma exagerar nas emoções, ou seja, em momentos de estresse grita e fala palavrões, vive emburrado e trata mal os colegas: “Isso afasta as pessoas, pois elas não querem receber esta energia ruim, conviver com alguém cheio de emoções descontroladas e por saberem que não terão com quem contar na hora da necessidade. Ou seja, em vez de reagirem bem, perderão o controle”, afirma Rocha.

O coach esclarece que dentro das instituições pouquíssimas atividades são realizadas isoladamente e, por este motivo, emoções exacerbadas e choros constantes geram problemas onde a produtividade é extremamente avaliada. “Convivemos o tempo todo com pessoas e a realização de parte das tarefas normalmente depende de outras. Se não tiverem carinho e confiança em nós, enfrentaremos dificuldades”, diz.

Segundo ele, o chefe avaliará se esta pessoa prejudica o ambiente de trabalho, se está preparada para liderar pessoas em uma possível promoção e se pode confiar que ela realizará as tarefas necessárias, da melhor forma e dentro do prazo estabelecido. “As pessoas são contratadas por conta das suas competências e habilidades e são demitidas por causa das suas atitudes e do relacionamento com as pessoas. Ninguém quer uma bomba relógio emocional por perto”, considera.

Sérgio cita que no livro “O Monge e o Executivo”, o autor James Hunt diz que devemos avaliar um relacionamento como se fosse uma conta bancária. Quando conhecemos alguém o saldo é nulo. Nossos comportamentos geram depósitos e retiradas. “Todas as vezes que mantemos um relacionamento saudável com as pessoas, sendo calmos, gentis, confiáveis e tratando com respeito, significa que fazemos depósitos nesta conta bancária. Então o saldo vai ficando positivo”, informa.

Desse modo, quando somos grossos, indelicados, fracos e arrogantes, quebramos promessas e não valorizamos as outras pessoas. Fazemos retiradas e o saldo vai ficando negativo. “Para cada retirada que fazemos, as pessoas só desculpam mesmo se fizermos quatro depósitos. Somos muito sensíveis, puxamos sempre a sardinha para nosso lado. Uma pessoa tende a acreditar que o que acontece com ela é muito mais forte e importante do que acontece com outras pessoas”, descreve Rocha.

Por isso, controle as emoções! O coach assegura que ao administrá-las estamos gerando produtividade, felicidade e auto realização. “Temos sucesso quando aprendemos a lidar com as situações e a viver emoções de maneira mais equilibrada. Aliás, não são apenas as nossas emoções, temos que aprender a lidar com as emoções das outras pessoas também”, salienta.

A melhor metodologia para aprender a identificar o comportamento, saber onde está, para aonde quer chegar (o que quer se tornar), quais seus pontos fortes, como contornar possíveis obstáculos e como criar uma rota de ação para o seu sucesso é a de coaching. “Quanto mais rápido entendemos como nossos valores, pontos fortes e de melhoria, motivações pessoais e profissionais potencializam ou limitam os nossos resultados, mais efetivas serão nossas ações para eliminar/minimizar improdutividade e desenvolver pontos positivos”, garante Sergio Ricardo Rocha.


Por Stefane Braga (MBPress)


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A IMPORTANCIA DO 5 "S" PARA AS EMPRESAS

    


Se sua empresa busca acompanhar as mudanças da economia mundial, ela precisa buscar também o aumento de produtividade e redução de custos através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho.


A implantação do 5S, irá resultar em melhorias de qualidade, organização e otimização em qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte.


O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Trata-se de uma filosofia, de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade. 


Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, melhorando a produção devido à alta competitividade do pós-guerra, baseia-se em 5 conceitos:


1.º S - Seiri - Senso de Utilização e Descarte 

Conceito:  Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.



O primeiro passo para se colocar ordem no ambiente é separar o útil do inútil. O que realmente é utilizado nas tarefas diárias e aquilo que raramente ou nunca usamos. 



Essa arrumação começa a dar sentido a filosofia de uma nova cultura. O que não é necessário pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora. Ao iniciar este trabalho as pessoas percebem que a maioria dos objetos ou papeis guardados realmente são sem importância e que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho ou ocupando espaço que poderia servir para organizar outros materiais mais utilizados.


2.º S - Seiton - Senso de Arrumação e Ordenação 

Conceito: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.


Após organizar e separar o útil do inútil é necessário arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa é importante classificar todos os materiais conforme sua necessidade de uso, aqueles usados com maior freqüência devem ficar sempre mais acessíveis do que os utilizados raramente. É importante que todos os materiais e objetos sejam identificados, rotulados e etiquetando para que qualquer pessoa que necessite possa encontrar com facilidade e rapidez. Esta etapa auxilia também a administração do estoque, pois os materiais são identificados com facilidade e se torna mais prático e rápido saber quando está acabando determinado item, evitando faltas ou excessos.

3.º S - Seiso - Senso de Limpeza 

Conceito: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.


Nada mais importante para a realização de um trabalho do que a limpeza. Um ambiente limpo proporciona segurança, conforto e torna o ambiente mais agradável tanto para as pessoas que ali trabalham como para as que circulam pela área.  Esta etapa consiste na conscientização dos funcionários a não sujarem o ambiente e segundo se sujar, limpar. Se cada um contribuir com a limpeza do local de trabalho muitos desperdícios de tempo e dinheiro serão evitados. "Usou, limpe e guarde".

4.º S - Seiketsu - Senso de Saúde e Higiene 

Conceito: Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.


Todos devem cuidar da sua aparência e higiene pessoal, pois transmitem a imagem da empresa. Devem-se eliminar hábitos de comer e beber no local de trabalho ou fumar (o que já é proibido por Lei).

5.º S - Shitsuke - Senso de Autodisciplina 

Conceito: Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.


Shitsuke - Senso de Autodisciplina: Fase da aceitação e comprometimento das equipes de trabalho. Apesar de ser um programa implantado para beneficio conjunto, que tanto a empresa como os funcionários terão melhorias, redução de tempo na execução das tarefas, rapidez, facilidade e maior organização, ainda poderá existir algumas resistências.

Cada uma das etapas acima se complementa, tendo cada uma sua importância e valor. 

Para iniciar a implantação do 5S faça uma reunião com todos do grupo, explane o programa, seus objetivos e os benefícios. Eleja lideres para ajudar na avaliação dos resultados e verificação da implantação. As avaliações devem ser constantes, pois somente o que for medido e avaliado poderá ser melhorado. Faça um rodízio de lideres, isto ajuda a criar um elo maior com a implantação do programa e motivar o grupo a participar. Faça reuniões periódicas apresentando os resultados, crie programa de reconhecimento se achar necessário, pois isto poderá incentivar os envolvidos.


Lembre-se, que este é um o programa que tem como objetivo eliminar desperdícios de produtos, materiais, tempo e dinheiro aumentando a produtividade e conseqüentemente a eficiência e eficácia das empresas.




Escrito por Edinilson Zanini   



domingo, 9 de agosto de 2015

VOU ESTAR ENVIANDO...???

 
Muito interessante o gerundismo que tomou conta das conversas nas empresas, nas repartições públicas, e em muitos outros lugares, até em escolas. É o caso do “vou estar transferindo...”, “vou estar enviando..”. Esse é um tempo verbal que não faz parte da língua portuguesa, pelo menos quando se trata de falar sobre coisas que acontecerão em um futuro breve. Dizem que essa mania veio da leitura de manuais em inglês nas empresas. Nem mesmo assim. Em inglês diz-se “I can’t call you at 5 tomorrow, because I’ll be taking an exam.” (Não posso te ligar às 5 amanhã porque estarei fazendo um exame). Em inglês, usa-se este tempo verbal para falar de uma ação mais longa no futuro que estará em andamento quando outra ação mais curta acontecer.

No português a frase “Amanhã às 8 horas estarei assistindo a um bom filme”, diz-nos que antes das 8 já estarei assistindo ao filme, e depois das 8 também. Contudo usar esse tempo verbal “estarei + gerúndio” para falar de uma ação a ser realizada em um futuro próximo sem estar ligada a nenhuma outra ação, soa mais como má vontade de realizar tal tarefa.

Trocando em miúdos: melhor dizer: “Um momento, por favor, vou transferir sua ligação”, “Vou enviar o e-mail em instantes”, “Farei a tarefa assim que possível”, etc.

Pode-se usar: “vou enviar” ou “enviarei”....“Vou estar enviando” não dá né gente..:-)
Outro dia escutei a frase: "Vou estar indo ao shopping daqui a pouco'', fiquei pensando: “O que isso quer dizer???


sábado, 8 de agosto de 2015

ENGENHARIA MODERNA


Engenharia Moderna

O caipira estava sentado num barranco, pitando o seu cigarrinho de palha e apreciando a paisagem quando pára um carro e descem dois sujeitos com um monte de tralhas.

O caipira fica um tempão observando-os. Mede daqui, mede dali, torna a conferir, até que o caipira não resiste e pergunta:


— Me adescurpe a intromissão, mas o que é que ocêis tão fazeno cum esssa trecaiáda toda aí?


Ao que um deles respondeu, todo educado:


— É que nós somos engenheiros! Estamos fazendo as medições para fazer uma estrada!


E o caipira:


— Ah! bão! É que aqui nóis num faiz istrada deste jeito não!


E o engenheiro, em tom desafiador:


— Ah, não? Então como é que vocês fazem estradas por aqui?


— A gente sórta um burro e vai seguindo ele, por onde o bicho passa é sempre o mió caminho pra se fazê a istrada...


— E se vocês não tiverem o burro?


— Bão... Daí nóis chama um engenheiro!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ETIQUETA EMPRESARIAL


ETIQUETA

Sem civilizaçãosem códigos de convivência, seria a barbárie, a lei do mais forte, do salve-se quem puder, e a vida nas cidades ou qualquer agrupamento se tornaria impossívelPor isso as leispor isso a etiqueta”. 

Glória Kalil

ETIQUETA EMPRESARIAL

“O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos; facilitam o trato com clientes; ajudam os executivos a portarem-se com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida social e profissional; melhoram o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma companhia; e, refletem-se de maneira positiva em todas as áreas de uma empresa”.

Mary Hopkins 
Em Tirando Proveito da Cortesia.

que é Etiqueta empresarial?

Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educaçãocom comportamentoconvenções sociaisética profissional e prescrições oficiais.

Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitospreconceitos, atritos, dúvidas, suspeitos e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimentocompreensãoconfiançacooperação e parceria entre as partes que se relacionam.

Qual a utilidade prática da etiqueta?

As pessoas que não dominam a Etiqueta Profissional, na maioria das vezesnem se dão conta das gafes que cometem, mas elas denunciam sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham.

Como não dominam a arte de saberem se comportar corretamente em todas as ocasiões, ficam claros os erros que cometem. Esses erros se tornam visíveis na aparência pessoalnos gestos, na entonação, no palavreado, passando depois para os modosapertos de mãotrocas de cartões de visitaconduta em elevadores e mesas de restaurantesuso do telefone convencional ou celular e outros.

Hoje ela é o diferencial para qualquer ambientesocial ou profissional. No socialporque alguém que cultive qualidades como cortesiaatenção e percepção torna-se muito mais atraente para se conviver. No plano profissional - não basta ser um craque em determinada áreaHojeesse é o requisito básico, o mínimo esperado de qualquer profissional. O que vai diferenciar dois craques na mesma área será justamente essa qualidade de transitar com elegância em qualquer ambiente, e se relacionar com pessoas independente da hierarquia, dominando os diferentes códigos culturais e atravessando fronteiras.

Cortesia

cortesia está além da educação e de regras de refinamento social. A diferença entre uma pessoa cortês e outra meramente educada é que o educado, em alguns casos, é polido apenas com as pessoas do seu circulo social ou de trabalho quem é cortês o é por principio, antes mesmo de saber com quem está falando ou que vantagens tal pessoa poderá ou não lhe trazer.

Palavras Mágicas

Por favorCom licençaObrigadoSem elas você nunca será respeitado nem chegará ao sucesso. Seja no dia-a-dia profissional, no elevador, no clubeem casa... Além de ajudar as pessoas a se relacionarem melhorelas impõem respeitoMas pelo amor de Deus, diga “por favor” e não “faz favor”, “com licença” e não “dá licença”. As mulheres dizem obrigada e os homensobrigado.

NÃO DIGA OU FAÇA COISAS DO TIPO

-Você engordou um pouquinho?
Eu não sabia, você está grávida? (Ela está fora de forma)
- Ai hein! Ficando careca...
Perguntar o preço da roupa que a pessoa está usando.
- Perguntar a idade ou fazer comentários do tipo: Como você está conservada!
Falar de assuntos íntimos como as suas doresdepressões e mortes na família.
Falar o tempo todo das dificuldades financeiras.
Você fez plástica?
Você se lembra de mim?
Quanto você ganha?
Ainda não casou?
Quantos anos você está fazendo?


EVENTOS

Coquetéis profissionais – é uma boa oportunidade para fazer networking, ou seja, estender ou aumentar a rede de relacionamentos e boa vizinhança.

Jantar na casa do chefe – quando o chefe convida você para um evento em sua própria casa, é preciso manter uma postura equilibrada para que seu comportamento não descambe para uma intimidade excessiva e também para não ficar travado na sala, constrangendo os anfitriões com sua timidezNão leve acompanhante sem avisar ou sem que este tenha sido convidado.

Festas de fim de ano da empresa – fazem parte do ritual de fim anoVocê não é obrigado a participarmas não ir pode contar pontos contra sua popularidadePortantoque tal irmarcar presença e sair discretamente depois de uma horaTambém procure não beber alem da contafazer comentários picantes ou ser o último a sair.



Amigo oculto – não participar é muito antipático. Se não gostar de quem tirou, não peça para tirar outroPega muito mal! Os presentes de amigo oculto têm um valor pré-estipulado, não convém extrapolar esse limiteainda que a intenção seja agradar.


http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/010904/trecho_sociedade.html



segunda-feira, 3 de agosto de 2015

QUAIS OS TIPOS DE LIDERANÇA


Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas.

Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado.

Entre os vários tipos diferentes de liderança destacamos quatro modelos:

Liderança Coaching (Leader Coach) – Nesta liderança modelada pelos princípios do Coaching, as competências são estimuladas, os projetos conduzidos em parceria, as habilidades desenvolvidas, as opiniões ouvidas e levadas em conta, os colaboradores têm a confiança em seu trabalho. Este tipo de líder sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados.

Este tipo de liderança apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo e empreendedor e também mais feliz e favorável a evolução profissional e ao alcance das metas da empresa.

Autocrática – As decisões são centralizadas no líder sem qualquer participação dos colaboradores. Este tipo de liderança é ego centrado e costuma oprimir seus subordinados. Sua presença causa desconforto, pois não valoriza as competências, conhecimentos, habilidades e os resultados dos colaboradores.

Na maioria das vezes este líder autoritário enxerga os colaboradores mais talentosos como concorrentes ao seu posto, e mantém uma postura de defesa em relação a estes. Assim, cria um ambiente de trabalho onde os profissionais são cobrados excessivamente, e tem que assumir um comportamento submisso.

Participativa – Esta liderança sabe criar um ambiente onde as decisões são compartilhadas, ou seja, os colaboradores também são ouvidos e suas opiniões, conhecimentos levados em consideração.

O líder com esse perfil sabe conduzir, ensinar, delegar e acompanhar o trabalho de seus colaboradores, e em muito se assemelha com a Liderança Coaching, pois este modelo participativo compartilha seus conhecimentos para que estes se desenvolvam e tenham mais autonomia e confiança para realizar suas tarefas.


Liberal – Neste tipo, os colaboradores têm liberdade para fazer suas funções com menos interferências diretas das lideranças, e por si só são responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho. Ainda assim, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução, cometam erros sem correção e com isso culmine em menor desempenho e queda de produção para a empresa.



MARQUES, J. R. Quais os tipos de liderança. URL:http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/teorias-da-lideranca/ Acesso em: 18/06/2013





sexta-feira, 31 de julho de 2015

PORQUE ÉTICA É IMPORTANTE





Ética não tem perdão, nem cumprimento de pena. Transgredir a ética é uma mancha para sempre.


Antigamente, moral e ética eram transmitidas às novas gerações pelas classes dominantes, pela aristocracia, pelos intelectuais, escritores e artistas. Era uma época em que os nobres eram nobres, exemplos a ser seguidos por todos.

Hoje, isso mudou. Nossas lideranças políticas, acadêmicas e empresariais não são mais “nobres”, nem se preocupam em transmitir valores morais às futuras gerações.  Nossa televisão só pensa em lucro, seus donos não têm nenhuma preocupação em ser respeitados pelos seus pares. 

Não existe mais o noblesse oblige, a obrigação dos nobres, como antigamente. Poetas brasileiros até enaltecem os nossos “heróis sem caráter”. Hoje, quem quiser adquirir valores morais e éticos neste mundo “moderno” terá de aprender as regras sozinho.

Portanto, para não perder mais tempo, vamos começar com a primeira lição. Vou mostrar a importância de criar um código de ética com um exemplo real. Um estudo de caso. Vou romancear os personagens para os proteger, mas a história é verdadeira.

Um amigo de infância, o Zeca, casou-se com a garota mais linda de nossa turma. Que para piorar a situação tinha uma irmã mais nova e ainda mais bonita de 16 anos. Nosso comentário na época era que ele estava casando com a irmã errada, mas no fundo estávamos todos morrendo de inveja. Após dois anos de casado, o Zeca acabou transando com a linda cunhada. E óbvio foi prontamente descoberto pela esposa. Foi o escândalo da cidade. Só falamos disso por seis meses. Ele se desculpou todo envergonhado dizendo: “Não sei o que passou pela minha cabeça, ela simplesmente se entregou”. Fato mais comum do que se imagina, fruto de uma rivalidade não resolvida entre belas irmãs. Muitos anos depois, cada vez que encontrávamos o Zeca tentávamos disfarçar nosso sorriso malicioso. Mesmo vinte anos se passando, toda vez que eu o encontro, a primeira imagem que me vem à mente é: “Lá vem o Zeca, aquele que transou com a cunhada”. Eu sei que Isso é totalmente injusto de minha parte, afinal seu crime não durou mais que meia hora, e ele nunca voltou a repeti-lo.  Já sofreu e pagou seu pecado, se separou, perdeu metade do seu patrimônio e mesmo assim, vinte anos depois, nós ainda o estávamos condenando.

Pelas leis brasileiras, ele já teria cumprido uma pena, seria perdoado e ponto final. Esta é a diferença entre leis e ética. Ética não tem ponto final. Ética não tem perdão, nem cumprimento de pena. Transgredir a ética é uma mancha para sempre. Um horror! Por isso as gerações mais velhas criam uma moral e uma ética, uma religião, uma filosofia de vida. Para ser transmitida às novas gerações para que elas não façam besteiras que possam marcá-las para o resto da vida. Transgredir a moral e a ética de sua comunidade traz penas bem mais severas que transgredir as leis de seu país.

Agora, ter uma religião e não seguir os preceitos que ela advoga, algo que ocorre com frequência, é o pior dos dois mundos: aí você não procura uma ética melhor que o satisfaça nem segue a ética determinada por sua religião.

Só o caso termina ainda pior. Na semana passada ligou um amigo de meu filho e anotei o recado: O Alfredo, filho do Zeca, te ligou. O Zeca, aquele que papou a cunhada? – disse meu filho com um sorriso malicioso. Acho que ninguém de nossa turma tem hoje inveja do Zeca.  Ele não somente pagou o preço, mas esse preço vai ser pago agora por seus filhos, netos e talvez bisnetos. Posso até imaginar daqui a trinta anos um comentário desses: Aquele não é o neto do Zeca, aquele que foi pego na cama com a cunhada?

Os filhos, netos e bisnetos de nossos políticos, homens públicos, líderes e artistas que romperam com a ética terão de conviver com o eterno tititi sobre seus pais e nunca saberão dos comentários ditos pelas costas.


Se você odeia as pregações de moralidade que seus pais lhe impõem, isso não o exime de procurar um sistema de referência melhor para sua vida, seja uma conduta filosófica, seja um simples livro de autoajuda. As consequências podem ser muito mais severas que as leis impostas pelo Estado, como descobriu meu querido amigo Zeca, aquele que teve uma relação extraconjugal com a cunhada.


Artigo Publicado na Revista Veja, edição 1733, ano 35, nº1, 9 de Janeiro de 2002.
Acesso em: 04/06/2013 

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A ORIGEM DA PROFISSÃO DE SECRETÁRIA



A profissão de secretária não tem a sua origem muito conhecida. Diz-se por aí que a primeira secretária foi Eva! Outros afirmam que a primeira secretária assessorou Napoleão Bonaparte, sendo demitida por pressões da Josefina! Conta-se ainda que a primeira secretária assessorou a Rainha Vitória, trabalhando com luvas e chapéu!

Através de pesquisas históricas, percebemos que o "antepassado" da secretária foi o Escriba - profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio. Lendo a descrição do trabalho do escriba, observamos que existe bastante semelhança com o trabalho da secretária, resguardando, obviamente, as características de cada época: "O escriba oriental é o homem que domina a escrita, classifica os arquivos, redige as ordens, aquele que é capaz de recebê-las por escrito e, que, por conseguinte, é naturalmente encarregado da sua execução".

Na obra "A fascinante história do livro", de José Teixeira de Oliveira, encontramos interessante citação, também sobre os escribas. Citação está que poderá, até, explicar algumas das posturas das secretárias em nossos dias: "De início, dediquemos algumas palavras aos escribas - preceptores da humanidade, segundo a expressão de Claude Abastado. Na Grécia antiga, eles constituíam espécie de confraria de letrados, privilegiada: uma casta hereditária, porém, sem o caráter sacerdotal a que outras civilizações guindaram os seus confrades. Com o advento da democracia, que proporcionou ao povo facilidades para aprender a ler e escrever - instrumentos de liberdade intelectual, de igualdade social e econômica, de progresso e de controle cívicos - seu prestígio sofreu restrição, ou melhor, adquiriu novas roupagens. Parte metamorfoseou-se em eruditos, filósofos, professores, sábios, escritores. Parte (constituída, principalmente, de prisioneiros de guerra) permaneceu na condição de escravos, a serviço de senhores capazes de aproveitar as suas aptidões mentais. Daqui saíam os secretários, os copistas e leitores (e por que não?) os colaboradores intelectuais das obras assinadas pelos amos. Cefisofão, escravo de Eurípedes, passou à História, pelas mãos de Aristófanes, como tendo participado da redação das peças do terceiro dos grandes trágicos. Perversidade do autor da Assembleia das mulheres? Na esfera da burocracia, o escriba compartilhou das prerrogativas e das penúrias que seguem os passos dos funcionários públicos em geral. Havia os secretários dos tribunais e conselhos com poderes e regalias iguais aos dos mais altos magistrados da cidade. No extremo oposto vegetavam os humildes de todas as administrações: metecos forros ou escravos, modestos cidadãos que tinham necessidade de ganhar a vida. Sua reputação não era das melhores".

Ao deparar-me com um "antepassado escravo", pergunto-me se muitas secretárias, que mantêm uma postura de submissão, não estariam ainda sofrendo as consequências daquele antigo estado? Ou, se os gerentes que insistem em tratar as suas secretárias como serventes, sem qualquer tipo de participação e iniciativa, também não estariam preservando a antiga postura dos senhores da Grécia e Roma antigas?

Uma curiosidade, agora, quanto ao desempenho dos escribas, mais tarde chamados de secretários, no Baixo Império Romano: muitos deles eram taquígrafos! No Baixo Império Romano a estenografia vulgarizou-se, assumindo importante papel nos escritórios da administração pública.

A própria palavra secretária tem origem no Latim, onde encontramos, a princípio, as palavras: secretarium/secretum, que significa lugar retirado, conselho privado; e secreta: particular, segredo, mistério.

Acredita-se que, com o passar do tempo, a grafia e o significado de tais palavras tenham sofrido alterações, surgindo os dois gêneros.

Secretária e Secretário

Durante a Idade Média a função do secretário praticamente desaparece, em face das condições políticas, econômicas e sociais. A função será exercida apenas, em parte, pelos monges nos mosteiros que, na realidade, não são exatamente secretários, mas, sim, copistas.

Na Idade Moderna, com o ressurgir do comércio, a necessidade da função do secretário reaparece. Integra-se, mais tarde, à estrutura organizacional das empresas e permanece em evolução até os nossos dias.

A mulher passa a atuar como secretária, de forma expressiva, na Europa e nos Estados Unidos, a partir das Duas Guerras Mundiais. Com a escassez de mão de obra masculina, desviada para os campos de batalha e, com uma estrutura industrial/empresarial desenvolvida, as empresas não tiveram alternativas, para manterem-se em funcionamento, senão a de utilizar a mão de obra feminina, em todas as áreas.

No Brasil, vamos perceber a atuação da mulher como secretária a partir da década dos anos 50, com a chegada das multinacionais, cuja cultura organizacional já estava habituada com a presença da mulher.

Texto adaptado do livro: Gerente e Secretária - Uma equipe de sucesso, de Liana Natalense.