quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ÉTICA NAS REDES SOCIAIS




Podemos conceituar “ética” como o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social. As redes sociais, por ser um ambiente social, ou melhor, sócio virtual, devem envolver valores e regras de relacionamento com a devida ética e respeito.

A forma como as pessoas utilizam as redes sociais e como as informações postadas são usadas por outras pessoas ou empresas são assuntos de inúmeras pesquisas. A grande questão acaba sendo qual é a fronteira entre o privado e o público. Por exemplo, utilizar informações publicadas em uma rede social para análise clínica de uma pessoa no momento de uma entrevista de emprego ou monitoramento do comportamento de um funcionário, e este ser o motivo da contratação ou do desligamento do mesmo, são assuntos bastante controversos.

Outro ponto de discussão é o distanciamento que estas redes sociais podem causar, ou seja, o quanto o relacionamento sócio virtual atrapalha nos relacionamentos da vida real. Se por um lado, as redes sociais são consideradas aliadas na busca ou encontro de novos ou antigos amigos, por outro, não é difícil nos pegarmos teclando no celular, respondendo um e-mail ou checando as últimas atualizações de amigos nas redes, e por distração esquecemos o mundo ao nosso redor. É comum irmos a um restaurante e vermos uma mesa inteira com pessoas que não mais conversam entre si, mas estão “conversando” com pessoas “virtuais”. Desta forma, não seria um absurdo nos referirmos a redes sociais como redes antissociais.

É preciso repensar alguns princípios e resgatar alguns valores. A C2Business aposta nas novas tecnologias e investe nas redes sociais, mas busca acima de tudo um relacionamento efetivo com seus profissionais, parceiros e clientes com o objetivo de manter um equilíbrio entre o mundo real e o virtual.