Por: Acimarleia Freitas
As redes sociais deixaram de ser apenas espaços de
interação pessoal e entretenimento. No contexto empresarial, elas assumiram um
papel crucial na construção da imagem organizacional, no relacionamento com
stakeholders e na difusão de valores institucionais. Em meio a esse cenário, o
profissional de Secretariado Executivo se destaca como peça-chave para a gestão
estratégica da comunicação digital das empresas.
Com uma formação voltada à comunicação, organização
e suporte à alta gestão, o secretário ou secretária executiva está cada vez
mais inserido(a) nas dinâmicas de relacionamento digital. Seja no planejamento
de ações internas, seja no acompanhamento de canais institucionais, esse
profissional contribui para alinhar o discurso da organização à sua identidade
e aos seus objetivos.
Além disso, é responsabilidade desse profissional
zelar pela conduta ética nas interações em redes, identificar riscos de
reputação e apoiar a gestão de crises comunicacionais. Sua atuação é ainda mais
relevante quando consideramos o impacto que uma publicação mal interpretada
pode ter sobre a imagem da empresa.
Outro ponto importante é a gestão da informação. As
redes sociais geram um grande volume de dados e tendências que precisam ser
analisados com critério. Nesse sentido, o(a) profissional de Secretariado
Executivo pode colaborar na produção de relatórios, no monitoramento de
indicadores e no apoio à tomada de decisão por meio da coleta e organização de
informações relevantes.
Diante disso, é fundamental que esses profissionais
estejam em constante atualização, dominem ferramentas digitais e compreendam a
lógica dos algoritmos, da comunicação digital e do comportamento do consumidor
online.
As redes sociais, quando bem utilizadas,
potencializam a visibilidade e a credibilidade da marca. E o Secretariado
Executivo, ao assumir uma postura proativa e estratégica, contribui diretamente
para que essa presença digital seja coerente, ética e eficaz.
REFERÊNCIAS – ESTILO ABNT
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