quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

   






























  















































































































  





COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS


































CÓDIGO DE ÉTICA







CANTINHO UNIVERSITÁRIO





ATENDIMENTO















ASSÉDIO
























ARQUIVÍSTICA






ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
















































ADMINISTRAÇÃO




































































SECRETARIADO EXECUTIVO
















































































quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RESOLUÇÃO DE CONFLITO NO AMBIENTE DE TRABALHO


Conflito é um fenômeno próprio das relações interpessoais, ele é parte da existência humana, essencial para o processo evolutivo da humanidade e para transformação social. O conflito é uma situação comum que decorre devido às diferenças individuais ou grupais.

Conflito é um fenômeno próprio das relações interpessoais, ele é parte da existência humana, essencial para o processo evolutivo da humanidade e para transformação social. O conflito é uma situação comum que decorre devido às diferenças individuais ou grupais. Eles acontecem por causa de posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade, ou interesse comum. A resolução do conflito exige negociação, ou seja, é necessário um acordo de ambas as partes. Não podendo haver um ganhador ou perdedor, porém ambos devem sair de um conflito como ganhadores.

Quando, por diversas razões, o indivíduo não consegue encontrar resposta para o conflito, surge uma situação de frustração. Perante tal frustração, existem diversas formas de respostas ao conflito, como por exemplo, a agressividade.

Uma técnica poderá ser utilizada para reduzir tensões entre as pessoas. Esta técnica é designada por DESC (Descrever, Expressar, Sugerir e Consequências). Trata-se de um método que pressupõe a negociação, como base do entendimento. DESCREVER de uma forma tão precisa e objetiva quanto possível; EXPRESSAR o que pensa e sente em relação ao comportamento, sentimentos, preocupações, desacordos ou críticas; SUGERIR uma forma realista de modificar o comportamento; CONSEQUÊNCIAS benéficas da nova atitude proposta. Esta técnica pode ser utilizada nos casos como: Quando é preciso dizer qualquer coisa desagradável a alguém; Quando é necessário dizer "não" à aquilo que alguém pede; Quando se é criticado; entre outras situações.

Qualquer que seja a forma que o conflito assuma, em todos os casos ele "rouba" dos profissionais a atenção e a energia que normalmente seriam dedicadas às atividades na organização, é por isso que é entendido hoje como um problema.

Os gestores acabam acreditando que todo conflito seja ruim e que por isso deva ser banido. Porém para algumas organizações, os conflitos podem representar uma oportunidade de desenvolver e aprimorar a consciência crítica de sua equipe, levando ao diálogo em busca de soluções mais criativas para os problemas e desafios corporativos. Nestes casos, a liderança opta por colocar em prática um modelo de gestão que valoriza suas ideias e explora a capacidade criativa das pessoas, promovendo melhorias e inovações.

As pessoas são distintas, pois diferem na maneira de agir, pensar, perceber e sentir. As diferenças individuais são, portanto, inevitáveis com suas consequentes influências nas dinâmicas interpessoais, mas estas diferenças não podem ser consideradas inerentes boas ou más, pois algumas vezes trazem benefícios ao grupo e outras prejuízos, reduzindo- lhe a eficiência. A maneira de lidar com situações conflituosas é essencial para as pessoas e às organizações como sendo fonte geradora de mudanças, pois destas situações e dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de criatividade, novas ideias e crescimento mútuo.

Vânia Borges, aluna da Universidade Mogi das Cruzes, cursando Gestão de Recursos Humanos.




sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

OS 10 COMPORTAMENTOS MAIS INADEQUADOS NO TRABALHO

Perder a compostura no trabalho pode ser mais prejudicial do que se possa imaginar. Além de conquistar a má fama entre os colegas, o profissional que adota atitudes consideradas inadequadas pode comprometer a sua carreira. Para ajudar os profissionais que se importam com as regras de etiqueta e que não abrem mão de manter uma imagem positiva na organização onde atua o Yahoo! Consultaram especialistas que ajudaram a listar dez comportamentos que devem ser evitados no ambiente de trabalho – e até mesmo na vida pessoal.
 
1.    Falar mal da empresa em que trabalha

Além de  indiscreto esse tipo de comportamento pode afetar ou prejudicar a organização que você mesmo trabalha, uma vez que pode interferir na motivação dos colegas de trabalho. “Isso coloca o funcionário em uma posição complicada e revela insatisfação profissional, que pode ser agravada quando chega de forma errada ao ouvido de terceiros ou da chefia. Quando houver alguma crítica construtiva à empresa, o mais indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no caso, seu gestor imediato”, alerta Bárbara Will, diretora de recrutamento da Business Partners Consulting.


2.    Fofocas sobre colegas de trabalho


Considerada uma das piores atitudes no meio corporativo, reclamar e falar  mal de terceiros atrapalha o trabalho dos outros, além de expor os colegas e a própria pessoa que faz a fofoca, que pode facilmente ser vista como alguém nada confiável.
 

3.    Falta de pontualidade

É claro que contratempos acontecem, mas atrasos frequentes prejudicam e interferem nas atividades de outras pessoas do grupo, impactando no negócio e na relação de trabalho. A especialista em etiqueta corporativa Licia Egger ressalta que este quesito não inclui somente a pontualidade física, mas também cumprimento de prazos e comprometimento em responder e-mails e telefonemas.
 



4.    Críticas em público

Para Bárbara, o gestor nunca deve dar feedbacks negativos a um profissional em público, e sim de forma reservada, para evitar a exposição desnecessária do funcionário. “Dar feedbacks diante de outras pessoas pode ser importante quando se trata de um reconhecimento, um elogio, porque além de motivar e reforçar o profissional estimula e dá exemplo aos demais”, complementa. Este comportamento é igualmente antipático e inapropriado para colaboradores em relação a outros colegas.


 
5.    Utilizar objetos e/ou material de colegas de trabalho sem permissão prévia


Bárbara afirma que deve-se sempre solicitar emprestado e apenas utilizar aquilo que lhe for permitido. Existem pessoas que não se importam em dividir determinados materiais, mas outras não se sentem confortáveis. “É importante respeitar o estilo e forma de ser dos colegas para que se crie um ambiente harmonioso e produtivo”, orienta. 


6.    Comunicação grosseira

 Falar alto e abusar do uso de palavrões e gírias são considerados hábitos deselegantes. Falar alto, por exemplo, pode prejudicar o foco e atenção dos que estão por perto. Gírias e/ou palavrões, ainda que o ambiente de trabalho seja mais descontraído, devem ser evitados, pois não condizem com uma postura profissional adequada. Cezar Tegon, diretor de novos projetos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), acrescenta que é preciso ser educado e manter a compostura mesmo quando a situação for grave.
 

7.    Mau humor

Ninguém gosta de conviver com alguém que passa o dia reclamando de tudo; a atitude costuma deixar o ambiente pesado e tornar a convivência difícil.  Por isso, é muito mais saudável reclamar menos e avaliar se o comentário é realmente interessante para os demais antes de fazê-lo.
 
8.    Mentira


A especialista em coaching Suzana Azevedo aconselha que, mesmo na melhor das intenções, faltar à verdade pode comprometer a credibilidade, a carreira e a relação com colegas, chefias e clientes. Lícia acrescenta que a falsidade também é capaz de prejudicar –                                                       e muito - os vínculos trabalhistas. 
 

9.    Desrespeito ao “Descorde”


Para Bárbara, ainda que a cultura da empresa seja mais informal e que não exista na empresa um código de etiqueta e vestimentas,  é sempre importante que cada profissional se preocupe em estar alinhado com roupas adequadas ao ambiente de trabalho. Já Tegon aconselha que o colaborador procure entender a cultura da empresa, como se colocar, como se vestir e como se comportar. “Em instituições financeiras é inadmissível alguém trabalhar de bermuda, já em uma empresa de web, a maioria vai de bermuda, e neste caso é estranho alguém vestir terno e gravata”, exemplifica.
 


10. Tratar de assuntos pessoais constantemente

Além de grande exposição da vida privada, cuidar de questões íntimas prejudica o foco e resultados do profissional. “Pagar contas, falar com os filhos, ir ao médico, navegar nas redes sociais faz parte do dia a dia, mas cuidado para essas atividades não tomarem seu tempo todo e você só trabalhar nas horas vagas. Primeiro a obrigação, depois as necessidades pessoais”, explica Tegon.
 
A especialista em coaching Susana Azevedo lembra ainda que o comportamento correto deve ser baseado no bom senso. “Educação e respeito ao próximo são essenciais para a convivência, seja no ambiente familiar, seja no trabalho. É muito importante pensar sobre suas atitudes em nível de impacto; toda ação tem uma reação”, finaliza.

Além de  indiscreto esse tipo de comportamento pode afetar ou prejudicar a organização que você mesmo trabalha, uma vez que pode interferir na motivação dos colegas de trabalho. “Isso coloca o funcionário em uma posição complicada e revela insatisfação profissional, que pode ser agravada quando chega de forma errada ao ouvido de terceiros ou da chefia. Quando houver alguma crítica construtiva à empresa, o mais indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no caso, seu gestor imediato”, alerta Bárbara Will, diretora de recrutamento da Business Partners Consulting.