Sabemos
o quanto é difícil lidar com pessoas, e as pessoas possuem os mais diversos
temperamentos possíveis e variados, por isso é sempre bom definirmos os nossos
clientes internos e clientes externos.
Qualidade
e excelência no atendimento seja interno ou externo, é primordial começar,
desde um bom dia com um sorriso até uma solicitação mais complexa.
Clientes
internos: são as pessoas que nos ajudam diretamente que trabalham dentro da
companhia e que facilitam o seu dia a dia como, por exemplo: a copeira que traz
aquele cafezinho gostoso, o porteiro que informa a presença de um visitante, o
motoboy que realiza funções externas, pessoas do departamento de compras que
disponibilizam os matérias de escritório quando necessários para execução de
suas tarefas, a recepcionista que transfere as ligações e direcionam os
visitantes, o TI que auxiliam no conserto dos computadores quando necessário, o
diretor, o gerente e até os nossos colegas de trabalho, são os facilitadores do
nosso dia a dia que possibilitam que trabalhemos em equipe, para um bom
desempenho do trabalho.
Clientes
externos: são pessoas que nos ajudam indiretamente, pessoas que trabalham fora
da empresa, são os que compram nossos produtos ou que nos fornecem materiais de
consumo para mão de obra, como por exemplo: fornecedores, clientes, prestadores
de serviços, a secretária (o) do diretor de uma determinada empresa, ela é o
seu cliente externo, pois ela auxilia no agendamento de uma reunião ou visita.
Ou
seja, todos nós independente o departamento e a função, temos clientes internos
e externos e para melhor atendê-los, temos que ter sintonia no trabalho é
necessário que todos se ajudem, pois assim é possível realizar um trabalho em
equipe, um trabalho com excelência e qualidade no atendimento, seja ele dentro
ou fora da companhia.
Façamos
como a Disney e o seu jeito de encantar clientes, lá o encantamento é tão
grande que somos chamados de “convidados”, ou seja, quer melhor sensação do que
ser um convidado na empresa, ter um atendimento VIP.
É
esse conceito que devemos levar para atender as necessidades dos nossos
clientes, encante-os, cative-os, conquiste cada cliente de uma maneira
diferente e personalizada.