FRASES DO DIA

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: DICAS E CONCEITOS




Como é seu ambiente de trabalho: harmonioso ou caótico? A resposta para esta questão definirá o seu nível de qualidade de vida na empresa onde atua. E mais do que isso, explica seus resultados ou a ausência deles.

O Conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), como o conhecemos hoje é fruto do estudo de vários autores que mais tarde viriam a embasar a criação da Escola das Relações Humanas. Começa a ser utilizado nos anos 20, a partir dos estudos realizados na Western Eletric Company, empresa de Chicago, Estados Unidos.
Segundo França (1997:80), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), consiste no conjunto das ações de uma empresa e que envolvem a implantação de melhorias e inovações tanto gerenciais como tecnológicas no ambiente de trabalho.

Dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

1- Foco – Um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente;

2- Afaste-se das fofocas – Conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimenta um ambiente hostil. Afaste-se delas e procure eliminar esta conduta do seu dia a dia;

3- Aprenda a trabalhar em equipe – O trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Colabore com seus colegas e aprenda com eles também;

4- Cumpra prazos e horários – Atender suas demandas com qualidade e cumprir prazos e horários evita estresses e que seu desempenho seja questionado;

5- Cultive bons relacionamentos – Mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais favorável.

Assim como no aspecto pessoal, a QVT é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, tanto dentro como fora do ambiente da empresa. Neste sentido, é importante salientar o papel social das organizações também na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.




José Roberto Marques