segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CHECK-UP PROFISSIONAL






Para acompanhar as transformações do mercado de trabalho é imprescindível saber qual é nosso estágio ou degrau na profissão.

Para isso possuímos alguns caminhos, como por exemplo, a excelente oportunidade de participar dos eventos da profissão, onde através do conteúdo e do convívio com as demais profissionais secretárias promovemos o aprendizado conjunto e a troca de experiências individuais.

Acompanhar os eventos e cursos realizados durante todo o ano pelos Sindicatos Estaduais e Municipais é de extrema importância para o nosso crescimento enquanto profissional de vanguarda. Aliado a isso há inúmeros profissionais que se dedicam ao desenvolvimento profissional e também promovem eventos e cursos.

Além disso, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas para o sucesso de nossa vida profissional:

Análise – Crítica, Criativa e Conectiva

- a análise crítica nos permite o envolvimento com os assuntos diários, a avaliação da informação que recebemos e dessa forma temos condição de oferecer sugestões que contribuam para os objetivos estratégicos das organizações.

- a análise criativa nos permite desenvolver métodos e soluções de problemas e desafios.

- a análise conectiva nos permite perceber as ligações entre pessoas, fatos, datas, idéias e documentos permitindo que nosso trabalho seja mais produtivo.

Colaboração

Os profissionais de secretariado devem ser capazes de promover facilidades para assessorar tanto os executivos e o trabalho de equipe, como os profissionais que estão na empresa e fora dela, clientes e fornecedores. Como resultado, devemos desenvolver sensibilidade e responsabilidade, pois um trabalho tão abstrato requer estilo e personalidade.

Atitude Técnica

Essa habilidade envolve disposição para adotar novas tecnologias, pesquisa da melhor solução tecnológica para a organização, como exemplo a utilização de um novo programa de computação, além de treinar seus colegas para que aprendam a trabalhar com essas novas ferramentas. Resistir ao novo nos faz descer um degrau na escada do sucesso.

Intuição

Essa habilidade, quando bem desenvolvida, nos permite ser proativos e identificar os melhores caminhos tanto para oferecer suporte à equipe, como para atingir as metas dos diversos processos de negócios, ao mesmo tempo em que nos permite perceber o estilo de trabalho de nossos colegas.

Educação Continuada

Os profissionais do futuro utilizam diversas formas de aprendizado, freqüentar um curso, cursos pela internet, vídeo conferências, workshops, seminários, troca de experiências através de grupos informatizados e eventos diversos como dito acima. Essa habilidade permite ao profissional permanecer atualizado quanto as informações dentro da empresa, informações de sua profissão, as alterações do mercado de trabalho e consequentemente não é pego desprevenido se necessitar de um novo emprego.

Negociação

Essa habilidade envolve tato, diplomacia, empatia, compreensão dos objetivos e negócios da empresa, o que facilitará discussões produtivas com os demais colegas, objetivando bons resultados para a organização.

Concluímos, portanto que é necessário conhecer a nós mesmos, nossa profissão e a organização para a qual trabalhamos naquele momento, como base para nosso sucesso profissional.

  • Para colaborar nessa busca algumas questões se fazem necessárias:
  • Que tipo de pessoa eu gostaria de ser?
  • Quais características eu gostaria de desenvolver?
  • Quais minhas melhores habilidades?
  • Qual habilidade eu gostaria de desenvolver mais?
  • Quem ou o quê poderia me ajudar a atingir meus objetivos?
  • Em qual ambiente de trabalho sou capaz de interagir melhor?
  • Como é minha interação com meus colegas?
  • No que eu sou mais forte profissionalmente?
  • O que é mais importante para mim no balanço vida-trabalho?


Quão importante é o dinheiro, quando procuro um emprego?

Quanto eu precisaria realmente ganhar por mês?

Quanto eu precisaria economizar por mês?

Além disso, é necessário avaliar nas seguintes áreas: técnica, de habilidades intelectuais, de qualidades profissionais e características pessoais quais são meus pontos fortes e quais áreas eu gostaria ou necessito de maior desenvolvimento.

Quanto aos meus objetivos é necessário ter em mente como posso contribuir para atingi-los, quais habilidades devo desenvolver para isso, quais os obstáculos que necessito vencer e quem ou o quê pode me ajudar a atingir esses objetivos e como.

É importante e igualmente imprescindível saber ouvir mais do que falar e saber ouvir é uma qualidade ou habilidade muito apreciada também na vida pessoal.

Veja algumas sugestões que ajudarão você diariamente a saber ouvir cada vez melhor:

  • Faça contato visual, ouça também com os olhos e não só com os ouvidos;
  • Esteja focado no que está ouvindo e não no que planeja responder;
  • Dê retorno do que ouve, diga “Eu compreendo”, “Eu entendo”;
  • Pergunte se não entendeu alguma coisa. Diga “Não estou certo se entendi o que você disse”;
  • Repita o que foi dito. Diga “Eu entendi que você disse que...”;
  • Coloque questões simples, como por exemplo, “O que você pensa que é necessário para atingirmos nossos objetivos”;
  • Ouça nas entrelinhas: por exemplo se alguém enfatiza o preço de algum serviço, enquanto a qualidade é encoberta, você deve desconfiar desse serviço;


Responda a sugestões não verbais: Para onde seu(s) colega(s) está(ao) olhando? Para você? Para sua mesa e papéis? Pela sala? Através da janela?

Comprometa-se com o ouvinte: Sorria, acene com a cabeça, se concorda, franza a sobrancelha se não concorda, mas acima de tudo tente não interromper! Espere sua vez!



Ah, não esqueça de colocar um prazo para esse check-up profissional, pois nos dias atuais três meses já é muito tempo....
Leida Maria Mordenti Borba Leite de Moraes
Vice-Presidente SINSESP
Fonte: OfficePro vol.65 nº7 – IAAP International Association of Assistant Professional