domingo, 18 de maio de 2014
sábado, 17 de maio de 2014
sexta-feira, 16 de maio de 2014
AS DEZ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GESTOR PÚBLICO
O líder é fundamental para uma gestão pública moderna e
eficiente. É ele quem conduz a equipe para o alcance dos resultados esperados
por sociedade e governos. Quais devem ser as características deste líder para
que consiga entregar resultados com eficiência?
Segundo o professor Paulo Vicente Alves, do programa
Fronteiras em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral existe cinco tipos de
liderança na gestão pública: técnica, carismática, democrática, autoritária e
situacional. “O ideal é o líder possuir características comuns a todos esses
tipos de liderança, como a credibilidade técnica, o carisma, o gosto pelo
diálogo com a equipe e a atitude decisória quando se fizer necessária”,
destaca.
Outra característica vital é delegar poder à equipe. “Há o mito do super-herói
no setor público, aquele que acumula as decisões, que é a referência para os
demais, porém o gestor público moderno precisa horizontalizar o trabalho e dar
mais poder à equipe, motivando-a e ao mesmo tempo cobrando resultados”, explica
Paulo Vicente.
Ser líder do setor público requer ainda serenidade para
lidar com as pressões de prazo (entrega de relatórios, editais, licenças etc.)
e possíveis situações de crise, avaliando cenários e tomando as decisões com o
suporte da equipe. “A atitude decisória é dele, ainda mais em situações
extremas, quando mais se precisa do líder”, diz Alves. A organização no
trabalho e o foco constante nos resultados são outras qualidades
imprescindíveis para o gestor público. “O caráter nacionalista pode ser uma
ferramenta útil para o gestor conscientizar a equipe sobre a importância
daquele trabalho para o país, porém não deve ser exagerado sob pena de cair no
lugar comum e acabar gerando antipatia”, conclui o professor.
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/as-10-principais-caracteristicas-do-gestor-publico-moderno/87902/
quinta-feira, 15 de maio de 2014
A IMPORTÂNCIA DE SABER COMO SE COMUNICAR
A comunicação é um processo que envolve a troca de
informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. A
comunicação está dividida em duas maneiras:
• Comunicação Verbal: Que é a expressão do pensamento
através de palavras ou através do que é escrito;
• Comunicação Não Verbal : Que são gestos, a postura do corpo, o olhar,
expressões do rosto, o que fazemos, como agimos etc.
Comunicamo-nos o tempo inteiro. E são através desta
comunicação que passamos para os demais, o que queremos, nossas vontades,
nossas reações, os nossos conhecimentos e principalmente a nossa
personalidades. Por esse motivo, é de extrema importância, saber se comunicar,
pois ao contrário o receptor estará interpretando a sua mensagem de uma forma
totalmente diferente.
Uma pesquisa realizada mostrou que em uma escala de 100%,por
exemplo em um simples conversa, o receptor registra 55% a comunicação não
verbal,38% a forma como a mensagem é passada e 7% pelo conteúdo em si. Isso
traduz um dito popular "Não é o que você diz que fere as pessoas, mas como
você diz".
Em nossa comunicação existe a Confiança, as Barreiras
Inconscientes á comunicação e as Barreiras conscientes á comunicação. Abaixo
segue a explicação de cada uma.
COMO DESPERTAR CONFIANÇA:
A confiança que você desperta no seu interlocutor é
fundamental para a boa comunicação. Isso poderá ocorrer se forem observados os
seguintes aspectos:
• Saber ouvir;
• Acreditar no que diz;
• Sinceridade;
• Dar mais do que está pedindo;
• Falar o nome do seu interlocutor;
• Aparência;
• Aperto de mão;
• Tonalidade da voz;
• Olhos nos olhos.
BARREIRA INCONSCIENTE Á COMUNICAÇÃO:
• Egocentrismo;
• A percepção que temos do outro;
• A competição;
• A frustração;
• A transferência;
• A projeção.
BARREIRAS CONSCIENTES Á COMUNICAÇÃO:
• O emissor tem pouco conhecimento do assunto ou um preparo
inadequado;
• O emissor não acredita na mensagem;
• O emissor não está interessado no assunto;
• Tanto o emissor quanto o receptor estão momentaneamente
preocupados;
• O emissor e o receptor usam vocabulários diferentes;
• Uma falha não intencional para dizerem o que pensam;
• As diferenças culturais dos comunicadores;
• Os "status” diferentes entre os comunicadores;
• Um dos comunicadores tem reações hostis ou negativas para
com outro;
• A pressão do tempo;
• Palavras inadequadas para expressar conceitos difíceis, relacionamentos ou
situações;
• Uso de sistema inadequado de "Feedback".
Comunicação depois da sobrevivência física, é a mais
primordial necessidade do ser humano.
Abaixo segue um vídeo que resume de uma forma bem humorada
esse assunto. Confira.
quarta-feira, 14 de maio de 2014
ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida
como parte integrante do pensamento filosófico. Que por sua vez, ficou
conhecido como filosofia moral.
Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer
princípios e pressupostos de compreensão da ética.
Ou seja, a ética e parte significativa em todas as relações
entre pessoas, seja na sociedade ou nas profissões.
A evolução dos seus princípios deu-se com o processo
evolutivo da humanidade. Ela é insubstituível para a nossa conduta. Pois é
através da ética, que o ser humano define o que é bom e correto e o que ele
deveria assumir, visando o bem em comum.
“Se me pedissem para resumir em poucas palavras o que
entendo por ética, eu diria que ela consiste em viver bem com outros humanos e
usar a nossa liberdade com consciência e sabedoria, sempre seguindo nossas
vontades e fazendo a vida valer a pena.”
É através da ética que define que tipo de pessoas nós somos
e também que tipo de organização é aquela empresa.
Como ela nasce de um indivíduo, não é possível separar ética
na sociedade e a ética corporativa, pois comportamentos e ações terão o mesmo
efeito em ambos os lugares. Pois se uma pessoa possui a capacidade de criar
fofocas e intrigas em seu local de trabalho, na sociedade ela irá fazer agir
diferente?
A doação de princípios éticos e comportamentais é traduzida
também pelo nosso respeito pelas diferenças individuais e preocupações
crescentes com a responsabilidade social. Onde se é inserido as questões de
segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano de uma gestão empresarial. Que
refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.
Os princípios éticos também estão principalmente ligados a
padrões de valores que cada indivíduo possui. No entanto, sabemos que dentro de
uma organização, que por sua vez é formada por pessoas diferente, os valores
individuais que um colaborador possui nem sempre será compatível com os valores
dos demais expressos dentro dos princípios éticos.
A partir desses princípios diferentes que surgem alguns
problemas como:
- Assédio moral ou sexual;
- Fofocas;
- Intrigas;
- Desvios financeiros;
- Pessoas que não aceitam opiniões dos demais e acham que sabem tudo;
O famoso “puxador de tapete”, que passa por cima de tudo e
pior, de todos para chegar onde deseja ou por simplesmente ter o prazer de
“derrubar” o colega no qual vem se destacando devidos os seus méritos,
esforços, sua ética, profissionalismo.
Infelizmente entre os relacionamentos no ambiente de
trabalho, algumas pessoas não sabem explicar o que é certo e errado. Ou seja,
pode-se notar que a ética não está sendo respeitada e nem fazendo mais parte da
postura que todo profissional deveria ter. A falta de ética nas relações no
trabalho não é um fenômeno novo, pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o
trabalho ou as próprias definições da ética.
E ética não pode ser definido como certo ou errado, é o bom
senso, como uma pessoa enxerga e observa o mundo existente ao seu redor.
Dicas de como ser ético no trabalho:
Descrevo abaixo algumas de muitas dicas existentes de como
ser ético, confira!
Umas das coisas que considero primordial na vida em geral
são: Honestidade; Humildade e Paciência.
Esses três valores que constitui o caráter de uma pessoa,
digo que é o alicerce dos princípios ético.
1. Saber ouvir: Todos têm algo para falar, e muitas das
vezes de onde menos se espera pode surgir algo muito bom, uma ideia inovadora
para um projeto, uma solução para algo. Tenha paciência para escutar seus
colegas, sua equipe, seus liderados. Saber ouvir é uma arte, escutando-as, você
tirará melhores conclusões.
2. Saber trabalhar em Equipe: "Por trás de um
homem competente há sempre outros homens." (provérbio chinês). Maior
diferencial competitivo é o capital intelectual. Precisamos aprender a
trabalhar em equipe, fazer desabrochar o potencial de todas as pessoas,
aprender a viver com as diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe
dentro da organização. É preciso entender que ao trabalhar em equipe temos mais
chances de superar nossos limites. Não podemos esquecer que uma
organização/empresa é formada por pessoas. Que por sua vez traz os seus
conhecimentos, talentos, habilidades. Essas qualidades somadas com as
qualidades das demais pessoas geram resultados com excelência. Como diz o
ditado popular: "a união faz a força.”.
3. Não faça fofocas: Falar dos outros pelas costas, não
define quem é a pessoa no qual você está falando, mas mostra quem você é.
Fofocas nunca trouxeram coisas boas, aonde quer que ela surja, sempre vem
acompanhada por desentendimentos. Então, fique longe dela, mesmo que você não a
faça, mas só de estar perto de quem está fazendo já pode te prejudicar.
4. Chamar atenção de alguém: Nunca chame atenção de
alguém na presença de outras pessoas, mesmo que você seja um líder, chefe,
gerente. Se tiver algo para ser corrigido, chame a pessoa em um local
reservado.
5. Humilhar as pessoas: Pense muito bem antes de sair
humilhando os outros, afinal, ninguém é melhor do que ninguém. Todos nós temos
as nossas diferenças, limitações ou falta de conhecimento em determinados
assuntos.
6. Apelidos: Isso é uma coisa, que muitas empresas
proíbem. Exigem que as pessoas sejam chamadas pelo nome ou sobrenome. Pois em
muitos lugares, certos apelidos já deram até processos judiciais.
7. Brincadeiras: Cuidado com as brincadeiras procure
não exagerar e principalmente saiba com quem brincar. Lembre-se que nem todo
mundo gosta de certas brincadeiras. E certas brincadeiras podem até gerar
demissões por justa causa.
8. Falar mal do trabalho: Cuidado, não fique por ai
falando mal do seu trabalho ou da organização, se não está satisfeito, vá à
busca de outro no qual venha te deixar feliz.
9. Pontualidade: Evite chegar atrasado à empresa. Se
você sempre se atrasar, poderá ser considerado indigno de confiança e pode
perder boas oportunidades de carreira. Pois algumas empresas consideram muito a
pontualidade, usando-a como forma de julgar o caráter, competência e
comprometimento dos colaboradores. Procure ser também pontual nas reuniões,
evitando atrasos. Pois é nela que o seu profissional está sendo observado e
avaliado.
10. Não abuse do poder: Nunca use o seu cargo, função,
posição para obter qualquer favorecimento para si ou para outros. Procure ter o
melhor resultado, mantendo sempre uma atitude clara, de respeito e de
colaboração com todos.
11. Utilização de recursos da empresa: Tenha cuidado ao
utilizar recursos da empresa para fins pessoas, como telefone, internet
e-mails. Algumas empresas são bem rígidas nesse aspecto, fazendo até
monitoração dos mesmos. Quanto for atender um telefone para fins do trabalho,
procure parar um pouco e dar atenção à pessoa que ligou, pois ao falar no
telefone você é julgado pela sua dicção, capacidade de articular pensamentos,
cortesia, simpatia. E ao tocar o telefone, você não sabe quem está do outro
lado. Caso esteja impossibilitado de falar naquele momento, diga que você o
retornará em tanto tempo. E retorne a ligação. Se a ligação for para outra
pessoa que não se encontra no momento, procure anotar o recado, ou então o nome
e número para quando a pessoa chegar ela retorna á ligação. E não deixe de dar
o recado.
12. Assédios e ameaças: Jamais tolere ameaças ou assédios,
seja qual for o tipo. Não se submeta a essas situações.
Assédio moral: que é entendi como o ato de
desqualificar repetidamente, por meios de palavras, gestos ou atitudes a
autoestima, a segurança ou a imagem do empregado em função de vínculo hierárquico.
Denuncie o assediador. Não ceda e comunique os seus superiores;
Assédio Sexual: A abordagem, não desejada pelo outro,
com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada
que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou
dependentes. Para sua perfeita caracterização, o constrangimento deve ser
causado por quem se prevaleça de sua condição de superior hierárquico ou
ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função. Assédio Moral ou
sexual é crime, art. 216-A, do Código Penal, com redação dada pela Lei nº
10.224, de 15 de maio de 1991.
Lembre-se: “Fazer o que se tem vontade é de extrema
importância para se levar uma vida ética e feliz, desde que nossas vontades não
interfiram negativamente na vida de outros.”
Por Lumara Diniz.
terça-feira, 13 de maio de 2014
COMO GERENCIAR SUA CARREIRA E FAVORECER O SUCESSO
Você tem um plano para gerenciar sua carreira? Tenha
em mente que o ideal é dar um passo de cada vez. O planejamento profissional
pode ser elaborado tanto por jovens que estão na universidade e não imaginam o
que o destino lhes reserva, mas têm ideia do que desejam e isso é um passo à
frente, como por profissionais que já estão no mercado de trabalho e ainda não
traçaram seus objetivos.
Desenvolvimento de competências
Para ter sucesso na carreira e organizar um planejamento realista,
o primeiro passo é descobrir o que realmente você gosta de fazer. Compare
as situações, enumere o que lhe dá mais prazer e aposte nessas aptidões e no
desenvolvimento das competências que te favoreçam.
Quem já está atuando no mercado de trabalho, antes de criar
um novo plano para gerenciar sua carreira, deve aproveitar para observar quais
são as atividades inerentes a sua rotina que mais lhe dão prazer, elas podem
apontar qual o melhor caminho a investir.
A observação é um dos pontos mais importantes para iniciar o
planejamento. Após esse período de observação, o ideal é buscar informações
sobre cursos e meios para desenvolver as principais competências que podem
contribuir para o seu crescimento.
Em seguida faça uma análise para saber se tudo o que está
acontecendo dentro da sua realidade – cursos, graduação, idiomas, experiência,
etc – está acrescentando algo em sua carreira.
Se a resposta for sim, você tem grandes chances de estar no
caminho certo…
Se for não, o ideal é avaliar quais são as possibilidade de
mudar e alinhar a sua realidade com os seus sonhos.
Construindo o planejamento para gerenciar sua carreira
Ao gerenciar sua carreira, ter ambição e apostar na
aquisição de conhecimentos é importante, porém é necessário ter em mente que
não é possível controlar toda a sua trajetória.
O ideal é saber identificar as oportunidades e, aos poucos,
ir construindo sua realidade de acordo com seu planejamento.
Muitos fatores influenciam a realidade corporativa, como
tendências econômicas, eleições políticas, mudanças tecnológicas, crises, entre
outros fatores. Por isso, ao gerenciar sua carreira, esteja preparado para ser
humilde e reconhecer com sabedoria o exato momento de mudar ou continuar em um
determinado emprego ou curso, que podem ou não acrescentar nada em sua
trajetória.
Saber gerenciar sua carreira é fundamental. Alguns itens
podem aumentar a sua probabilidade de sucesso, por isso inclua em seu
planejamento:
Faça do planejamento profissional um processo contínuo, que
deve ser gerenciado constantemente.
A cada novo passo, pergunte a si mesmo se isso está
acrescentando algo em seu futuro.
Aposte na aquisição de conhecimentos que melhorem suas
habilidades e competências necessárias em seu desempenho.
Escolha e invista em novos cursos, sempre que necessário.
Aceite empregos que sejam desafiadores e permitam expandir
seu conhecimento.
Se tiver a oportunidade, faça um intercâmbio, não só como
estudante, mas como profissional, para desenvolver seu conhecimento e vivenciar
novas experiências.
Amplie e mantenha ativa a sua rede de contatos.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
O SUCESSO NÃO SURGE SOZINHO
Como se tornar uma pessoa bem sucedida?
Todas as pessoas desejam ser bem-sucedidas, tanto na vida
pessoal quanto na profissional. Sucesso não significa, apenas, fama e muito
dinheiro. Ser bem-sucedido significa alcançar a realização, a satisfação no
trabalho, na família, nos relacionamentos pessoais. Mas, como conquistar o
sucesso? Para obter tal realização é preciso empenhar-se e seguir algumas
dicas. Confira:
Lições para tornar-se bem-sucedido
Seja flexível:
especializar-se em uma área é fundamental,
entretanto, o perfil comportamental que o mercado deseja atualmente é
aquele que apresenta versatilidade e capacidade para atuar em vários setores.
Deixe a comodidade de lado:
se você deseja crescer o
primeiro passo é não ficar parado. Atualize-se constantemente, busque novos
desafios, assuma mais responsabilidades.
Jamais se esqueça da ética:
não se engane imaginando que
vale tudo para obter sucesso. Atos antiéticos são indesculpáveis, sobretudo no
campo profissional, e destroem as boas oportunidades.
Critique menos:
em vez de encontrar defeitos e reclamar,
seja solidário, busque soluções, estimule seu lado criativo e mantenha uma
postura construtiva.
Observe seu ambiente:
ao analisar sua realidade, você poderá
avaliar melhor todas as possibilidades de alcançar ascensão profissional e
realização pessoal.
Invista na sua carreira: procure cursos de idiomas, de
pós-graduação, de especialização, de reciclagem e também workshops para
atualizar seus conhecimentos e obter novas técnicas.
Seja competitivo e autoconfiante: muitas pessoas acabam
associando seu sucesso à organização na qual trabalham ou a outras pessoas e
por isso se tornam acomodadas. Quem almeja o sucesso tem que saber que pode
alcança-lo independentemente do local em que trabalha ou de estar com alguém.
Leia tudo e de tudo: estar sempre bem informado é
fundamental para conquistar boas oportunidades. Ter conhecimento de mundo é uma
grande vantagem profissional e faz de você alguém mais interessante e capaz de
conversar sobre tudo.
Satisfação na vida pessoal e profissional pode ser considerada
como sucesso.
Aposte e confie em você: para obter sucesso é necessário ter pensamentos
de sucesso. Aumente sua autoestima procurando fazer o que gosta. Desse modo,
você se sentirá mais feliz e motivado.
Faça uma autoanálise: autoconhecimento é essencial para quem
deseja ser bem-sucedido. Quem não se conhece acaba duvidando das suas
capacidades e perdendo boas oportunidades de crescer.
Inspire-se nos vencedores: espelhe-se em pessoas que agem
como vitoriosas, sabem valorizar tudo o que têm e sentem-se realizadas.
Trace bons objetivos: pense grande e planeje cada ação, mas
não fique apenas nos planos. Aja! Direcione seu talento e energia para alcançar
tudo o que deseja.
Com essas dicas de motivação, você alcançará sucesso em
todas as áreas de sua vida. Não perca tempo e coloque-as em prática!
domingo, 11 de maio de 2014
sábado, 10 de maio de 2014
sexta-feira, 9 de maio de 2014
QUALIDADES ESSENCIAIS PARA TER SUCESSO NO TRABALHO
Rever a postura, oxigenar alguns hábitos, reciclar alguns conhecimentos, bem
como se auto motivar diariamente certamente serão um diferencial!
A seguir, algumas qualidades essenciais para ter sucesso e
conquistar a admiração do seu chefe e colegas de trabalho:
1. Evite fazer barulho
Se desejar falar com alguém que está a certa distância, não
grite. Vá até ele. ''Locais barulhentos geram os mais altos níveis de stress,
além de dor de cabeça e falta de concentração. Bastam três horas nesse tipo de
ambiente para sua capacidade de resolver tarefas mentais ficar duas vezes
menor'', atesta Regina Picus, diretora da Top Quality, empresa especializada em
ética e comportamento profissional.
2. Não faça sempre o que gosta, mas goste sempre do que faz
Sua missão é a grande responsável pela sua realização no
trabalho. Se você tem uma e gosta dela, consegue lidar bem com as coisas que
fazem parte do trabalho e não a agradam, de acordo com Waldez Ludwig,
presidente da consultoria de gestão empresarial VL3 Aprendizagem e autor da
vídeo-palestra Como Ter Trabalho num Mundo sem Emprego.
3. Durma o suficiente
''Pesquisas mostram que nem sempre o sono acumulado é
compensado numa outra noite, o que põe em risco sua produtividade e seu
emprego'', afirma Jorge Matos, consultor e diretor da Dimensão Consultoria e
Educação e representante da Thomas International, empresa inglesa especializada
em comportamento profissional.
4. Saia de casa pronto para mudar qualquer coisa para melhor
Se, pela manhã, alguém lhe perguntar aonde vai, em vez de
responder para o batente, diga: ''Vou fazer algo bem feito''. É saudável para a
auto realização e a autoestima'', diz Waldez Ludwig.
5. Aprimore o seu inglês
Aposte em cursos, veja filmes sem legenda, leia livros em
inglês. Também não descuide do português - cada traição com a língua mãe abala
a sua credibilidade.
7. Seja educado
Fale bom-dia, boa-tarde, obrigada, por favor... Não
economize esse tipo de gentileza.
8. Cumpra prazos e respeite horários
No mínimo, em consideração aos outros. Além disso, quanto
mais disciplinada você for, mais tempo livre terá. E só falte ao trabalho em
último caso: a cultura de arranjar um atestado médico ficou no passado.
9. Se não souber, diga ''não sei''
''Hoje, gerentes ou líderes de setor preferem que você seja
sincera e ética a se comportar como a dona da verdade, o que é impossível, não
convence ninguém'', afirma Waldez Ludwig.
10. Não seja workaholic
Já parou para pensar que raramente as boas ideias surgem
quando você está exausto? Tenha o seu tempo de lazer e descanso. E lembre-se:
tire sempre sua hora de almoço. Além de a alimentação ser um combustível, você
merece essa pausa. ''Se sobrar tempo para ligar para uma amiga ou apreciar uma
vitrine de loja, não hesite em fazer. Muitas vezes, para se concentrar você
deve se descontrair'', diz Regina Picus.
11. Aposte no seu aprimoramento profissional
Nunca cometa o erro de pensar que o seu está pronto ou
completo. Quanto mais enriquecido com cursos, trabalhos e atividades extracurriculares,
melhor para você. ''Ele deve conter também datas e referências recentes'',
avalia Jorge Matos. Por isso, não pare de estudar.
12. Seja humilde sem se humilhar
''É uma característica dos talentosos, que sabem pedir
perdão ao mesmo tempo em que não deixam ninguém massacrá-los'', ressalta Waldez
Ludwig. Se a sua autoconfiança e o seu amor-próprio estão sendo abalados, o
diálogo é um bom reparador.
13. leve o problema à chefia junto com uma solução
''Seu superior vai perceber quanto você é intuitivo e
prático na administração de conflitos'', avisa Regina Picus.
14. Lute contra a timidez
Que tal começar por escolher um dos assentos da frente no
auditório quando for assistir a uma apresentação? Ou um lugar um pouco mais
próximo do seu chefe (não, ele não morde!) na mesa de reuniões? Mas o contrário
também é prejudicial, portanto cuidado com o exibicionismo, com a
supervalorização da sua imagem e do seu talento. ''O bom marketing pessoal só
vai levá-la a bons lugares se for verdadeiro, porque, se não for, vão logo
descobrir que você é uma farsa'', alerta Alfredo Passos, no livro Carreira e
Marketing Pessoal (Negócio Editora).
15. Não transforme a hora extra numa rotina
Muitas vezes o que está por trás do serão não é o excesso de
tarefas, mas a má administração do tempo, a falta de concentração e a
desorganização individual.
16. Preste atenção naquilo que veste
Estudos indicam que as roupas são um espelho do seu humor.
Sendo assim, as pessoas tendem a pensar que sua vida está desorganizada se você
se apresenta mal arrumada.
17. Cultive a simpatia e, ao mesmo tempo, a seriedade
Sorrisos gratuitos, cumprimentos com beijos... ''Intimidade
em excesso só prejudica sua posição dentro do setor. Se você dá muito espaço
para alguém ou para determinada brincadeira, pode ter sua privacidade invadida
e ser desrespeitada'', explica Regina Picus. Isso não significa que você deve
deixar de lado o bom humor. Ele é bem-vindo.
18. Desligue do trabalho nas férias
Resista ao impulso comum de deixar o telefone do hotel para
qualquer eventualidade. ''Essa pausa é essencial para você retornar ao trabalho
com a energia renovada'', afirma Waldez Ludwig.
19. Seja mais curioso do que é
Conquiste uma vaga, uma promoção ou um cliente difícil antes
de tudo pelo seu interesse. ''Vontade de aprender e acertar pode valer mais do
que o seu conhecimento'', explica Waldez Ludwig.
20. Arrisque mais
Encare toda e qualquer novidade no trabalho como um desafio
e confie sempre no seu potencial, por mais que sinta medo ao se deparar com
algo diferente. Se for necessário, tome a iniciativa. Muitas vezes a qualidade
de um trabalho depende de um único passo seu. ''Hoje, a iniciativa de um
profissional é testada sem que ele perceba e avaliada como método de
trabalho'', afirma Jorge Matos.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
NINGUÉM SE TORNA UM SECRETÁRIO EXECUTIVO DA NOITE PARA O DIA!
Devo confessar que por alguns momentos, cheguei a acreditar
que para ser um Secretário Executivo bastava vontade e paixão, e o resto se
tirava de letra.
Tarefas rotineiras, que executo há anos, de olho fechado,
por alguns momentos, não foram valorizadas: por mim, por você, pelo Executivo,
pela Empresa...
A verdade seja dita: Não se transforma um profissional em
Secretário Executivo da noite para o dia. O simples tratamento de
compromissos na agenda, a organização de uma viagem, o tratamento de
assuntos que exigem atenção, devem e são função essencial de um SE.
MAS acreditem: Há quem não saiba fazer, ou faça de forma
incompleta e equivocada, essas simples atividades.
Sentar numa cadeira e assumir esse cargo vai além, exige não
só dedicação, mas zelo, inteligência, maturidade profissional, capacidade
intelectual, capacidade tecnológica, dentre outras características
fundamentais.
Só aquele rostinho bonito e a maquiagem impecável??? by by..
Vamos nos aperfeiçoar e mesmo aquelas tarefas
"rotineiras" e pouco valorizadas precisam ser colocadas em práticas,
mas de forma correta e eficiente, porque como disse no início do texto, ninguém
se torna um SE da noite para dia!!!
quarta-feira, 7 de maio de 2014
CULPAR OS OUTROS PELOS NOSSOS FRACASSOS NÃO É SOLUÇÃO
Algumas pessoas conservam o péssimo hábito de jogar a culpa pelos seus
fracassos nas costas de terceiros. Essa fuga da responsabilidade é bastante
acentuada na maioria da população brasileira, habituada a sentir pena de si
própria. O fato de responsabilizarmos alguém pelos nossos insucessos aplaca as
nossas consciências e, ao mesmo tempo, nos induz a um permanente estado
letárgico, sem qualquer poder de reação.
Essa tendência à auto condescendência explica, em parte, aquela famosa máxima,
oriunda das hostes esquerdistas, segundo a qual a nossa miséria estaria
associada, primeiramente à expropriação colonialista e, posteriormente, a um
pseudo imperialismo, exercido principalmente pelos americanos do norte. De
acordo com esse despautério, a nossa pobreza seria diretamente proporcional à
riqueza do primeiro mundo.
O raciocínio tortuoso de que o nossa penúria é parte do legado colonial não
resiste às evidências histórias, uma vez que países hoje desenvolvidos como
Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Hong-Kong e até mesmo os riquíssimos Estados
Unidos foram, outrora, colônias europeias, enquanto nações miseráveis como
Etiópia, Libéria e Butão jamais foram colonizadas. Por outro lado, Espanha e
Portugal, poderosos colonizadores do passado, não estão entre os países mais
prósperos, enquanto a Alemanha, cujas aventuras colonialistas do século XX
redundaram sempre em magníficos e onerosos fracassos, é hoje a nação mais
opulenta da Europa.
Já a teoria imperialista, que pretende explicar as causas do nosso
subdesenvolvimento através de um contínuo saque das nossas riquezas pelos ogros
americanos, é de morrer de rir, pois parte do pressuposto que a riqueza do
mundo é algo estático, pré-existente, que trocaria de mãos ao sabor da força ou
da coação. Chega a ser patético que alguém possa defender tais teses mesmo
sabendo que perto de 70% do PIB norte-americano são provenientes do setor de
serviços. Além disso, se a economia deles equivale hoje a quase 20 vezes a
nossa, basta um mínimo de bom senso e alguma isenção de raciocínio para
verificar que não foi através da pilhagem das nossas vastíssimas reservas
naturais que os ianques enriqueceram e progrediram. Desculpem a franqueza, mas
parece piada achar que os caras construíram aquele PIB de trilhões de dólares à
custa da exploração alheia. Ademais, é de uma presunção sem limites.
Enquanto continuarmos insistindo na confortável estratégia de jogar a culpa dos
nossos reveses nos ombros alheios, definitivamente não chegaremos a parte
alguma, pois permaneceremos incapazes de aprender com nossos próprios erros. É
preciso entender, de uma vez por todas, que se o país é pobre, faminto e
ineficiente, isto é resultado das nossas decisões e escolhas e não porque o
imperialismo nos colocou nessa situação. Que eu saiba, ninguém apontou armas
para a cabeça dos nossos mandatários e os obrigou a contrair dívidas imensas
para pôr em prática projetos faraônicos e absolutamente sem sentido, como transamazônicas
e outras beldades tupiniquins. Também não estou informado de qualquer algoz
externo que nos tenha impelido a passar décadas emitindo moeda de forma
irresponsável, gerando a hiperinflação mais duradoura de que se tem notícia,
cujas consequências estamos colhendo até hoje. Não foi, tampouco, nenhuma mente
alienígena quem produziu todos aqueles planos econômicos desenvolvimentistas
mirabolantes, que marcaram o nosso passado recente de forma tão cruel.
Pelo contrário, tudo o que se fez neste país, certo ou errado, desde a sua
independência, foi por moto próprio dos seus governantes e cidadãos. Culpar os
outros pelo nosso fracasso é fugir das responsabilidades. Que culpa têm os
ianques se conservamos o cadáver insepulto de Getúlio até hoje, mantendo
inalterada uma legislação trabalhista retrógrada, cuja profusão de direitos e
benefícios onera de tal maneira as contratações que acaba por desestimulá-las,
no lugar de incentivá-las, como seria desejável? Por acaso foram eles que nos
impuseram um sistema político e econômico caracterizado pelo gigantismo de um
Estado paternalista, assistencialista, ineficiente, perdulário e insaciável,
que através da sua sanha tributária inviabiliza a formação de poupança interna
e, por consequência, os investimentos do setor produtivo?
Se, ao invés de perdermos tempo criando teorias malucas, salpicadas de despeito
e inveja para explicar as nossas mazelas, focássemos a atenção no essencial,
não seria difícil deduzir onde está a diferença. Comparem a nossa Constituição
com a deles, por exemplo. Enquanto os malvados norte-americanos construíram a
sua sociedade calcada no poder do indivíduo sobre o Estado, no mérito pessoal e
no livre arbítrio, nós fizemos a opção pelo engodo demagógico do coletivismo,
onde o Estado se sobrepõe ao indivíduo de forma latente e cada dia mais
perverso.
Por: João Luiz Mauad
terça-feira, 6 de maio de 2014
A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES
É indiscutível que uma equipe é reflexo da gestão de seu
líder. E uma boa liderança, além de trazer os resultados, deve colaborar com o
desenvolvimento e evolução de seus liderados. Com certeza, liderar não é uma
tarefa fácil, pelo contrário, é um trabalho árduo, minucioso e que requer
visão.
E uma das mais importantes funções do líder é motivar
diariamente sua equipe. Um colaborador sem motivação pessoal ou profissional
não tem comprometimento ou interesse com os objetivos traçados, gerencia seu
tempo de forma inadequada e tudo isso resulta em uma baixa produtividade.
Portanto, o líder deve estar sempre preparado para motivar.
Veja algumas dicas para motivar seu colaborador:
Mantenha bons relacionamentos: uma pesquisa realizada
em 2011 e no ano passado revelou que ter um bom relacionamento interpessoal com
colegas de trabalho e com superiores está no topo de itens que mais influenciam
positivamente a motivação dos colaboradores.
Atenção individualizada: cada membro da equipe tem
habilidades e talentos individuais. Do mesmo modo, possui suas próprias
expectativas e desejos pessoais e profissionais. Sendo assim, todos devem ser
tratados de forma individual pelo líder, e este deve buscar alinhar os anseios
do colaborador com os objetivos da empresa.
Delegue: a atitude de transferir autoridade aos
colaboradores faz com que se sintam parte do projeto e fiquem mais engajados.
Lembre-se que delegar não é transferir responsabilidade, na verdade é
transferir autoridade a uma pessoa apta técnica e emocionalmente para a
demanda.
Dê feedback: esta é uma maneira do líder reconhecer um
trabalho bem feito, evidenciar as qualidades do liderado, como também um modo
assertivo de corrigir falhas técnicas e de comportamento, através de sua
instrução. Sempre que possível faça um elogio em público, e caso não seja,
chame o colaborador para receber o feedback reservadamente.
O Coaching melhora a liderança e a capacidade de levar a
equipe aos bons resultados. Um líder Coach sabe motivar diariamente, planejar
as metas, delegar, acompanhar e conduzir tarefas; compartilha seus
conhecimentos, desenvolve seus profissionais e mostrar o quão cada colaborador
é importante para o alcance dos resultados.
http://www.ibccoaching.com.br/blog/motivacao-pessoal/a-importancia-do-lider-na-motivacao-dos-liderados-ou-colaboradores/
segunda-feira, 5 de maio de 2014
COMO LIDAR COM PESSOAS MAL-HUMORADAS NO TRABALHO?
Eles estão em todos os lugares, os mal-humorados
parecem nunca sorrir, reclamam de tudo e todos, qualquer coisa é motivo de
incomodo e irritação, e eles fazem questão de expor isso. É fácil
identificar ‘o rabugento’ da equipe. Suas principais características são:
Não cumprimenta, não faz contato visual e sequer
esboça um sorriso ao falar, além disso, usa expressões irritadiças quando vê
alguém se aproximando (sim, pode ser qualquer pessoa);
Manda emails curtos e grossos – sutilezas não são
do seu feitio, nunca;
Quando é designado a realizar alguma atividade,
geralmente responde com irritação extrema e
parece que toma como afronta
pessoal.
Por que os mal-humorados são mal
vistos
Ironicamente, o rabugento não gosta de ser visto
como o chato da turma. Normalmente, ele é tratado pelos demais com ressalva,
afinal ninguém quer “levar uma patada”, com receio de mais negatividade. Até o
gestor sente dificuldade em acompanhar a carreira do profissional que tem esse
comportamento. Ele pode, inclusive, não ser promovido, já que é difícil dar um
feedback sobre seu trabalho, pois é pouco flexível e dificilmente mudará de
atitude.
Para o consultor, o custo de ter um colaborador
mal-humorado no time é alto, mesmo que ele faça um bom trabalho. Camaradagem e
colaboração são fundamentais para o trabalho em equipe, e ninguém quer
trabalhar com alguém que nunca está disposto a ouvir, o que resulta em mais
trabalho para todo mundo.
Como lidar com o colega
mal-humorado
Os rabugentos são pessoas que querem mais do que
qualquer outra coisa serem reconhecidos e respeitados sendo quem eles são. No
entanto, eles têm receio em confiar em outros, não suportam expor
vulnerabilidade e, consequentemente, adoram ter controle emocional. Como
resultado, eles usam sua personalidade “mal-humorada” para manter os demais à
distância, e ter controle sobre seu trabalho e seu espaço.
Então, ao invés de ignorar um colega de trabalho
mal-humorado ou tornar-se impaciente com ele, por que não tentar ajudá-lo a ter
um dia mais feliz?
Aqui estão algumas dicas sobre como conviver com um
colega rabugento:
Não fique na defensiva, respeitei-o e tenha certeza
de que ele te respeita também. Ele não é o que parece ser o tempo todo, tenha
isso em mente. Algumas pessoas têm problemas com a vida, que são refletidos em
seu temperamento, e quanto
mais você entender, melhor lidará com isso.
Estabeleça os limites corretos, crie limites
saudáveis sempre que você tenha que trabalhar com ele. Não seja injusto
apenas por causa do seu
mau humor.
Não faça fofoca, seu colega de trabalho pode
ser uma pessoa muito difícil de lidar, mesmo assim, não faça fofoca sobre ele.
Você só vai trazer mais negatividade para o ambiente de trabalho. Além disso,
às vezes esse colega pode já estar sabendo que é motivo de fofoca e por isso
continua amargo com todo mundo.
Seja paciente, certifique-se de que você não
reaja de forma hostil quando se aproxima dessa pessoa. Veja se ela também não
se incomoda com essa aproximação.
Tente falar sobre o comportamento com a pessoa e
ofereça ajuda. Se ela não quiser, não insista, permaneça aberto caso surgir um
interesse futuro.
http://recursoshumanosnarede.com/como-lidar-com-pessoas-mal-humorada-trabalho/
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