O profissional de secretariado tem como uma das suas
principais funções servir como “agente facilitador” da vida da empresa no seu
geral e da vida dos seus superiores hierárquicos em particular. Mas o que se
entende como agente facilitador?
A secretária é um elo entre as diversas funções dentro de uma organização e, ao
mesmo tempo, uma ponte entre a organização e os seus clientes e fornecedores,
ou seja, com tudo o que representa o mundo exterior à organização. Representa,
por isso, um filtro, fazendo a triagem do que vem do mundo exterior e que
realmente interessa ou não há vida da empresa, mas também escoando a informação
pertinente para o exterior e contendo toda a informação confidencial da
empresa. Isto exige a chamada descrição e ética profissional, essencial a
qualquer um de nós enquanto profissionais.
Segundo Henri Bernaténé, a palavra secretário pode ter
origem em 2 palavras:
“Secreto” – uma vez que a prática do secretariado se desenrola toda ela ligada
a um conjunto de tarefas e de atitudes que implica estar a par do segredo dos
assuntos tratados.
“Secretar” – uma função que torna evidente a característica essencial do
secretariado, o seu objectivo de contínua segregação dos elementos necessários
à realização das tarefas da direcção, da chefia ou mesmo da gestão da empresa.
O Código Deontológico do profissional de
secretariado é não só uma ferramenta útil como guia de orientação ao
comportamento ético a ter no trabalho, mas também uma ferramenta essencial se
quisermos honrar a nossa profissão e nos tornarmos cada vez melhores enquanto
profissionais e seres humanos.
Bibliografia:
“Manual para profissionais de
secretariado”, por Cristina Cadete
https://secretariando.wordpress.com/2009/07/22/secretaria-como-agente-facilitador/