A confraternização profissional é
uma extensão do trabalho. Saiba como se comportar para não arruinar sua imagem
e ganhar pontos com o chefe
Ir à confraternizações da empresa
é fundamental para que conheçam seu nível de interesse na organização. Com uma
conduta responsável, o profissional consegue manter a boa imagem e
não se deparar com saia-justas no retorno ao escritório. Para sair por cima da
temida festa da firma, a lição número 1 é evitar excessos.
A confraternização deve
ser entendida como uma extensão do trabalho. Por mais que o funcionário
tenha muitos amigos na firma, isso não quer dizer que se pode ficar à vontade e
beber todas. Também vale não abusar das refeições: pega mal se direcionar ao
bufê com pressa, encher demais o prato e apanhar vários quitutes ao mesmo tempo
no coquetel.
Comporte-se
Circule pela festa com simpatia e
educação, sem se esquecer de cumprimentar os superiores. Mantenha a leveza,
evitando tópicos polêmicos ou depressivos:
Não extrapole
Não fale de trabalho, a não ser
que seu chefe toque no assunto. Se você é piadista, cuidado para não extrapolar
e ser inconveniente. A etiqueta ainda orienta não ser o último a deixar o
local, nem levar convidados, a menos que aja permissão esteja expressa no
convite.
Discrição
Se a empresa não permite
relacionamentos entre funcionários, respeite as regras. Caso não existam
orientações sobre isso, mantenha a discrição. Um dos erros mais comuns é a
paquera, ficar com um colega.
Networking
Esse é o momento de se aproximar
de colaboradores de outros setores e aumentar sua rede de contatos, por isso
evite ficar em panelinhas ou só com o cônjuge.
Fontes: Adriana Izumi e
Adriano Tadeu Barbosa