No meu dia
a dia como palestrante de Imagem Pessoal (e Postura e Comportamento
Profissional) uma das perguntas que mais ouço é esta: “Silvana, qual é a
diferença entre Imagem e
moda?”.
Acho essa
pergunta extremamente natural e pertinente, pois é respondendo ela que começo a
convencer as pessoas que assistem minhas palestras e participam dos meus
treinamentos a valorizarem cada vez mais não a moda, mas sim a Imagem que constroem
dia após dia.
E é sobre
isso que quero falar neste artigo. Acompanhe.
Diferenças
entre imagem e moda
A moda tem
crescido muito nos últimos tempos. Diariamente, homens e mulheres são
bombardeados com informações sobre o que usar, o que não usar, como usar.
Porém, isso tudo é muito perecível. Ao invés de falar em moda, é preciso falar
em Imagem, que é o que perdura. É preciso despertar a consciência de que a
roupa, a maquiagem (no caso das mulheres), o sapato que escolhem transmitem uma
mensagem.
O problema
em pensar em moda, e não em Imagem, é que essa visão míope faz com que muitas
vezes os profissionais errem na mão na hora da escolha do traje, levando em
consideração “o que está na moda”, e não o que é adequado ao seu próprio
estilo, ao momento, ao ambiente e assim por diante.
Como
trabalhar sua Imagem no ambiente de trabalho
Com isso
em mente, desenvolvi um plano de ação que pode ajudá-lo a iniciar uma virada no
que diz respeito à imagem que deseja estabelecer:
1) Entenda
a realidade do seu mercado - analise colegas de trabalho, líderes e clientes. A
percepção do que é mais comum ajuda a formar a imagem ideal para si. A partir
disso, busque criar a sua própria identidade, a sua imagem;
2) Saiba
que nem sempre o que funciona para uma pessoa, funciona para todas - analise o
seu corpo e busque fontes confiáveis para entender o que funciona para você;
3) Não deixe
que a moda use você. Use você a moda! - nem tudo o que está na moda se encaixa
no seu perfil nem no perfil da sua profissão. Desenvolva seu senso crítico e
preocupe-se com a sua Imagem, não com a moda;
4) Planeje
a sua Imagem! - com base nas mensagens que deseja transmitir (que devem ser
coerentes com seus objetivos profissionais), defina o padrão de imagem que
deseja buscar e trace metas para chegar até esse padrão. O resultado você verá
na prática!
Com isso
em mente fica muito mais fácil seguir as dicas que apresentarei por aqui em
meus próximos artigos. Tenho certeza que com elas sua Imagem estará cada vez
mais adequada aos seus objetivos profissionais.
Sucesso!
Silvana Lages