Mas não se engane: ao mesmo tempo em que o seu perfil pode
alavancar a sua carreira, o que você faz neste universo pode se tornar uma
armadilha cruel e derrubar qualquer chance de se dar bem.
"Não há como frear a evolução das redes sociais. A cada
dia, mais e mais pessoas entram nelas, seja Facebook, Instagram ou Linkedin,
dependendo do perfil de cada pessoa. Isso significa que cada pessoa precisa
demandar mais cuidados com cada um dos processos dentro de cada rede. Claro que
nem sempre um profissional sabe exatamente o que fazer, mas o ideia é
estruturar bem as suas redes e cuidar das postagens." explica Ediney
Giordani, CCO da KAKOI Comunicação.
Confira algumas dicas de Ediney Giordani para se destacar
nas redes sociais e fazer um bom gerenciamento das suas redes sociais e arrasar
nos negócios.
1 - Foto de perfil
Cuidado. Seja foto do Facebook, do Whats, ou de qualquer outra rede ela
literalmente te representa. Escolha uma imagem que demonstre a sua seriedade
profissional, esqueça fotos de praia ou um pouco mais ousadas, eles não
representam o profissional que você é.
2 - Sem convites
Mesmo os parentes e amigos mais chegados não gostam de um modo geral de
convites inesperados para jogos web ou ainda para eventos, além disso, as
pessoas irão ver na sua timeline que você tem interesse no evento, se for
recíproco eles mesmo irão até a página.
3 - Não exponha as pessoas ou se exponha
Sabe aquele clique despretensioso em que o colega não está preparado para tal
ou ainda para em uma situação vexatória deve ser evitada, isso vale para Redes
e Grupos do Whats.
4 - Não faça spam no WhatsApp
O WhatsApp deve ser usado para comunicação, não para repassar correntes ou
grupos ou ainda pedidos que nada tem relação com o trabalho.
5 - Áudios longos? Só se pedidos
Antes de enviar um longo áudio certifique-se que as pessoas querem receber
áudios, gostam de receber áudios ou se preferem um e-mail ou mensagem, tal
prática demonstra respeito por seu interlocutor que muitas vezes pode nem
sequer ouvir um áudio com mensagens importantes.
6 - Fake News? Fuja!
Compartilhar links falsos, cuja credibilidade são questionáveis é um tiro no pé
do profissional, se este não tem cuidado em que pesquisar o que posta, o que
mais ele deixa de lado? Só compartilhe links dos quais tem certeza e de fonte
fidedigna.
7 - Post Políticos? Ideológicos? Nunca!
Há um velho ditado que diz que política, futebol e religião não se discute, e
não se discutem mesmo. Não perca a oportunidade de nada dizer, use com
sabedoria a sua opinião e evite discursos políticos prontos. Eles não
acrescentam nada e ainda podem causar grande antipatia com seu interlocutor,
que pode ser um bom contato profissional.
8 - Separe o Profissional do Pessoal
Saiba como manter uma relação saudável. Use o Linkedin, por exemplo, para
relações profissionais enquanto o Facebook para o pessoal, enfim, é importante
saber quando usar um ou outro e lembre-se: os filtros de privacidade vão te
ajudar neste quesito.
9 - Pense em sua marca
Cada um parece com aquilo que posta. Então pense em como você vai ficar
marcado, como as pessoas vão lembrar de você, que imagem você quer passar?
Assim você será conhecido nas redes.
10 - Empatia, Simpatia, sempre
Nada melhor do que a boa e velha simpatia para manter as suas redes sempre em
alta. Isso faz toda a diferença, as pessoas gostam de conversar com quem tem
alto astral. Acredite, vai te ajudar a fechar novos negócios, manter clientes
fiéis e ter uma rede social vencedora.